Fotos Amy Lee

A cantora e compositora Amy Lynn Hartzler nasceu em Riverside no dia 13 de dezembro de 1981. Amy tem uma voz surpreendente e se divide em ser vocalista da banda “Evanescence” de metal alternativo e a sua carreira solo. Confira fotos da cantora e saiba mais sobre a sua história.

Amy – Líder do Evanescence

A música entrou profissionalmente na vida de Amy Lee no ano de 1995. Junto com o guitarrista Ben Moody ela fundou a banda Evanescence. No ano de 2003, Ben decidiu sair da banda e então Amy se tornou a única líder.

Em 2014, Amy decidiu diversificar a sua carreira e junto com o violinista Dave Eggar lançou um trabalho solo que era a trilha sonora do filme “War Story”, um filme independente. Amy ainda fez alguns concertos acústicos. Ao longo de sua carreira Amy Lee colaborou com vários artistas dentre os quais se destacam as bandas Korn e Seether.

A Vida de Amy Lee

A veia artística de Amy vem do seu pai, John Lee, que além de DJ é uma personalidade da TV. Sua mãe é Sarah Cargill e a cantora ainda tem um irmão chamado Robert e duas irmãs, Carrie e Laurie. Amy ainda teve uma irmã chamada Bonnie que faleceu no ano de 1987 com apenas 3 anos de idade devido a uma doença.

Em homenagem a irmã que faleceu tão jovem, Amy Lee, compôs as canções “Hello” (do álbum Fallen) e “Like You” (do álbum The Open Door) da banda Evanescence. A formação musical de Amy inclui nove anos de aulas de piano. Durante a sua infância e adolescência a família se mudou várias vezes morando em lugares como Flórida e Illinois. Por fim a família se instalou em Little Rock onde a banda foi fundada.

No ano de 2000 Amy chegou a frequentar a Universidade Estadual Middle Tennessee em Murfreesboro estudando teoria musical e composição, contudo, deixou os estudos para poder se dedicar integralmente a banda.

A Composição na Vida de Amy Lee

Numa entrevista a cantora declarou que as primeiras canções que se recorda de ter composto foram “Eternity of Remorse” e “A Single Tear”. A primeira canção citada foi composta por Amy quando ela tinha apenas 11 anos de idade e tinha como principal sonho ser uma compositora clássica. Já a segunda canção foi composta para um projeto da escola quando Lee estava na oitava série.

O Início do Evanescence

É difícil de acreditar, mas a banda Evanescence foi possível devido a um acampamento promovido por uma igreja de Little Rock. Foi nesse acampamento que Amy conheceu o guitarrista Ben Moody. Ele ficou bastante impressionado quando ouviu Amy tocando a canção “I’d Do Anything For Love (But I Won’t Do That)” no piano.

Após se tornarem amigos os dois passaram a fazer concertos acústicos em locais como cafeterias e livrarias do Arkansas. Gravaram então dois EPs que foram Evanescence (1998) e Sound Asleep (1999). Os EPs eram vendidos durante as suas apresentações. No ano 2000 o tecladista David Hodges passou a integrar a banda.

CD Demo

Com essa formação a banda gravou então o seu CD demo Origin e contou com o apoio de outros músicos. É interessante observar que esse disco demo funciona como um prelúdio do primeiro disco da banda, Fallen, que foi lançado no ano de 2003 e que foi o trabalho que abriu caminho para que a banda fizesse várias turnês tornando-se conhecida.

A Saída de Ben Moody

Tudo ia muito bem para o Evanescence até que em 2003 o guitarrista, Ben Moody, resolveu sair do grupo alegando apenas diferenças criativas. Ben foi substituído por Terry Balsamo que além de tocar guitarra também ajudou nas composições de Amy Lee.

Mesmo com o abalo da saída de Moody, a banda lançou dois álbuns de grande sucesso que foram The Open Door (2006) e outro chamado Evanescence (2011). Após a última turnê realizada em 2012 a banda está num hiato, mas pode voltar a qualquer momento.

Amy Lee em Carreira Solo

Em 2008, a cantora concedeu uma entrevista em que falou que se sentia realizada em poder ter um trabalho solo e que estava trabalhando em novas composições que tinham forte influência de música celta e folk. Aliás, Amy aproveitou para dizer que poderia demorar um pouco para o trabalho ser lançado porque ela gostaria de apresentar algo novo ao público mostrando que é capaz de escrever músicas alegres também.

Durante algum tempo Amy se mostrou incerta sobre começar ou não uma carreira solo, isso porque a banda ainda permanecia unida. Nessa fase ela continuou compondo, mas disse não ter bem certeza para que estava escrevendo as canções.

Foi em 2014 que ela anunciou que faria um trabalho junto com Dave Eggar para a trilha sonora do filme independente “War Story”. Nesse trabalho Amy precisou trabalhar com diferentes sons e com foco no obscuro, além e teclado ela tocou pedal Taurus. Ainda em 2014 ela anunciou que o nome da trilha sonora seria Aftermath.

A Imagem de Amy Lee

O visual de Amy Lee é bastante característico tendo o estilo gótico como norte para a escolha de suas roupas e maquiagem. Uma curiosidade interessante é que Amy desenha os seus figurinos. Dentre os figurinos que mais se destacaram estão os vestidos que ela usou no clipe da música “Going Under” e o da capa do álbum “The Open Door”. Outro vestido que despertou a atenção feminina foi o usado por ela na apresentação do Evanescence no Prêmio Nobel da Paz em 2011.

Sobre o fato de desenhar as suas próprias roupas Amy disse que o faz porque acha muito difícil encontrar exatamente o que deseja quando vai a uma loja, por exemplo. Lee faz questão ainda de deixar claro que o seu visual do cotidiano é bem diferente daquele usado no palco. A ideia é que as roupas ajudem a dar mais clima para atmosfera sombria das canções.

Uma coisa interessante de observar e que a própria Amy aponta é que conforme o tempo passou o seu estilo de roupas usadas no palco foi se tornando mais confortável. No começo ela gostava de usar espartilhos, mas foi deixando-os de lado.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cantoras

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • A ultima foto ali eh uma montagem veio… so a kbça eh da amy lee…

    Johnny 2 de junho de 2010 19:28
  • ola amy lee la primera y cuarta foto soy bkn me encantai eri super bna cantante

    sasha 1 de outubro de 2010 17:29
  • Meu a Amy é muito Perfeita!A voz os olhos,parece uma bonekinha!

    Suh_Lynn_lee 6 de outubro de 2010 21:45

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *