Clarice Lispector

Sem duvida alguma Clarice Lispector foi uma das melhores escritoras brasileiras, tanto é que muitas de suas obras são sucessos imortais. Uma mulher independente e a frente de seu tempo, fez do jornalismo a sua profissão, com a qual soube sobreviver, além de sustentar e educar seus filhos. Há muito o que dizer sobre Clarice, mas há muito mais para se ler sobre ela e a partir de sua visão ímpar, suas obras nos fazem viajar pelos mais distantes e inusitados segredos da alma humana, aos olhos de uma mulher as almas se tornam sempre mais belas e poéticas. Em sua trajetória de jornalista Clarice entrevistou diversas personalidades para a renomada revista Manchete, e algumas destas entrevistas deram origem a idéia do documentário mesclado co ficção, em uma produção que pretende retratar um mais intimo da vida de escritora Clarice Lispector, em momentos incríveis vividos ao lado de seus entrevistados. Com um jeito especial de ser Clarice acabou criando uma identidade profissional, sua marca pessoal, com a qual conseguia alcançar o interior de seus entrevistados além de revelar muito de si mesma.

Clarice Lispector

O Projeto

A idéia do projeto trás mesclas de documentário e ficção, esta união se deu em função de que existem alguns entrevistados que serão representados por eles mesmos enquanto outros, já falecidos, serão representados por outros artistas. Algumas personalidades famosas como Oscar Niemeyer, Tônia Carreiro, Ferreira Gullar, Nélida Pinon, Maria Bonomi e Elke Maravilha terão a oportunidade reviver os momentos da entrevista, sendo que podem responder livremente. Muitas atrizes representarão Clarice, cada uma delas com características especificas de suas diversas facetas, algumas das atrizes são Aracy Balabanian, Beth Goulart, Louise Cardoso, Letícia Spiller, Silvia Buarque, Dora Pellegrino e Rita Elmor. O maravilhoso resultado deste trabalho é como ver um painel épico, um verdadeiro mergulho em meio as diversas Clarices que habitavam na Clarice Lispector. Tentar descrever Clarice em palavras talvez fosse um erro, pois isto ela mesma o fez em suas diversas obras, mas o documentário trás a possibilidade de rever a dinâmica de suas entrevistas repletas de perguntas tão ingênuas quanto profundas.

Documentario

Produção

A produção do documentário com mesclas de ficção é da diretora Nicole Algranti, sobrinha neta de Clarice Lispector. Ao todo serão representadas 15 entrevistas, cujo roteiro teve sua inspiração no livro Entrevistas, ao conhecer o trabalho de Rocco surgiu imediatamente a idéia do projeto. A tônica dominante do trabalho de Clarice fica caracterizada, aos olhos de Nicole, por sua maneira terna de receber e entrevistar, as lições deixadas são de humanidade e não de técnica ou dicas de atuação, são exemplos de uma mulher íntegra em sua forma de vida e na profissão. O nome do filme é De Corpo Inteiro, com duração de 67 minutos e mais 18 minutos de extras.

Produção

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Escritores

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Pena que só agora depois de velha é que estou me interessando pela literatura!!!

    ELIZABETH SILVA 21 de outubro de 2010 18:54

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *