Luis Nassif

Luis Nassif nasceu no dia 24 de maio de 1950, em Poços de Caldas, no estado de Minas Gerais. Ele é um grandioso jornalista brasileiro que introduziu no país o jornalismo de serviços e o jornalismo eletrônico. É considerado um dos maiores jornalistas de economia da Imprensa Escrita, e podemos dizer que a economia é o seu motivo condutor.

Luis Nassif

Experiências Profissionais

Luis Nassif teve sua primeira experiência profissional aos treze anos de idade editando o jornal do “Grupo de Gente Nova”. Mas começou sua carreira profissional em 1970 sendo estagiário da revista Veja. Depois disso o jornalista já foi repórter de economia da revista Veja e também mais tarde foi responsável de finanças da mesma revista. Foi pauteiro e chefe de reportagem de economia do Jornal da Tarde. Nesse jornal ele criou a seção “Seu Dinheiro” e o caderno “Jornal do Carro”. No jornal Folha de São Paulo criou a seção “Dinheiro Vivo”. Foi também um dos apresentadores do programa de televisão “São Paulo na TV”, na rede Gazeta de São Paulo. Posteriormente criou o seu próprio programa chamado “Dinheiro Vivo” na rede Gazeta de São Paulo .Através desse programa foi criada “A Agência de Dinheiro Vivo” que tratava de informações sobre economia e negócios. Ele Foi também colunista de economia e comentarista econômico da TV Cultura e da Rede Bandeirantes, atuou também como um dos radialistas do “Jornal Gente” na rádio Bandeirante. Atualmente Luis Nassif está trabalhando com seus próprios projetos na Agência Dinheiro Vivo e também está no ar com o programa “Brasilians.org” no canal TV Brasil.

Estagio

Obras

Luis Nassif além de ser um excelente jornalista é também escritor e cantor. Ele escreveu algumas obras que tiveram grande sucesso e também surpreendeu o seu público com o lançamento de um CD. Suas principais obras são:
“O Menino do São Benedito e Outras Crônicas”, em que Luis Nassif fala sobre pessoas importantes, fatos, acontecimentos, de um período relativo aos últimos dez anos. Lançado pela editora Senac em 2002.
“O Jornalismo dos anos 90”, esse livro tem por objetivo descrever o comportamento da mídia em alguns dos casos polêmicos dos anos 90, que envolveram a opinião pública. Lançado pela editora Futura em 2003.
* As duas produções citadas anteriormente foram finalistas do prêmio Jabuti do ano de 2003 pela categoria Contos/ Crônicas.
“Os Cabeças de Planilha”, esse livro analisa o setor econômico durante o governo de Fernando Henrique Cardoso e também traça uma linha paralela entre a Política de Rui Barbosa. Lançado pela Editora Ediouro em 2007.

Luis Nassif além das grandiosas obras que escreveu, ele também lançou um CD chamado “Roda de Choro”, lançado em 1995, pela gravadora RGE. Essa produção foi semifinalista do Prêmio Sharp de Música Instrumental.

Escritor

Por: Érica Ap. Gomes

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Escritores

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *