Forest Whitaker

Biografia

Forest Whitaker

Forest Whitaker

Forest Whitaker nasceu em Longview, Texas, no dia 15 de julho de 1961. Sua família se mudou para Los Angeles em 1965. Ele mora em Los Angeles com sua esposa Keisha e seus filhos. Whitaker ganhou um Oscar por sua performance como o ditador de Uganda Idi Amin no filme O Último Rei da Escócia. Whitaker também ganhou um Globo de Ouro e um BAFTA.

Ele se tornou o quarto homem afro-americano a ganhar um Oscar de Melhor Ator, seguindo os passos de Sidney Poitier, Denzel Washington e Jamie Foxx. Ele é um dos atores mais talentosos de Hollywood, e tem mostrado seus talentos em uma infinidade de papéis diferentes e difíceis. Ele ganhou reputação por um trabalho intensivo de estudo de personagem em filmes como Bird e Ghost Dog, Whitaker tem uma longa história de trabalho com diretores de filmes e é bem-visto por colegas e atores.

Filmes

Ator

Ator

Em seu primeiro papel no cinema, ele viveu um jogador de futebol, na comédia, Fast Times at Ridgemont High, de 1982. Em 1986, ele atuou nos filmes de Martin Scorsese, A Cor do Dinheiro, e em Platoon, de Oliver Stone. No ano seguinte, ele estrelou ao lado de Robin Williams na comédia Good Morning, Vietnam. Em 1988, ele teve o papel principal como o músico Charlie Parker no filme dirigido por Clint Eastwood, Bird. Seu desempenho, o fez ganhar o prêmio de Melhor Ator no Festival de Cannes e uma indicação ao Golden Globe.

Whitaker continuou a trabalhar com diretores conhecidos em toda a década de 1990. Ele estrelou o filme Downtown. Atuou e produziu um filme em 1992, The Crying Game. Em 1994, ele era um membro do elenco que ganhou o primeiro prêmio do National Board of Review de Melhor Atuação de Elenco para o filme de Robert Altman, Prêt-à-Porter. Ele estrelou em Ghost Dog: The Way of the Samurai “, um filme de 1999 escrito e dirigido por Jim Jarmusch. Ele estrelou o thriller de Joel Schumacher, 2002, Phone Booth, com Kiefer Sutherland e Colin Farrell. Naquele mesmo ano, ele também estrelou ao lado de Jodie Foster em O Quarto do Pânico.

O maior sucesso de Whitaker até à data é o filme O Último Rei da Escócia. Seu desempenho lhe rendeu o Oscar 2007 de Melhor Ator em um papel principal, ele também recebeu o Globo de Ouro, o Screen Actors Guild Award, um prêmio BAFTA, e muitos elogios da crítica. Ele também tem recebido vários outros prêmios. Em setembro de 2006, o 10th Annual Hollywood Film Festival presenteou-o com o Ator do Ano. Ele também foi homenageado no Santa Barbara International Film Festival 2007, recebendo o prêmio American Riviera. Em 2007, Forest Whitaker ganhou o Cinema for Peace Award.

Televisão e Produção

Carreira

Carreira

No ano passado, Whitaker contracenou com Keanu Reeves em Street Kings, e em conjunto com Dennis Quaid em Vantage Point. Em 1985 iniciou sua carreira na televisão, aparecendo em várias séries populares e televisão. Produzindo e dirigindo, Whitaker ramificou-se em produzir e dirigir na década de 1990. Ele produziu e estrelou A Rage in Harlem em 1991.

Ele fez sua estréia na direção com um filme sombrio sobre uma cidade do interior com violência armada. Em 1995, dirigiu seu primeiro longa, Falando de Amor, que foi baseado no romance de Terry McMillan de mesmo nome. Whitaker também dirigiu o clipe de Whitney Houston na música da canção de tema do filme Shoop Shoop. Whitaker continuou sua carreira na direção com a comédia Hope Floats, estrelado por Sandra Bullock e Harry Connick, Jr.

Ele já tinha feito produção executiva de vários filmes feitos para a televisão, principalmente em 2002, quando foi vencedor do prêmio Emmy com Door to Door, estrelado por William H . Macy. Ele produziu esses projetos através de sua produtora, a Spirit Dance Entertainment, que ele encerrou em 2005 para se concentrar em sua carreira de ator.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Atores

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *