Henrik Ibsen

Henrik Ibsen (1828-1906) foi um dramaturgo norueguês que escreveu entre outras obras, o drama contemporâneo “Casa de Bonecas” (1879).

Origens

Henrik Ibsen

Henrik Ibsen

Henrik Johan Ibsen nasceu em 20 de Maio de 1828 na casa chamada `Stockmannsgården’ na cidade portuária de Skien, Noruega. Era filho de Marichen e Knud Ibsen, um mercador. A ativa cidade portuária, a companhia mercante de seu pai e o declínio de sua fortuna afetariam profundamente a vida e o trabalho de Ibsen.

Enquanto aprendia química, Ibsen percebeu sua real vocação ao escrever “Catilina” (1850), uma tragédia em verso. Ele então freuqnetou a universidade de Christiania (atualmente Oslo) aonde foi editor do jornal dos estudantes. Logo aos vinte anos de idade, já estava completamente imerso em escrita e na direção de várias produções dramáticas de sucesso na Noruega.

Enquanto vivia na Alemanha, em 1958 Ibsen conheceu e casou-se com Suzannah Thoreson, com quem teria um filho. Entre as obras produizadas neste período estão: Os pretendentes à coroa (1863), A Comédia do Amor (1863), Brand (1866), Peer Gynt (1867), Imperador e Galileu(1873), As Colunas da Sociedade (1877, obra que prega que tais pilares são o espírito da verdade e o espírito da liberdade), Espectros (1881) e Um Inimigo do Povo (1882).

Os temas

Obras

Obras

Hedda Gabler (1890) foi publicada em Munique também na Alemanha. Como em Casa de Bonecas, essa obra também tem o tema do suicídio. Diz-se que o próprio Ibsen sofria de depressão e contemplava a idéia do suicídio. Colapso social, estereótipos, luta de classes e questões de moralidade permeiam seus personagens e obras.

Seus trabalhos posteriores de profundo questionamento psicológico incluem: O Pato Selvagem (1884), Rosmersholm (1886), A Dama do Mar (1888), Solness o Construtor (1892), O Pequeno Eyolf (1894), John Gabriel Borkman (1896) e Quando Despertamos de Entre os Mortos (1899). Ibsen também escreveu poesia, sua primeira edição de “Poemas” publicada em 1871 e criou várias obras de arte durante sua vida, de aquarelas a telas em óleo, desenhos e rascunhos.

Influências

Biografia

Biografia

Internacionalmente aclamado durante a vida e muitos anos após sua morte, Ibsen é um dos dramaturgos mais estudados e produzidos até hoje. Alguns dizem que só está em segundo lugar se comparado a Shakespeare. Edvard Munch, um famoso pintor norueguês, diz-se ter inspirado em suas obras. Originalmente escritas em norueguês, tradutores se devotaram ao frequentemente difícil trabalho de capturas as nuances e sutilezas de seus temas.

Apesar de ter viajado bastante e trabalhado em produções teatrais em diversos países, incluindo Itália e Alemanha, Ibsen retornou a Oslo para passar seus anos finais. Com sua saúde debilitada que incluía ataques de paralisia que o deixaram de cama, ele morreu pacificamente em 23 de Maio de 1906. Jaz sepultado no cemitério de Nosso Salvador, Var Frelsers Gravlund, em Oslo, Noruega. Muitos obituários foram publicados sobre ele, incluindo grandes tributos em sua homenagem.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Escritores

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *