Eduardo Bakr

Biografia

Eduardo Bakr é um escritor e ator brasileiro nascido em Niterói no Rio de Janeiro, que já escreveu diversas peças de teatro e livros dedicados ao público infanto-juvenil. É também coordenador do projeto Teatro Jovem que auxilia jovens carentes a terem acesso à cultura. O projeto é tão importante que conta até com o apoio da UNESCO. Formado na Uni Rio em Artes Cênicas, Eduardo Bakr é também um artista educador, que ensina e educa crianças e jovens em suas peças teatrais e livros. Fez especialização em literatura infanto-juvenil na Universidade Federal Fluminense, qualificações que explicam o grande sucesso dos livros entre as crianças e os jovens.

Eduardo Bakr

Suas principais peças são: “Correndo nas Veias”, “Momento de Decisão”, “Despertando para Sonhar”, “O Pacto”, “O Par Perfeito”, “Poeira de Estrelas” e a adaptação para teatro do livro de João do Rio, “O Homem da Cabeça de Papelão”. Os livros de maior sucesso de Eduardo são: “Olhos de Vaca”, “A Rainha e o Vento, Papo de Anjo, Histórias Reais”, “Certas histórias Sobre certos insetos, algumas em prosa, outras em verso”, “Presente de Natal”, “Despertando para Sonhar” e “Poeira de Estrelas”.

Projetos

Projeto Teatro Jovem

O Projeto Teatro Jovem, tem como seu principal objetivo proporcionar a jovens brasileiros o contato direto com a cultura e incentivar o hábito de assistir peças de teatro, que assim como os livros também são grandes fontes de conhecimento e cultura. O projeto contribui também para que diversos jovens se tornem cidadãos atuantes na sociedade e saibam ir à busca de seus direitos. As peças produzidas pelo Projeto Jovem mostram de forma interessante e divertida questões importantes para os jovens, prendem sua atenção usando a mesma linguagem que ele e assim, os jovens se sentem cada vez mais identificados com as cenas das peças. Durante as encenações, são colocadas em questão diversas discussões sobre o papel que os jovens devem desempenhar na sociedade, em relação à escola, família, amigos e saber lidar com o turbilhão de sentimentos, como: medos, desejos, vocação, valores, o que faz com que eles reflitam e percebam o quanto é difícil se tornar adulto. Esses ensinamentos através das peças já foram representados para mais de dois milhões de jovens em todo o Brasil.

Livro

Livros de Eduardo Bakr

Eduardo procura mostrar em seus livros os mesmo ensinamentos que ensina nas peças. No caso do livro “Presente de Natal” que ele lançou pela editora católica Canção Nova, ele mostra as diferenças sociais existentes no Brasil e ensina que cada um de nós deve colaborar para amenizar cada vez mais essas diferenças, ajudando o próximo quando for possível. Ele mostra aos jovens em seus livros que se cada um de nós fizer sua parte, poderemos sim ter um mundo melhor, sem desigualdade social e qualquer outro fator que possa gerar preconceito.

Por Heloisa Prado

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Escritores

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *