As Piores Novelas de Todos os Tempos

As novelas brasileiras são muito conhecidas internacionalmente, já que tais produções são de uma qualidade, e também por mostrar muitas belezas do nosso país. Por exemplo, novelas ambientadas no nordeste, no norte e no sul, por exemplo.

Mas nem todas as telenovelas foram um sucesso. Até mesmo da Rede Globo, detentora de novelas de altíssima qualidade, deu seus tropeços com algumas de suas produções. Mas não foi a única. A Record e até mesmo a já extinta Rede Manchete apresentaram ao público novelas que não ganharam o gosto popular, e, consequentemente, o pico de audiência caiu drasticamente, obrigando a emissora a tomar providências do tipo ‘’reorganizar o elenco’’ a até mesmo, ceifar alguns capítulos para que a trama termine logo e, consequentemente, uma nova produção entre no lugar e tente recuperar a audiência perdida.

Neste artigo, vamos listar algumas das produções noveleiras que não vingaram no Brasil. São novelas da Record, Manchete e Globo.  Você certamente irá fazer uma pequena viagem no tempo, relembrando personagens, enfim. Então, vamos lá?

Novelas que Não Agradaram aos Telespectadores

Imagem de Amostra do You Tube

Veja, a seguir, a lista com algumas das novelas que não conseguiram visibilidade nem audiência significante.

*Começar de Novo

A novela global, transmitida em 2004, contava com um elenco de peso: Marcos Paulo, Eva Wilma, Natália do Vale, entre outros renomados atores brasileiros. Ela até tinha uma boa intenção, sendo ambientada, em parte, na Rússia. O enredo contava sobre um homem desmemoriado, com amnésia, Miguel (Marcos Paulo), núcleos de personagens adeptos do movimento hippie e é claro que numa trama dessa não poderia faltar uma vilã, uma mãe ávida querendo acabar com o romance do mocinho com a sua filha. Infelizmente, não vingou, e passou a ser apenas uma lembrança amarga.

*Uga Uga

Também de produção da emissora do Projac, a novela Uga-Uga era bastante controversa. O seu núcleo principal consistia na história de Tatuapu, um índio branco e também loiro, interpretado por Claudio Heinrich. A história não tinha um solavanco sequer, e as ações feitas na novela não adiantavam de nada. Isso se arrastou até perto do final da trama. Embora tenha conseguido índices satisfatórios de audiência, cerca de 40 pontos, a trama, apelando fortemente para a nudez, sexo e outros elementos, acabou chamando a atenção do Ministério da Justiça, reclassificando-a.

*Brida

Brida

Brida

Produzida pela Bloch Som e Imagem, e exibida pela Rede Manchete em 1998, ‘’Brida’’ foi a última sacada da emissora para tentar se desvencilhar da crise que lhe assolava e também para recuperar a audiência perdida. Baseada em uma obra de Paulo Coelho, a novela não agradou ao público e nem mesmo ao próprio escritor. A rede de Adolpho Bloch fez uma violenta ação de marketing, a fim de promover a novela, que contava a história de uma jovem bruxa, sendo ela a única a acabar com um bruxo. Infelizmente, a crise que afundava o nome Manchete afetou a produção da novela, que durou exatamente 52 capítulos. Com pífios 2 pontos de audiência, a trama foi cortada ao meio, sem nenhum aviso prévio.  Mais tarde, a rede veio a declarar falência.

*Kubanacan

no images were found

Outra novela da Globo que entra na nossa lista, Kubanacan foi exibida em 2003. A história se desenrola em uma ilha, que ‘coincidente’ tem o mesmo nome da novela. Tal ilha (fictícia, claro) está localizada no Caribe, sendo a produção ambientada nos anos 50. Marcos Pasquim interpretava Esteban, um homem que, como Miguel de ‘’Começar de Novo’’, não se lembrava de nada, sofrendo também de esquizofrenia, tendo duas personalidades distintas. A novela parecia confundir, já que misturava muitas informações e até mesmo desastre nuclear foi citado na trama. Como Uga Uga, foi duramente vigiado pelo Ministério da Justiça, por exibir conteúdo sexual impróprio para o horário, bem como cenas que abusavam muito da violência.

Caminhos Do Coração

A estreia da Record nessa lista. Caminhos do Coração foi exibida pela emissora de Edir Macedo em 2008.O seu enredo era totalmente baseado em filmes de ficção científica, já que falava sobre pessoas mutantes, ou seja, com algum dom especial, algo parecido com ‘’X-Men’’. Apesar de ter sido um sucesso entre as crianças, a trama, de tão ‘’criativa’’, acabou virando motivo de piada.  Lobisomens, anjos e até mesmo extraterrestre fizeram a novela da Record ser bastante aquém da realidade.

*Zazá

De produção e exibição da Globo, Zazá teve um elenco de peso, com a veterana Fernanda Montenegro, a atriz Júlia Lemmertz, Marcello Novaes, enfim. A trama conta a vida de Zazá (Montenegro), que é aviadora e ama o que faz. Um fato bastante coincidente e, ao menos, bizarro, é que a protagonista era descendente do pai da aviação, Santos Dumont, o que explicaria a paixão de Zazá. Exibido entre maio de 1997 e janeiro de 1998, a novela sequer é lembrada.

Tempos Modernos

Mais uma novela da emissora carioca, Tempos Modernos foi veiculada no ano de 2010, e antes mesmo de seu término, alguns consideraram a obra uma das piores da TV Brasileira. Isso se deve pelo enredo: Um homem, empresário, onde dinheiro não é problema, que era pobre. Até aí tudo bem, mas depois que ele conheceu a riqueza, não aprendeu a ler. Isso mesmo. Além disso, relações amorosas (uma ainda suspeitava a ser incestuosa), e um computador denominado Frank, super inteligente, não emplacaram e não chamaram a atenção do telespectador.

Bang Bang

Bang Bang

Bang Bang

Global, a novela ambientada num cenário faroeste, foi uma fracassada tentativa da Globo em mostrar ao público das 19:00 horas uma temática inovadora, por ser diferente do que geralmente é apresentado. Apesar de algumas cenas cômicas, e nos darem a impressão de estar naqueles filmes do velho-oeste, a trama não prendeu o telespectador ávido por confusões em frente de seu aparelho de televisão. Motivos como a adoção de nomes estrangeiros (Fernanda Lima era ‘’Diana Bullock), frases que tinham um sentido duplo, enfim. A novela não alcançou o esperado, tendo como consequência a baixa audiência.

Avenida Brasil- Uma Novela do Jeito que o Brasileiro Gosta

Imagem de Amostra do You Tube

Fugindo um pouco do assunto, a novela do ano de 2012 é Avenida Brasil, da Globo,  de João Emanuel Carneiro. Ela conseguiu conquistar o público brasileiro, com a vingança de Nina (Débora Falabella) e Carminha (Adriana Esteves). Foi uma verdadeira febre nacional.

Por Francisco Prado

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>