A Trajetória dos Palhaços Patati Patatá

Quem nunca ouviu aquela musiquinha característica dos palhaços Patati e Patatá durante uma manhã de domingo? Quem nunca quis fazer uma festa para o filhinho com os temas dos dois humoristas? Quem é pai sabe o quanto as crianças adoram esses dois palhaços que se tornaram famosos com muita garra e dedicação. O foco sempre foram os pequeninos e assim, os palhaços traçaram a sua trilha. Chegaram a emissoras famosas e até hoje fazem a alegria da criançada. Conheça mais um pouco da trajetória dos comediantes Patati e Patatá.

“A Dupla de Palhaços mais Amada do Brasil”

É assim que os palhaços ficaram conhecidos por milhões de espectadores no país. Crianças e adultos se encantaram com o trabalho de Wagner da Silva Rocha e Henrique Pinheiro Namura, ambos representando, respectivamente os palhaços Patati e Patatá. O ano do início dos trabalhos foi 1985, onde a dupla ainda atuava como animadores infantis em diversas festas, sem que ficassem tão conhecidos assim. A partir deste momento, passaram a iniciar participações na televisão, criando uma carreira ampla de caráter mundial.

Prêmios e Primeiros Lançamentos

A dupla de palhaços foi uma das primeiras dessa categoria a levar um prêmio por causa seus DVD’s e CD’s lançados. O grupo lançou no ano de 2010, o DVD Patati Patatá pela marca da Som Livre. O projeto foi certificado com Platina Triplo, já que foram mais de 150 mil cópias vendidas em pelos menos todo o Brasil. Em 2011, a dupla de palhaços foi contratada pelo SBT e ganharam um lugarzinho no programa infantil Carrossel Animado.

Década de 80

Os palhaços começaram a fazer sucesso na década de 80, onde a criançada parecia bem satisfeita com as suas brincadeiras e piadas. Já existiram muitas mudanças de atores que interpretavam os palhaços, mas a formação original jamais foi esquecida. A fama veio com as musiquinhas que os dois palhaços cantavam em cada festa em que estavam trabalhando. Quem não se lembra do trecho  “Se você quer sorrir, é com Patati. Se você quer brincar é com Patatá”. Esta música fez o maior sucesso ainda na década de 60, quando a dupla de animadores nem imaginava a dimensão do sucesso em que iriam chegar.  Agnaldo Soares e Renato de Oliveira iniciaram a carreira de animadores, disputando o que na época era um mercado bastante concorrido, ainda mais quando o assunto era a televisão brasileira.

Início de Carreira

No começo de tudo, o nome da dupla era completamente do que é hoje, ou pelo menos um pouco do que as crianças estão acostumadas a conhecer atualmente. Renato começou a carreira de animador infantil com o nome artístico de Palhaço Patatá. Já Agnaldo usava o nome de “O Tirolez Sapeca”. Mais tarde, este título viraria Patati. Para eliminar a concorrência, os dois resolveram se juntar e formar uma dupla de palhaços. Foi a partir deste momento que a dupla  “Patatá e O Tirolez Sapeca” surgiu.  Desde que a dupla animadora surgiu, os atores que os interpretavam já conseguiram mudar umas três ou quatro vezes.

SBT e o Carrossel Animado

Uma carreira que durou aproximadamente 27 anos não poderia ter outro destino. A dupla de palhaços passou a ser uma contratada invicta do SBT, onde ganharam espaço no programa infantil Carrossel Animado. Neste programa, os palhaços conseguiram uma alta audiência, principalmente no âmbito infantil. Com uma média de 3,5 milhões de telespectadores todos os dias segundo dados do próprio IBOPE, o Carrossel Animado se tornou a principal porta de entrada do sucesso da dupla de palhaços mais querida do Brasil!

Espetáculos

Por causa do seu grande sucesso, a dupla resolveu organizar uma série de turnês para alegrar ainda mais o seu público alvo: a criançada brasileiras. “Volta ao Mundo” era o nome do conjunto de espetáculos e shows que a dua de palhaços fez pelo Brasil no ano de 2012. Por causa da fama explosiva da dupla, eles acabaram lotando grandes casas shows em duas capitais brasileiras: Citibank Hall, na cidade do Rio de Janeiro, e as quatro apresentações que a dupla fez no Credicard Hall, localizado na cidade de em São Paulo.

Em 2011, a dupla foi uma grande recordista na veda de DVD’S principalmente no que diz respeito a área de animação infantil. Ao todo, durante a carreira imensa dos palhaços, foram 12 CDs e oito DVDs lançados e alguns deles, devidamente premiados. Seu último trabalho conhecido como “Coletânea de Sucessos”, ultrapassou a marca das 250 mil cópias vendidas para todo o país, conquistando o tão aclamado Disco de Diamante, almejado por tantos outros artistas do ramo.

A Marca: Patati e Patatá viram Produtos Comerciais

Com tanto sucesso vigente, os palhaços Patati e Patatá se tornaram muito mais do que dois simples animadores infantis. Eles viraram uma marca comercial muito poderosa, onde diversos objetos começaram a ser produzidos e vendidos com o nome. Milhões de produtos como vos de páscoa, materiais escolares, cadernos, livrinhos infantis, canetas, canecas, brinquedos e outros. No total, seção 53 empresas conveniadas e mais de 700 produtos com a marca no mercado.

A venda de brinquedos por exemplo, foi tão aclamada e bem recebida pelo público infantil, que ganhou premiação também. Por isso, a marca foi agraciada pela Licensing Brasil com o título de “Melhor Brinquedo Licenciado”, tendo em vista os bonecos Patati e Patatá, da marca Multibrink. Outros títulos e premiações da dupla de palhaços estão listadas logo abaixo:

  • Melhor Produto Licenciado – Festa: painel decorativo Patati e Patatá da marca FestColor
  •  Melhor Licença Pré-Escolar: Tendo em vista a linha Patati e Patatá.
  • Melhor Programa Infantil: Premiação ocorrida em 2012, no Troféu Imprensa
A marca relacionada a dupla de palhaços também foi atrelada a instituições de caridade, ONG’S, hospitais e outros locais que doam o dinheiro das vendas dos produtos para ajudar crianças carentes ou doentes. O dinheiro ajuda a manter essas instituições firmes e fortes para continuar a fazer o bem no ramo infantil.

Escrito por Jéssica Monteiro da Silva

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Apresentadores

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • adoooooooooooooooooooooooooooooooooorei saber a verdadeira identidate dos dois palhaços patati patata eu sou muito fã deles um beijo

    Nomesheila 3 de julho de 2013 20:44
  • adorei as fotos, e a mae vai mandar a mensagem por mim,amo vocês espero reencontra-los, em breve bjinhos Bernardo Barcelos Duarte, ta combinado?

    fabrizia Barcelos 2 de dezembro de 2013 12:05

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *