Emily Bronte

Emily Bronte (1818-1849), autora inglesa e uma das famosas irmãs Bronte, escreveu o aclamado “O Morro dos Ventos Uivantes”.

O Morro dos Ventos Uivantes

Primeiramente publicado sob o pseudônimo Ellis Bell, a combinação de sua estrutura e elementos de paixão, mistério e amor fatídico, além da crítica social, fizeram “O Morro dos Ventos Uivantes” uma obra prima que atravessa o tempo.

Livro

Ambientado na Inglaterra do século 18 quando os valores econômicos e sociais estavam mudando em um mundo de valores patriarcais em oposição aos elementos naturais.

Bronte explora os temas de vingança, religião, classes sociais e preconceito, enquanto se aprofunda na psique humana. A obra ainda continua sendo impressa e inspirou várias adaptações para mídias diversas.

Origens

Emily Bronte nasceu em 30 de julho de 1818 em Bradford, Yorkshire, Inglaterra. Era a quarta filha de Maria Branwell que faleceu de câncer quando Emily tinha apenas três anos de idade. Seu pai era o clérigo irlandês Patrick Bronte. Tinha uma irmã mais nova, Anne, e quatro irmãos mais velhos: Maria, Elizabeth, Charlotte e Patrick Branwell. Sua tia Elizabeth Branwell se mudou para junto da família para ajudar a criar as seis pequenas crianças.

Irmãs

Em 1824, Emily com suas quatro irmãs entraram na escola para filhas do clero em Cowan Bridge, perto de Kirby Lonsdale. Quando Maria e Elizabeth faleceram lá de tuberculose, ela e Charlotte voltaram para seu lar em Haworth. Seu pai era um homem quieto que passava a maior parte do tempo só, logo as crianças órfãs de mãe entretiam umas às outras lendo obras de William Shakespeare, Virgílio, John Milton e a Bíblia, além de tocar piano, fazer trabalhos manuais e contar histórias umas às outras, o que desenvolveram bastante, criando reinos imaginários.
Emily e suas irmãs Charlotte e Anne viajaram para Bruxelas na Bélgica em 1842.

Emily

Lá, no pensionato Heger sob o tutor Constantin Heger estudaram francês, alemão e literatura, com o propósito de abrirem sua própria escola. Porém em 1845 desistiram de tal sonho e as três irmãs se reuniram novamente em Haworth.

Foi idéia de Charlotte publicar os poemas em “Currer, Ellis and Acton Bell” em 1846 e no ano seguinte “O Morro dos Ventos Uivantes” foi lançado recebendo críticas diversas, mas logo foi considerado um romance trágico e inovador.

Tragédias Familiares

A tragédia também envolvia a vida de Emily: seu irmão Branwell tinha se tornado alcóolatra e viciado em ópio e a família tinha de lidar com suas depressões e acessos de loucura. Ele faleceu em 1848 e em seu funeral Emily Bronte pegou um resfriado que evoluiu e causou sua morte logo depois, em 19 de dezembro de 1848. Ela agora descansa com a família no túmulo da família na Igreja de São Miguel e Todos os Anjos em Haworth, West Yorkshire, Inglaterra.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Escritores

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *