Toquinho

O violonista, compositor e cantor brasileiro Toquinho nasceu no ano de 1946, no dia 6 de julho, na cidade de São Paulo. Junto com Vinícius de Moraes, Toquinho fez várias parcerias musicais que entraram para história da música brasileira. Fazendo com que o artistas entrasse para a seleta lista de grandes cantores e compositores da Música Popular Brasileira.

Biografia De Toquinho

Descendente de italianos, Toquinho é filho de Diva Bondeolli Pecci e Antônio Pecci. Foi colocado pelos pais no Colégio do Sagrado Coração de Jesus, que era de padres salesianos.

Aquele que se tornou o seu nome artístico foi por conta da forma carinhosa que a dona Diva o chamava quando ele era pequeno. A mãe o chamava de “toquinho de gente” porque era uma criança muito pequena e acabou virando um apelido e mais tarde, o nome artístico.

A Música Na Carreira De Toquinho

Toquinho se interessou pela música ouvindo os discos que o pai comprava. Os artistas preferidos do pai e que passaram a ser seus também eram Orlando Silva, Francisco Alves, Luís Gonzaga, Ângela Maria, Ray Antony (trompetista) e Ray Coniff, entre outros. Porém, quem influenciou Toquinho a buscar o conhecimento pela música foram Carlinhos Lira e João Gilberto.

Os pais coloram Toquinho para aprender música com Dona Aurora, pois já se percebia o seu talento. Também foram seus professores de violão, Paulinho Nogueira e Isaías Sávio de violão clássico.

O Início Da Carreira De Toquinho

As primeira apresentações de Toquinho foram em faculdades e colégios. O cantor se profissionalizou graças aos shows no Teatro Paramont que eram promovidos pelo radialista Walter Silva.

Com a carreira de cantor iniciada, ficou sete meses na Itália no ano de 1969 ao lado de Chico Buarque. Teve a oportunidade de participar da gravação de um disco que fazia uma homenagem a Vinícius de Morais.

Quando Vinícius de Morais conheceu Toquinho e o seu talento com o violão, o convidou para participar da temporada que estava indo fazer na Argentina. Desse convite nasceu uma parceria de trabalho e uma grande amizade.

Toquinho E As Parcerias

As primeira canções compostas por Toquinho foram gravadas em parcerias que ele foi fazendo ao longa da carreira. As primeiras foram com Chico Buarque, Vitor Martins e Paulo Vanzolini.

Seu primeiro trabalho gravado com Vinícius de Moraes foi o livro “A Arca de Noé”, que ele musicou. No final, a parceria rendeu dois discos, o primeiro lançado em 1980 e o segundo em 1981.

As músicas gravadas em parceria fizeram muito sucesso e Toquinho era sempre convidado de programas de televisão.

Toquinho E O Trabalho Para O Público Infantil

Depois da parceria com Vinícius de Moraes, Toquinho continuou fazendo trabalhos para o público infantil. “Casa de Brinquedos” foi o disco que ele lançou em 1983 para o público infantil.

Dois anos depois, em 1986, fez um trabalho que tinha como fundamento a “Declaração Universal dos Direitos da Criança”. A parceria com Elifas Andreato resultou no disco chamado “Canção de Todas as Crianças”. O disco foi lançado em 1987.

Dez anos depois, em 1997, Toquinho lançou um outro disco que era inspirado na Declaração Universal dos Direitos da Criança. O título do disco era “Toquinho e Convidados”.

O CD ganhou uma versão na Espanha, que foi lançada em 2005, “Canciones de los Derechos de los Niños”.

Muitas canções de Toquinho fizeram um grande sucesso, entre elas, muitas para o público infantil, destacando-se: Aquarela, de 1983, que até os dias de hoje é usada em eventos e até mesmo para publicidade; O Filho que eu quero ter de 1975; Ao que vai nascer de 1984 e O Caderno de 1983.

Toquinho sempre foi um músico e compositor de parcerias, era um tipo de trabalho que ele gostava de fazer. Por isso, ao longo da carreira teve vários parceiros, porém, o grande companheiro de novas canções e grandes sucessos, sem dúvidas, foi com Vinícius de Moraes. Foram mais de 120 canções e 25 discos com o amigo.

Discografia: Principais Trabalhos De Toquinho Ao Longo Da Carreira

  1. O primeiro disco foi lançado em 1966 – O violão de Toquinho
  2. O segundo veio três anos depois em 1969 – La vita, amico; é l’arte dell’incontro
  3. Nos anos de 1970, entre os vários discos destacaram-se: Como dizia o poeta, São Demais os perigos dessa vida, Toquinho e Vinícius, Boca da Noite, Toquinho e Vinícius – O poeta e o violão e 10 anos de Toquinho e Vinícius, entre outros.
  4. Nos anos de 1980, destacaram-se entre tantos álbuns do cantor: Um pouco de ilusão, A arca de Noé 1 e 2, Aquarela, Doce Vida, Casa de Brinquedos, Coisas do Coração, Canção de Todas as crianças.

A Carreira De Toquinho Na Década De 1990

O cantor começou a década de 1990 gravando um álbum instrumental. Dois anos depois fez mais três trabalhos, era 1992, quando lançou um álbum em italiano, outro em espanhol e a versão em português.

No ano seguinte dedicou-se a somente um álbum e novamente escolheu a língua italiana para gravá-lo. Para em 1994, comemorar os seus 30 anos de carreira com mais um lançamento.

No ano de 1997, Toquinho se dividiu em compor um disco infantil e outro para o público brasileiro. Dois anos depois foram lançados álbuns com suas parcerias, a que fez com Paulinho Nogueira, outra com Banden Powell, um terceiro com Miucha e Carlos Lyra e para fechar um álbum com Paulinho da Viola. Ainda em 1999 lançou mais um disco cantando em italiano.

A Carreira De Toquinho  A Partir Do Ano 2000

No ano de 2001, o cantor brasileiro se dividiu em um álbum em espanhol e um segundo dividindo o estúdio com uma orquestra. No ano seguinte foram 4 álbuns gravados, um deles, mais uma vez, Toquinho foi acompanhado de uma orquestra, só que dessa vez de jazz sinfônica.

Lançamentos em italiano e espanhol se tornaram constantes na carreira de Toquinho, que gravou um novo disco em italiano, em 2003 e um segundo em português. No ano seguinte, dedicou-se a um projeto de bossa nova, o único trabalho lançado naquele ano.

Em 2005, chegava às lojas pela primeira vez um DVD de Toquinho, que foi feito voltado para o público infantil em parceria com Paulo César Pinheiro. No mesmo ano, Toquinho lançou mais dois DVDs para o seu público adulto.

Em 2006, chegou às lojas o CD “Tributo a Toquinho” e dois anos depois, o cantor gravou mais um DVD para comemorar os 40 anos de carreira.

A sua parceria mais recente foi com Paulo Ricardo, em 2011, os cantores fizeram um CD em homenagem a Vinícius de Moraes.

Toquinho é o nome artístico de Antonio Pecci Filho. Ele nasceu em São Paulo, no dia 6 de julho do ano de 1946. Ele é um compositor, cantor e violonista brasileiro. O apelido Toquinho foi dado pela sua mãe. No ano de 1970, Toquinho fez parceria com Vinícius de Morais, formando então uma grande parceria que durou onze anos. Os dois juntos compuseram cento e vinte músicas e vinte e cinco discos e muitos apresentações. Depois da morte de Vinícius, Toquinho seguiu em frente com sua carreira.

A editora Lumiar vem preparando um livro que contêm as suas partituras e cifras, que foi idealizado e produzido por Bruno De La Rosa. Este trabalho tem previsão para ser lançado ainda este ano e com certeza será um grande sucesso. Toquinho é um grande músico brasileiro, sendo muito reconhecido pelo seu trabalho. As músicas de Toquinho são um grande sucesso nacional e internacional.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cantores

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *