A Herança de Marcos Paulo

O ator e diretor Marcos Paulo faleceu em novembro de 2012, porém, não deixou de estar na mídia nos últimos anos devido a briga judicial em torno da sua herança. No centro da questão estão a atriz Antonia Fontenelle, que viveu sete anos com o diretor até sua morte, e as três filhas dele. Vanessa é filha de Marcos e da modelo Tina Serrina, Mariana é filha do diretor e da atriz Renata Sorrah e Giulia é filha de Flávia Alessandra que representa a menor no processo.

A grande confusão se deu pelo fato de que em testamento Marcos Paulo deixou toda a herança para as filhas, porém, antes de falecer ele escreveu uma carta de próprio punho em que deixava 60% do seu dinheiro investido e do valor de sua conta bancária para Antonia.

Decisão Favorável as Filhas em 2013

As filhas contestaram o direito de Fontenelle a herança de Marcos e em 2013 venceram uma primeira batalha judicial. A juíza do caso considerou que a carta, reconhecida pelo pai Vicente Sesso e pelo advogado do diretor João Paulo Lins e Silva como verdadeira, uma prova frágil.

Nessa época Antônia deixou claro para a imprensa que não desistiria, pois não ser incluída na partilha da herança era não reconhecer o seu papel de esposa. Sobre isso a atriz desabafou em sua conta no Twitter: “Podem bater chifres, vou fazer valer cada vírgula desse script, com a consciência tranquila, digna, serena… MAS FIRME”.

Novo Capítulo em 2014

Como prometeu em 2013 quando foi derrotada judicialmente Antônia Fontenelle recorreu e na audiência que foi realizada no dia 09 de abril de 2014 foi reconhecida como uma das herdeiras. O juiz declarou que devido aos sete anos em que viveu com o diretor no mesmo apartamento Fontenelle tinha uma união estável com ele e logo tem direito a herança.

As filhas de Marcos Paulo contestavam na justiça a validade da carta e desejavam que a herança fosse repartida entre as três. A audiência havia começado a ser realizada no dia 02 de abril, mas como numa novela precisou ser adiada devido a um incêndio no segundo andar do prédio do fórum. Antônia reconhecida por seu humor sarcástico disse ao sair do prédio: “Gente, esse caso está pegando fogo. Eu conheço bem o meu parceiro e ele deve estar rindo desta situação esteja onde estiver.”

Reconhecida Como Esposa

Após a decisão favorável da justiça Antônia Fontenelle fez uma declaração em que disse:

“Esse choro é de alegria. É uma vitória moral. Isso aqui representa tudo aquilo que eu busquei. Saí dali vitoriosa por unanimidade. Estou lavando a alma por saber que existe Justiça. Sempre acreditei nisso. Se amanhã ou depois alguém disser que não tenho direito a um real, não estou nem aí. Hoje fui reconhecida como a mulher do Marcos, como ele gostaria que fosse. O ideal era que isso parasse agora porque é uma disputa descabida”.

Antônia se referiu a decisão unânime dos três desembargadores do caso como um reforço ao reconhecimento de sua condição de esposa de Marcos Paulo que foi contestada desde o início do processo pelas filhas do diretor.

Logo após a audiência Antônia divulgou que recebeu uma mensagem anônima de ameaça na qual dizia para ela não ficar muito feliz, pois era só o começo. Se desejarem as filhas de Marcos Paulo podem recorrer da decisão.

O Testamento

Antônia não é citada no testamento de Marcos Paulo pelo fato de o documento ter sido feito em 2005, antes de ele começar a sua relação com a atriz. Nesse testamento constam como herdeiras somente as três filhas. Após sete anos de relacionamento Marcos escreveu uma carta de próprio punho deixando claro que desejava que 60% dos seus bens fossem da esposa com quem não era casado legalmente.

Porém, as herdeiras não levaram em conta o desejo do pai e alguns dias depois dele falecer conseguiram na justiça o direito de bloquear os seus bens. Uma das passagens que mais chamaram a atenção da mídia foi o fato de o apartamento do ator ter sido interditado e as chaves trocadas.

O Caso das Chaves

Correu na imprensa que foi Flávia Alessandra quem trocou as fechaduras para que Antônia não pudesse entrar e pegar alguma coisa do apartamento. Fontenelle chegou a dizer que alguns pertences pessoais como roupas haviam ficado trancadas no apartamento.

Além disso, as contas bancárias de pessoa física e pessoa jurídica foram bloqueadas pela justiça de forma que Antônia não pode continuar alguns projetos de filmes em que trabalhava com o marido na produtora dele.

O Apoio do Pai de Marcos

Vicente Sesso, pai de Marcos Paulo, sempre deixou claro que está do lado de Antônia, pois reconhece a autenticidade da carta deixada pelo filho e sabe o quanto a atriz foi importante na vida dele. O pai do diretor declarou a imprensa que o filho deixou uma imensa fortuna de forma que mesmo que Antônia ficasse com 60% teria muito dinheiro para as filhas.

Segundo Vicente as netas nunca mais o visitaram depois da morte de Marcos e nem cuidaram do diretor quando ele estava doente. O sogro vê em Fontenelle a verdadeira companheira do filho, a atriz cuidou de Marcos em todos os momentos. Sesso ainda chegou a dizer que as netas e a mãe de Giulia, Flávia Alessandra, estavam se aproveitando da ingenuidade de Antônia, mas que acabariam perdendo.

A Importância da Formalização

O caso da herança de Marcos Paulo é uma das principais disputas judiciais entre famosos do tipo no Brasil e como tal gerou algumas discussões na sociedade. Os advogados ressaltam que a relação de Antônia e Marcos se configura numa união estável o que faz da atriz herdeira e que isso nem deveria ser contestado.

Entretanto os advogados também reconhecem que seriam muito mais fácil para atriz se o casal tivesse registrado a sua união estável num cartório. Dentre as formas de comprovar que um casal tem uma união estável estão contas no nome de ambos no mesmo endereço, compra de bens juntos, depoimentos de amigos e até mesmo postagens em redes sociais.

 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Atores

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *