David Letterman: O Apresentador de Late Show

David Michael Letterman ou simplesmente David Letterman nasceu no dia 12 de abril de 1947. Bastante conhecido no mundo todo Letterman é um apresentador americano de televisão e também comediante.

O late show comandado por Letterman recebe famosos e pessoas influentes no mundo todo. O talk show que é transmitido pela CBS é uma das maiores audiências da TV americana.

Tudo começou no ano de 1982 com o Late Night with David Letterman na NBC. Atualmente, Letterman foi considerado o apresentador americano com carreira mais longa me problemas apresentados em altas horas da noite.

Além de apresentador Letterman também é produtor de TV e cinema, ele possui uma empresa chamada Worldwide Pants que entre outras coisas produz o seu show. A empresa também produz diversos programas de comédia para o horário nobre dentre as quais se destaca Everybody Loves Raymond.

Com certeza David Letterman é uma das maiores estrelas da TV mundial. Saiba mais sobre ele e sobre o formato de late show que ganhou o mundo em novas versões.

O Início de Tudo – A Família

David nasceu em Indianápolis, Indiana, o seu pai se chama Harry Joseph Letterman e sua mãe se chama Dorothy Letterman. O começo da vida de Letterman foi no lado norte de Indianápolis e por isso mesmo é fácil entender como ele e porque ele começou a tomar gosto por colecionar carros.

Parte do humor de David veio do seu pai, segundo o apresentador ele sempre admirou a forma como o pai contava piadas e se tornava a alegria dos lugares em que estava. Quando David ainda era um garoto quase perdeu seu pai. Harry Joseph Letterman teve um ataque cardíaco aos 36 anos, mas sobreviveu.

Desde esse momento David teve um grande medo de perder o pai, o que acontece quando Harry tinha 57 anos de um segundo ataque cardíaco.

A Vida do Jovem David Letterman

David frequentou em sua cidade natal a Escola Broad Ripple High ao mesmo tempo que Marilyn Tucker que viria a ser a esposa de Dan Quayle. Nesse tempo ele ainda era um menino e trabalhava como estoquista no supermercado Atlas, um mercado da região.

O sonho de Letterman era estudar na Universidade de Indiana, mas as suas notas não eram boas o suficiente e por isso ele foi para Ball State University , em Muncie, Indiana. Na universidade David fez parte da fraternidade Sigma Chi e se formou no Departamento de Rádio e Televisão, em 1969.

O Começo da Carreira

A carreira de Letterman na comunicação começou como locutor de radiodifusão e apresentador numa estação de rádio do campus de uma universidade. Atualmente, a WBST, rádio universitário que contou com o trabalho de Letterman, se tornou uma parte da Indiana Public Radio.

Uma curiosidade é que David foi demitido por que tratava a música clássica com certa irreverência. Depois disso ele se envolveu com a criação da WAGO-AM 570 (atualmente WWHI , 91,3).

Em algumas declarações Letterman disse que se inspirou em Paul Dixon para chegar ao formato de late show que o consagrou. Sobre isso ele disse: “Eu estava fora da faculdade (em 1969), e eu realmente não sabia o que eu queria fazer, e então, de repente, eu vi ele fazendo isso (na TV) E eu pensei: Isso é realmente o que eu quero para fazer!”.

Letterman, Apresentador

A carreira de apresentador de Letterman começou em programas de rádio em Wnts (AM) e em Indianapolis numa estação de TV chamada WLWI (atualmente chamado WTHR). Ele era ancora e meteorologista, a sua irreverência nesses postos lhe conferiu certa notoriedade.

Além desses trabalhos ele também estrelou um programa infantil local de Indianapolis. David também organizou um talk show que ia ao ar nos sábados pela manhã chamado “Power Clover”.

No ano de 1971 Letterman começou um trabalho como repórter na ABC Sports.

Mudança Para Los Angeles

No ano de 1975 foi incentivado pela sua esposa Michelle e muitos amigos a se mudar para Los Angeles, Califórnia para ter mais chances de trabalhar como escritor de comédia. Um dia ele e a esposa arrumaram as suas coisas numa caminhonete e seguiram viagem até a cidade dos sonhos.

No começo Letterman escrevia material para o comediante Jimmie Walker. Enquanto isso ele também começou a se apresentar no estilo que hoje é conhecido como stand-up comedy no The Comedy Store.

Foi no verão de 1977 que ele se tornou um escritor regular numa série que era transmitida pela CBS. Além disso, ele também fez o episódio piloto de Os Riddlers, um show que nunca foi realizado. Também co-estrelou episódios de comédia especiais que foram ao ar em janeiro de 1978.

Ainda nesse ano ele participou do elenco de “Mary Tyler Moore’s show”, um show de variedades. Durante essa fase da carreira Letterman participou de vários programas de comédia e também de algumas séries.

O seu humor sempre seco acabou chamando a atenção dos produtores do The Tonight Show Starring Johnny Carson. Letterman acabou se tornando um convidado regular e logo se tornou o favorito de Carson. Em diversas entrevistas Letterman diz que a pessoa que mais influenciou a sua carreira foi Johnny Carson.

Late Show Com David Letterman

No ano de 1992 Johnny Carson faleceu e muitos acreditaram que Letterman passaria a ser o anfitrião do The Tonight Show na NBC. Porém, a emissora preferiu Jay Leno, isso fez com que Letterman saísse da NBC para criar o seu próprio late show na CBS às 11:30 pm, o programa se chamou Late Show com David Letterman.

Esse talk show estreou no dia 30 de agosto de 1993 e o seu primeiro episódio foi gravado no histórico Ed Sullivan Theater. A chegada de Letterman fez com que a CBS gastasse US$ 8 milhões em reformulações. O primeiro contrato feito com Letterman previa 3 anos, ele está até hoje.

Um ponto importante de destacar que é David Letterman soube fazer a mudança de horário e emissora muito bem. Ele percebeu que falaria para um público diferente e mais amplo. Por isso ele mudou a sua forma de se comunicar e também se vestir para apresentar o seu late show.

O seu show é um dos mais vistos no mundo e já serviu de base para a criação de muitos outros late shows pelo mundo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Apresentadores

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *