Mario Gotze Doença

Quem é Mario Gotze?

Mario Gotze é um jogador de futebol de origem alemã, nascido na cidade de Memmingen, no ano de 1992, exatamente no dia três do mês de junho. Ele segue nessa carreira de jogador desde quando ele ainda tinha cinco anos de idade, fazendo parte e atuando nos times de base, tendo iniciado no time Ronsberg, que é um clube de pequeno porte que compreende algumas regiões da Alemanha. O segundo time em que trabalhou foi já no ano seguinte e, portanto, com seis anos de idade, o Eintracht Hombruch, sendo que ele permaneceu nesse time por até três temporadas, seguidas uma da outra.

Atualmente ele joga como meia, sendo que foi essa posição de jogo que fez com que Götze se destacasse em sua profissão de jogador, no entanto, o que fez com que ele se tornasse um verdadeiro ídolo da seleção alemã foi o fato de ele ter marcado um maravilhoso gol em um jogo contra a Argentina durante a Copa do Mundo.

De uma maneira geral, pode-se dizer que Mario Götze é, atualmente, o segundo jogador mais caro da seleção alemã e até mesmo de toda a história do Campeonato Alemão, uma vez que no ano de 2013 ele acabou sendo transferido para o time Bayern de Munique, o que acabou custando cerca de tinta e sete milhões de euros, o que correspondia, na época, a um total de cerca de noventa e sete milhões e quatrocentos mil reais para o time.

Um Pouco Da Trajetória Profissional De Mario Götze

Desde quando Mario Gotze participava apenas das categorias de bases dos times, ele já era, desde o início, bastante visado, não só dentro dos times juvenis, mas também alguns times grandes que já haviam percebido o enorme potencial que o rapaz apresentava desde quando era pequeno. Após passar pelo time Eintracht Hombruch, no ano de 2001 ele passou a jogar pelo time do Borussia Dortmund, permanecendo nesse time por até oito temporadas, mantendo a sua fama e posição de destaque perante os demais jogadores da categoria juvenil. Durante esse período em que ficou jogando pelo Borussia Dortmund, ele chegou a conquistar, mesmo sendo “sub-17”, um campeonato regional da Alemanha, além de um vice-campeonato regional como “sub-19”.

Camiseta de Borussia Dortmund

Camiseta de Borussia Dortmund

No entanto, antes mesmo disso, acabou, com apenas quinze anos de idade, jogando na categoria de “sub-16”, jogando oito jogos para a equipe da seleção alemã, sendo que marcou três gols nesse período. No ano de 2008 ele foi convocado para jogar também pela seleção alemã, mas agora na categoria “sub-17” e, nessa ocasião, Götze chegou a marcar um total de cinco ilustres gols ao longo dos treze jogos dos quais ele participou.

Ainda jogando na categoria de “sub-17”, ele participou da conquista do Campeonato Europeu de Futebol, sendo, inclusive, o destaque da seleção alemã nessa competição, chegando até a ganhar uma medalha de ouro, a famosa Medalha Fritz Walter. Após jogar pela seleção alemã no campeonato mundial de futebol da categoria sub-17 que ocorreu na Nigéria, no ano de 2009, no ano seguinte, ele foi convocado para jogar também pela seleção alemã, agora na categoria sub-21, apesar de ter participado de apenas dois jogos nesse período.

Os Primeiros Passos Rumo Ao Sucesso

A primeira vez que Götze jogou como um verdadeiro jogador profissional foi no fim do segundo tempo de um jogo contra o time do Mainz 05, quando teve que substituir o jogador Jakub Blaszczykowski, o que ocorreu no dia vinte e um de novembro do ano de 2009, sendo que ele tinha apenas dezessete anos de idade nessa época. Este jogo termino zero a zero, mas, o que ficou marcado foi o fato de ele ter sido o jogador mais jovem da história a jogar na chamada Bundesliga, o que ocorreu após a sua estreia como jogador de futebol profissional.

O primeiro gol marcado por Mario Götze ao longo de sua carreira profissional ocorreu em um jogo contra o time VfB Stuttgart, também na Bundesliga, que terminou com o placar 3 a 1, sendo que um desses três gols foi o dele. Após esse evento, estrelou em diversos outros jogos importantes, como os que participou pela Liga Europeia da UEFA, por exemplo.

A Doença De Mario Götze

Apesar de sua ilustre performance até o momento, ao longo de toda a sua carreira e até antes mesmo dela alavancar, Mario Götze apresenta uma doença metabólica bastante rara. Essa notícia veio à tona na mídia, mais especificamente pelo jornal “Süddeutsche Zeitung” da Alemanha, principalmente após o fato de ele chegar a ser afastado por um período por esse motivo. A doença chamada de miopatia metabólica é, de uma maneira geral, uma disfunção muscular que exige esse afastamento das atividades físicas árduas por pelo menos um tempo determinado por um especialista.

Mario Götze Fotografado com Expressão Preocupada

Mario Götze Fotografado com Expressão Preocupada

Foi no ano de 2012 que esse problema começou a afetar de maneira direta a vida do jogador, uma vez que antes desse ano ele havia sofrido poucas lesões até então. No ano de 2010 isso ocorreu apenas duas vezes e, no ano seguinte, apenas uma. Foram quatro lesões que o jogador sofreu no ano de 2012, o que configura como lesões musculares de caráter recorrente. No ano de 2013 o mesmo ocorreu, com a mesma quantidade total de lesões que ele sofreu no ano anterior sendo que, a pior de todas elas fez com que Götze ficasse fora de qualquer jogo por um pouco mais de oitenta dias.

Um Pouco Sobre a Miopatia Metabólica Sofrida Por Mario Götze

A miopatia metabólica faz com que a musculatura esquelética do corpo fique dolorida e fraca, o que pode não só fazer com que, de fato, o atleta em questão não consiga jogar uma partida de futebol ou até mesmo apenas correr, mas como também, dependendo da gravidade da crise, fazer com que a pessoa não consiga sequer realizar atividades rotineiras, como descer e subir escadas, sentar e levantar de assentos ou até mesmo se manter em pé sem um apoio. Esse tipo de miopatia pode ser adquirido ao longo da vida das pessoas ou pode ser de caráter genético, como é o que provavelmente ocorre com o jogador em questão, apesar de, em alguns casos os sintomas só aparecerem na vida adulta.

Miopatia Metabólica

Miopatia Metabólica

Essa possibilidade justifica o fato de o jogador só ter apresentado sintomas após mais de uma década jogando futebol de uma maneira brilhante como a que ele joga, muito embora, principalmente pelos torcedores, ele já ter sido criticado pela queda de sua performance de uns tempos para cá. A miopatia metabólica faz com que as fibras do tecido muscular não consigam se contrair de maneira adequada e suficiente de acordo com o que é esperado proporcionalmente pelo estímulo que foi dado ao músculo devido a alterações da célula em produzir energia para realizar essa contração.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Esportistas

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *