Robert Downey Jr.

O famoso ator Robert Downey Jr. nasceu em 4 de abril de 1965, em Nova Iorque. É filho do cineasta Robert Downey Sr., que é mais conhecido pelo filme de 1969, “Putney Swope”.

Robert começou a carreira de ator quando ainda era criança. Sua mãe, Elsie, era atriz e foi ela quem sempre o incentivou a seguir na carreira. Ele teve a sua estreia no cinema interpretando um filhote de cachorro no filme de seu pai, “Pound” (1970), em que os atores desempenharam papeis de cães. Ele, então, passou a interpretar vários papeis pequenos em filmes produzidos pelo seu pai.

Os pais de Robert se divorciaram quando ele tinha apenas 13 anos, e o jovem ator acabou indo viver em Los Angeles, na Califórnia, com seu pai. Quando tinha 16 anos, no entanto, ele abandonou a escola e resolveu mudar-se para Nova Iorque, para viver com sua mãe.

Início da Carreira de Robert Downey Jr.

Os primeiros filmes dos quais ele participou são: “Um Romance Maluco” (1983), “Quando Se Perde a Ilusão” (1984), “Mulher Nota 1000” (1985) e “De volta às aulas” (1986). De 1985 a 86, ele integrou o programa “Saturday Night Live”, bastante popular no canal NBC.

O primeiro papel principal da carreira de Downey no cinema foi de um mulherengo sedutor em “O Rei da Paquera” (1987), uma comédia romântica co-estrelada por Molly Ringwald, que foi escrito e dirigido por James Toback. O papel que chamou a atenção do público veio em 1987, com “Abaixo de Zero” (1987), que ele co-estrelou com Andrew McCarthy. Ele interpretou o personagem Julian Wells, que era viciado em cocaína.

Envolvimento Com Drogas

Quando Robert tinha apenas 8 anos de idade, seu pai o apresentou às drogas. Quando tinha 20 anos ele se tornou viciado. Com o trabalho em “Abaixo de Zero”, em que interpretava um viciado, ele viu no personagem um exagero do que ele era e, então, decidiu lutar contra o vício.

Pouco depois do fim das gravações do filme ele foi para a reabilitação, mas as lutas de Downey com as drogas e o álcool infelizmente continuaram. No entanto, sua carreira continuou a avançar. No início da década de 1990, ele tinha conseguido uma ótima reputação como ator e integrava a chamada “Lista A” de atores de Hollywood.

Ele recebeu muitos elogios ao interpretar o cômico produtor de novelas em “Segredos de uma Novela” (1991), co-estrelado por Sally Field, Kevin Kline e Whoopi Goldberg. Mais elogios chegaram quando ele conseguiu um papel de destaque em “Short Cuts  – Cenas da Vida” (1993).

Sucessos de Crítica

Um ponto alto na carreira de Downey aconteceu em 1993, quando ele foi indicado para o Oscar de Melhor Ator por sua atuação em “Chaplin” (1992), dirigido por Richard Attenborough. Entretanto, o filme não teve o mesmo sucesso de público que teve com a crítica.

O papel mostrou todo o seu lado dramático, bem como o seu talento para a comédia. Nesta época, com 27 anos de idade, ele era visto como um dos mais talentosos atores de sua geração, mas ele também tinha uma reputação de uma figura problemática e controversa em Hollywood.

Na época do seu sucesso de crítica pelo papel como Chaplin, Robert participou de um documentário sobre a eleição presidencial de 1992, chamado “The Last Party”. Em 1994, ele apareceu na comédia romântica “Só Você”, bem como no aclamado, mas controverso, “Assassinos Por Natureza”, de Oliver Stone.

No ano seguinte, o ator estrelou o filme de época “O Outro Lado da Nobreza”, ao lado de Meg Ryan e Sam Neill, uma versão atualizada do filme Richard III (1995), co-estrelado por Ian McKellen e Annette Bening. Além de “Feriados em Família”, estrelado também por Jodie Foster e Holly Hunter.

Um dos personagens de maior destaque de toda a sua carreira veio em 2008 em “Homem de Ferro”, em que ele interpreta Tony Stark, um empresário que tem uma identidade secreta, é um super herói. O filme arrecadou mais de 318 milhões de dólares em bilheteria.

Vida Pessoal de Robert Downey Jr.

Em maio de 1992, ele casou com a atriz Deborah Falconer. Dois anos depois, o casal teve um filho, Indio. O ator e amigo do casal Anthony Michael Hall foi convidado para ser o padrinho do menino.

Entretanto, um período que parecia ser o fim das polêmicas passou por uma grande turbulência. Em junho de 1996, o ator foi parado pela polícia após ser pego dirigindo o seu Porsche na Sunset Boulevard completamente nu e com cocaína, heroína e uma arma. Menos de um mês depois, ele teve outro problema com a polícia ao ser encontrado desmaiado na casa de um vizinho.

Durante os próximos anos, a vida de Robert Downey ficou marcada pelas manchetes polêmicas. Ele chegou a passar 12 meses na prisão, e outra temporada na reabilitação de drogas. Em novembro de 2000, o ator foi novamente preso, desta vez em um quarto de hotel em Palm Springs, onde ele foi encontrado com cocaína e vestindo uma fantasia de Mulher Maravilha. Ele foi acusado por porte de drogas.

O julgamento, inicialmente previsto para o final de janeiro de 2001, foi adiado por vários meses, enquanto seus advogados negociavam com os promotores. Em março do mesmo ano, os dois lados não conseguiram chegar a um acordo judicial, e foi marcada uma audiência preliminar no final de abril. Em 24 de abril de 2001, Downey foi preso por supostamente estar sob a influência de uma substância estimulante.

Em 2004, sua esposa não suportou a pressão em meio a tantos problemas e acabou pedindo o divórcio, o que tornou este período de sua vida ainda mais complicado.

Apesar de sua história conturbada com a lei, atualmente Robert Downey Jr. tem uma vida familiar muito mais estável. Ele se casou com a produtora Susan Levin em 2005, e o casal teve seu primeiro filho em 7 de fevereiro de 2012. Eles deram a ele o nome de Exton Elias. Em 4 de novembro de 2014, Downey e Levin tiveram seu segundo filho, uma menina chamada Avri.

Robert John Downey Jr., nascido em 4 de abril de 1965, é um ator americano. Downey fez sua estréia no cinema em 1970, quando tinha apenas cinco anos de idade, e participou do filme de seu pai, “Pound”. O ator tem trabalhado de forma consistente no cinema e na televisão desde então.

Durante os anos 1980, ele teve papéis em uma série de filmes. Less Than Zero (1987) é particularmente notável, porque era a primeira vez que ele foi reconhecido pela crítica.

Depois desse filme, Downey começou a atuar em filmes maiores, como Air America (1990), Soapdish (1991) e Natural Born Killers (1994). Estes papéis de perfil mais elevado o levaram a fazer o papel de Charlie Chaplin, no filme de 1992, Chaplin, pelo qual recebeu uma indicação ao Oscar de Melhor Ator.

Confira no vídeo o ator Robert Downey Jr., apresentando um prêmio no Globo de Ouro de 2011.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Atores

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *