Calvino

Italo Calvino nasceu em Cuba em 1923. Seu pai, Mário, um botânico, tinha 48 anos quando Calvino nasceu, sua mãe, Eva Mameli anteriormente, também uma botânica, 37. Pouco depois de seu nascimento, sua família retornou à sua Itália natal. A vegetação da área de San Remo e seu amplo conhecimento da flora local são refletidas em muitos dos escritos de Calvino. Após a escola preparatória, Calvino matriculou-se na Faculdade de Ciências da Universidade de Turim. No entanto, logo após a sua matrícula, Calvino recebeu ordens para se juntar ao Exército italiano. Ele rapidamente fugiu para as montanhas e se juntou à resistência. Durante os dois anos que a Alemanha ocupou a Itália (1943-1945) Calvino viveu como um partidário nos bosques da região Maritime Alpi combate alemães e italianos fascistas.

Biografia

Revolucionário

No final da guerra, em 1945, Calvino se juntou ao Partido Comunista. Ele também voltou para a universidade, porém, desta vez, ele se matriculou na Faculdade de Letras. Ele começou a escrever para jornais de esquerda e jornais. Calvino também começou a gravar suas experiências de guerra, em histórias que se tornou seu romance aclamado primeiro, o caminho para o ninho de aranhas (1947). Considerado um membro da escola de neo-realismo, Calvino foi incentivado a escrever outro romance nesta tradição literária de seus amigos, especialmente escritores Natalia Ginzburg e Cesare Pavese. Eles também o convidaram para integrar a equipe de sua nova editora, Enaudi. Ele aceitou e manteve-se associada com Enaudi toda a sua vida. Em meados da década de 1950 Calvino passou a maior parte de seu tempo em Roma, o literário, bem como centro da vida política italiana. Demitiu-se do Partido Comunista, cansado de escrever setores de periódicos comunistas e desiludidos com a propagação do stalinismo dogmática e selvagem esmagamento da revolta húngara de 1956.

Calvino

Reconhecimento

Em 1959, Calvino visitou os Estados Unidos por seis meses, e em 1960 mudou-se para Paris. The Watcher, uma coleção de três contos, foi publicado em 1963. Enquanto vivia em Paris ele conheceu Chichita Singer, uma mulher argentina que havia trabalhado durante anos como tradutor para a UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência ea Cultura). Eles se casaram em 1964. Foi também durante a década de 1970, em Paris, Calvino tornou-se membro da “oficina de literatura em potencial”, um grupo de estudiosos e escritores que se reuniram mensalmente para explorar as possibilidades da literatura moderna.

Italo

Fim

Durante estes anos, Calvino visitou os Estados Unidos novamente. Em 1975 ele se tornou um membro honorário da Academia Americana e Instituto de Artes e Letras, em 1980 foi incluído no notáveis da American Library Association’s Booklist, em 1984 foi agraciado com um doutoramento honoris causa pelo Mount Holyoke College, e em 1985 foi ter entregue o Norton Lectures em Harvard. No entanto, Calvino morreu em 61 em 19 de setembro de 1985, em Siena, na Itália, em consequência de uma hemorragia cerebral.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Históricos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *