Angelina Jolie Está com Câncer

A atriz Angelina Jolie é uma das celebridades mais citadas em sites e tabloides de fofoca devido ao seu trabalho que a deixa em evidência e ao término do casamento de 11 anos com o ator Brad Pitt. Em 2016 uma das manchetes que mais assustou os fãs foi a de que Angelina Jolie estaria com câncer e pesando somente 35,5 kg. Nessa época, em que ela ainda era casada com Pitt, foi cogitado que o marido a havia internado devido a sua anorexia e demais problemas de saúde.

O tempo passou e ficou mais do que provado que Angelina não estava sofrendo de câncer. A atriz que posteriormente enfrentou um divórcio difícil e desacordos em relação à guarda dos seis filhos com o ex-marido foi à imprensa para declarar que descobriu ter Hipertensão e paralisia facial (tratada e curada com acupuntura).

Contudo, quando se fala sobre a artista e câncer é impossível não lembrar a sua luta para evitar que a doença se desenvolvesse no futuro e sua relevância na popularização de exames e tratamentos preventivos. Nesse viés médicos de todo o mundo reconhecem que Jolie fez um excelente trabalho de divulgação, sendo intencional ou não.

Mastectomia Preventiva

No ano de 2013 a atriz Angelina Jolie se tornou um dos assuntos mais comentados por uma escolha que pareceu um tanto exagerada para alguns, retirar os dois seios como uma ação preventiva ao desenvolvimento de câncer de mama. Contudo, o tratamento preventivo pode ser explicado quando se observa o histórico familiar da atriz com a doença.

Exames genéticos revelaram que Jolie tinha 87% de chance de ter câncer de mama futuramente assim como sua mãe e avó falecidas. Após ver duas pessoas tão queridas serem levadas por uma doença arrasadora Jolie decidiu se prevenir pensando especialmente nos seis filhos que na visão dela precisam da mãe por mais algumas décadas.

O que é Mastectomia?

Uma das cirurgias mais temidas pelas mulheres, a Mastectomia, se caracteriza pela remoção total ou parcial da mama. O procedimento pode estar ou não associado a remoção dos gânglios linfáticos da axila. A Mastectomia reduz em 95% as chances de desenvolver câncer de mama, deve-se observar que não elimina completamente o risco de maneira que a paciente deve realizar exames preventivos com regularidade mesmo depois do procedimento.

Mastectomia de Angelina Jolie

Com o resultado do exame que apontava quase 90% de chances de ter câncer de mama a atriz resolveu se submeter a mastectomia dupla que teve início em 2 de fevereiro de 2013. O procedimento foi lento pelo fato da atriz ainda não ter a doença e poder passar pelos estágios com calma evitando assim complicações estéticas. Jolie passou por uma reconstrução das mamas que foram substituídas por implantes.

Quando a Mastectomia é Recomendada

O teste feito pela atriz é recomendado apenas nos casos de histórico familiar de câncer de mama, pois os riscos de desenvolver a doença ficam entre 40 e 80%. A mastectomia dupla é indicada somente nos casos de pessoas que apresentam o gene falho BRCA1 que potencializa as chances de desenvolvimento de câncer de ovário e de mama. Angelina falou em entrevistas que não foi uma decisão fácil, mas, que ficou feliz com o resultado que reduziu de 87% para 5% suas chances de ter câncer de mama.

Exame Genético no Brasil

No Brasil e em muitos países do mundo não basta ter um caso de câncer de mama na família para ser realizado o exame genético. Geralmente as pacientes encaminhadas para oncogeneticista têm vários casos dentre as familiares como mãe, irmãs, tias e avó. O procedimento pode custar entre R$ 1 e R$ 5 mil e não é oferecido pelo SUS e nem pela maior parte de coberturas de seguradoras.

Prevenção

A atriz Angelina Jolie levantou a bandeira da saúde feminina e da relevância de fazer o autoexame bem como mamografias frequentes. Muitas mulheres tem receio da mamografia por acharem o procedimento um tanto violento, no entanto, é fundamental que seja realizado para monitorar o desenvolvimento de possíveis tumores. Hoje Angelina é um símbolo para as mulheres que lutam para não desenvolver câncer de mama e se previnem.


Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Atrizes

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *