Neymar Tem Perna Torta?

Nos últimos anos Neymar da Silva Santos Júnior, mais conhecido como Neymar Jr, tem sido fortemente amado e odiado pelos apaixonados por futebol no Brasil. Com um talento bastante expressivo com a bola o jovem jogador alcançou o estrelato mundial indo para o clube espanhol Barcelona em 2013 e em 2017 para o clube francês Paris Saint-Germain.

Na seleção brasileira o craque já passou por momentos de ‘namoro’ com os torcedores e outros de intenso desentendimento por ter um jeito um pouco exagerado de demonstrar a dor quando recebe um toque ou uma falta dos adversários, algo que já colocou alguns árbitros de sobreaviso. Esse desequilíbrio emocional e por vezes de desempenho fez com que algumas pessoas começassem a dizer que o craque tem pernas tortas.

Porém, comparando o físico de Neymar com jogadores que realmente têm as pernas arqueadas como o espanhol Isco e o brasileiro Romário concluímos que ele não têm pernas tortas. Mas, você já se perguntou por que um número significativo de jogadores de futebol tem as pernas com forma de arco? Continue lendo e descubra!

Neymar Caído no Chão com Dor na Perna

Neymar Caído no Chão com Dor na Perna

Por Que Alguns Jogadores Têm Pernas Arqueadas?

Um estudo realizado pela Universidade Ludwig Maximilian de Munique, na Alemanha, constatou que alguns jogadores de futebol têm as pernas arqueadas devido a quantidade excessiva de treinamentos que realizam ainda crianças. Para ter a chance de se tornar um grande craque é fundamental que os aspirantes a jogador profissional comecem os treinos quando são crianças e sua musculatura não está plenamente desenvolvida.

O estudo considerou dois grupos sendo um formado por 1.344 jogadores de futebol e outro por 1.277 jovens que praticam outra ou nenhuma modalidade esportiva. Observando a estrutura física dos componentes dos dois grupos a equipe percebeu que nos jovens que praticam futebol competitivamente apresentam uma distância entre os joelhos de cerca de 1,5 centímetros a mais que os outros jovens.

Genu varum

No jargão médico essa espécie de deformidade recebe o nome de Gene varum e se dá pelo fato de ocorrer uma sobrecarga crônica nos joelhos. Enquanto estão disputando a partida os jogadores tendem a mudar frequentemente a direção das pernas e realizar uma série de manobras que podem fazer com que os joelhos se sobrecarreguem. Em adolescentes que estão em fase de formação da musculatura se cria uma tensão que pode danificar os ossos deixando-os tortos.

Quando os jogadores estão driblando e lançando a bola acabam estressando demasiadamente os músculos adutores da coxa que tem sua fixação na parte interna da perna. No decorrer do tempo os ossos vão adquirindo uma deformidade que faz com que as pernas fiquem arqueadas ou como dito popularmente fiquem tortas. Há ainda a tensão exercida na parte de trás das coxas que também tem um papel importante ao enrijecer as articulações.

Jogador Neymar Chutando para o Gol

Jogador Neymar Chutando para o Gol

Não bastasse essas questões ainda tem a chuteira que atua como um elemento de restrição dos pés dos jogadores também contribuindo para o arqueamento. Vale ressaltar que não se trata uma questão apenas estética, mas também que gera problemas para a saúde devido ao aumento do risco de artrose. Alguns especialistas apontam que o Hóquei e o Tênis competitivos também podem acarretar em arqueamento das pernas, mas não há dados de evidência disso.

Garrincha Tinha Pernas Arqueadas?

Curiosamente o ‘anjo das pernas tortas’ não tinha o que se conhece como pernas arqueadas, na verdade ele poderia ser considerado um deficiente físico se fosse analisado nos dias atuais. A condição física de Garrincha é o que os médicos chamam de joelho valgo que popularmente é conhecido como joelho para dentro. Essa aparência pode ser resultado de má formação congênita ou de uma poliomielite infantil.

A curvatura entre os joelhos do craque ficava entre 2,5 e 5,0 centímetros, o que se considera leve e por isso ele conseguia jogar futebol e correr. Curiosamente é bem provável que se Garrincha tentasse a carreira de futebolista atualmente seria considerado como deficiente e seria recusado.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Atletas

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *