Jerry Lewis

Quem é Jerry Lewis?

Jerry Lewis

Jerry Lewis

Jerome Levitch nasceu em 16 de marco de 1926, em Newark, no estado americano de New Jersey é um comediante cujo estilo desenfreado e maluco fez dele um dos artistas mais populares da década de 1950 e 60. Lewis nasceu em uma família de Vaudeville, e, aos 12 anos, desenvolveu uma comédia em que ele imitava personalidades.

Ele saiu da escola, a fim de executar sua especialidade nos teatros de Nova York. Ele conheceu o cantor Dean Martin em 1944. O ato consistiu de Martin cantando, Lewis fazendo palhaçadas, e ambos unindo forças para um final empolgante de música e comédia. As performances foram bem recebidas em Atlantic City e na boate New York City’s resultaram em uma oferta de Hollywood.

A estréia no cinema

Biografia

Biografia

O primeiro filme, My Friend Irma, de 1949, já consagra Martin e Lewis como estrelas de bilheteria, e as seqüências do filme, Irma Goes West e em guerra com o Exército (ambos de 1950) também foram bem sucedidos.

Martin e Lewis se tornaram a dupla mais popular de comédia da década, e filmaram simplesmente 16 filmes em oito anos, incluindo Scared Stiff (1953), Living It Up (1954), Artistas e Modelos (1955), e Hollywood or Bust (1956). Eles também receberam convites freqüentes para atuar na televisão e em uma série da NBC, chamada Colgate Comedy Hour. Foi durante seu contrato com a NBC que Lewis iniciou seu longo envolvimento com a Associação de Distrofia Muscular (MDA).

Depois de fazer Pardners em 1956, Martin e Lewis dissolveram sua parceria. Lewis começou então uma série de comédias solo, iniciando com The Delicate Delinquent (1957). Apesar de ter trabalhado com diretores como Frank Tashlin e Norman Taurog, Lewis dirigiu a maioria de seus filmes ele mesmo.

Muitos dos seus quadros empregados na fórmula das cordas soltas e rotinas centradas em torno de caráter, como a personagem-título em O Mensageiro Trapalhão (1960), um mensageiro de Hollywood em O menino de recados (1961), e um trabalhador braçal em uma escola para meninas em Ladies (1961). Sua versão comédia da história de Jekyll e Hyde, O Professor Aloprado (1963), aberto a boas críticas e é geralmente considerado o seu melhor filme.

Uma pausa grande

Filme

Filme

Depois das filmagens de seu filme em 1970, Jerry Lewis não apareceu em outro filme num longo intervalo de 11 anos, embora ele tenha o filme inédito The Day of Clown Cried, em 1972. Durante o show de Frank Sinatra em 1976, Lewis surpreendeu a todos trazendo o velho amigo e parceiro Dean Martin no palco para uma breve mas eletrizante reunião.

Lewis voltou à tela em 1981 com a comédia Hardly Working. No entanto, a maioria dos elogios da crítica, ele iria receber nas próximas duas décadas, seria para performances dramáticas. Ele ensaiou papéis coadjuvantes, em O Rei da Comédia (1983), na série dramática de televisão Wiseguy (1988-1989), e no filme Funny Bones (1995).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>