Henrikh Mkhitaryan

O meia-atacante, Henrikh Mkhitaryan, nasceu na capital armênia soviética Yerevan no dia 21 de janeiro de 1989. Nos tempos da extinta União Soviética seu nome era russificado para Genrikh Gamletovich Mkhitaryan. Atuante no Arsenal é um dos jogadores que tem recebido atenção mundial pelo seu talento com a bola. Saiba mais sobre Henrikh Mkhitaryan a seguir.

Talento Familiar Para o Futebol

O jogador é um dos destaques do Arsenal da Premier League e também atua como capitão da seleção da Armênia. Na década de 1980 o pai de Henrikh foi um atacante de sucesso no FC Ararat Yerevan, contudo, faleceu aos 33 anos de idade em decorrência de um tumor cerebral.

A morte do pai teve grande impacto sobre o atacante devido ao fato de que ele sempre acreditou que se o progenitor estivesse vivo tudo poderia ser diferente. Sua mãe é russa proveniente de Moscou, ela chefia o departamento de equipes nacionais da Federação Armênia de Futebol. A irmã mais velha de Henrikh trabalha na sede da UEFA.

O Jogador de Futebol Henrikh Mkhitaryan

O Jogador de Futebol Henrikh Mkhitaryan

Meia-Atacante

A principal função cumprida por Henrikh Mkhitaryan como jogador é a de meia-atacante, no entanto, também já demonstrou aptidão para jogar como meia-campista. Algo interessante é que quem teve a oportunidade de ver seu pai jogando diz que há muita semelhança entre os dois estilos de futebol. Henrikh já falou sobre como os conselhos que recebeu do pai o influenciaram como jogador.

Com apenas 17 anos de idade, Henrikh, passou a atuar no clube local Pyunik se tornando um dos segredos do sucesso da equipe que ganhou nada menos do que quatro títulos da Premier League Armênia e também a Copa da Armênia. Devido ao sucesso da sua atuação chamou atenção da equipe ucraniano Metalurh Donetsk onde ficou por um ano. No ano de 2010 foi para o rival da Premier League Ucraniana, Shakhtar Donetsk pelo valor impressionante de 6,1 milhões de euros.

Borussia Dortmund

A sua brilhante atuação no Shakhtar fez com que outro clube se interessasse pelo jogador, o Borussia Dortmund, time que pertence a Bundesliga. Depois de negociações que se estenderam por um longo período o clube finalmente acertou a transferência do meia-atacante por um valor de 27,5 milhões de euros. Com esse valor, Henrikh, se tornou o jogador ucraniano mais caro de todos os tempos.

Manchester United

Consagrado como um dos melhores meio-campistas da Europa por sua atuação na Bundesliga o craque armênio foi transferido para o clube inglês Manchester United por cerca de 35 milhões de euros. Uma das marcas mais impressionantes estabelecidas por Henrikh é o de ser o primeiro jogador armênio a disputar a Premier League.

Henrikh Mkhitaryan Jogando Pelo Manchester United

Henrikh Mkhitaryan Jogando Pelo Manchester United

Durante sua estadia de uma temporada e meia no Manchester ganhou o prêmio FA Community Shield e ainda foi o responsável por marcar o gol que garantiu o título da UEFA Champions League para o Manchester, o primeiro do clube. A boa relação entre o clube e o jogador acabou porque ele se desiludiu com a filosofia futebolística e acabou assinando então com o principal rival, o Arsenal.

Melhor do Ano

Henrikh Mkhitaryan foi escolhido como o jogador armênio do ano por sete vezes e em 2012 foi eleito o Futebolista do Ano pela CEI, o primeiro dos países pós-soviéticos. Em 2013 foi contemplado com o prêmio também. Fez sua estreia pela seleção da Armênia em 2007 sendo o principal jogador da equipe.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Atletas

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *