Marlboro

Embora seja extremamente tóxico e faça mal a saúde a marca Marlboro é uma das mais valiosas do mundo. Todo mundo já ouviu falar do caubói da marca de cigarros da caixinha branca com detalhes em vermelho. A história da marca começou no ano de 1847 com a inauguração da primeira tabacaria de Philip Morris em Londres.

Nessa tabacaria eram comercializados tabaco e cigarros prontos, dentre os cigarros prontos vendidos estavam o Marlboro que foram pensados para atender ao público feminino. A nomenclatura desse cigarro vem do nome de uma rua em Londres, a Great Marlborough Street onde a fábrica estava localizada.

Crescimento da Marlboro

O crescimento da marca começou no ano de 1902 quando a empresa inglesa Philip Morris foi para Nova York para comercializar as suas marcas. As marcas que a empresa levou para os Estados Unidos foram Marlboro, Derby e Cambridge. Nessa época a marca passou a contar com o slogan “Mild as May” e com o endosso da atriz Mae West.

Cigarro Feminino

O uso da imagem da atriz se deu com o objetivo de incentivar que o público feminino consumisse esse cigarro. Uma curiosidade é que os cigarros com filtro eram vistos como cigarros femininos nessa fase pelo fato de se acreditar que eles eram mais fracos. O uso do retângulo vermelho na embalagem do cigarro foi uma forma de representar o batom vermelho que era o favorito das mulheres nessa época.

A publicidade foi toda planejada para as mulheres incluindo a extremidade do filtro que tinha tom encarnado com o texto “Uma extremidade cor de cereja para os seus lábios cor de rubi” (“a cherry tip for your red ruby lips”). O cigarro médio era recomendado para ser fumado depois do jantar. Os anúncios foram durante décadas voltados para o público feminino.

Segunda Guerra Mundial

Um dos principais eventos do século passado, a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) afetou os negócios e a Marlboro acabou sendo retirada do mercado. Mesmo depois que o conflito armado terminou a marca não conseguiu se reestabelecer devido ao aparecimento de outras marcas fortes como Chesterfield, Camel e Lucky Strike. Os meios de comunicação começaram a bater na tecla de que havia prejuízo para a saúde no tabagismo.

O cigarro foi apontado como uma das principais causas do câncer e assim as pessoas começaram a ter mais restrição com esse produto. Nesse momento a Philip Morris trouxe novamente a proposta do cigarro com filtro. O produto não era apelativo somente as mulheres uma vez que em teoria ele era menos nocivo para a saúde.

O Caubói

A empresa percebeu que as vendas do Marlboro estavam muito baixas, em torno de 1% do mercado total. Para tentar mudar essa situação a Philip Morris decidiu que era o momento de investir no público masculino. O reposicionamento da marca começou com uma pesquisa que constatou que o homem executivo das grandes cidades tinha um profundo sentimento de nostalgia em relação ao campo.

No ano de 1955 a agência Leo Burnett atrelou a imagem de Marlboro a imagem de atletas, velejadores, pilotos e caubóis que além de fortes também eram tatuados.  A fumaça do Marlboro Country logo se espalhou por toda Nova York se tornando o cigarro mais vendido na cidade que nunca morre. O personagem que se tornou oficial da marca foi o caubói.

Marlboro Conquistando o Mundo

No ano de 1964 a marca adotou o slogan “Come to where the flavor is. Come to Marlboro Country” e começou o crescimento que a tornaria a marca de cigarros mais vendida em todo o planeta. Hoje em dia a marca se mantém com a líder de mercado vendendo o triplo da segunda colocada.

Embalagens

Com a restrição que existe a propaganda de cigarros a Marlboro se viu obrigada a usar a embalagem como o principal veículo de comunicação. Uma das ações mais efetivas é a criação de embalagens de edições especiais. Aliás, faz parte da identidade da marca ter embalagens de diferentes cores. A adoção das cores diferentes se deu pelo fato de que na Europa há a proibição de usar termos como “Lights” e “Ultra Lights” desde 2005.

Com as cores a marca tenta garantir que o seu público faça a distinção entre os tipos de cigarros Marlboro. O Marlboro normal tem a embalagem vermelha, a versão light tem embalagem dourada e na cor prata é o ultra lights. Os consumidores ainda tem acesso ao Marlboro Menthol que também é encontrado na versão light e o Marlboro 100’s que é maior que o cigarro normal.

Curiosidade Sobre a Embalagem

A principal mudança pela qual a embalagem passou se deu em 1919 quando houve o acréscimo do brasão a marca Philip Morris.

As Campanhas de Sucesso

Marlboro Man

Um dos ícones da publicidade do mundo todo, o Marlboro Man, foi criado em 1955 pela agência Leo Burnett quando foi criada a campanha “Delivers the Goods on Flavor” em que eram usadas as imagens de homens fortes e esportistas além de caubóis para mostrar que o homem que fumava Marlboro era forte e másculo.

Como o caubói fez muito sucesso a marca resolveu adotá-lo como o garoto-propaganda oficial. A partir de 1963 foram criados vários anúncios com o título de Marlboro Man em que era possível entrar na chamada terra de Marlboro. O personagem teve como inspiração o caubói Clarence Hailey Long que apareceu na revista Life de 1949.

Os Caubóis

Dentre os nomes que interpretaram o caubói da Marlboro estavam William Thourby, Charles Conerly, Darrell Winfield, Dick Hammer seguidos de Bill Dutra, Dean Myers, Robert Norris e finalizando Wayne McLaren, David McLaren e Tom Mattox. A campanha do cigarro fez tanto sucesso que alavancou as vendas do Marlboro como o cigarro masculino.

Contudo, houve um tipo de contrapropaganda quando David McLean que interpretou o Marlboro Man faleceu aos 51 anos de idade de câncer de pulmão. Outro intérprete do personagem também faleceu desse problema, Wayne Mclaren. Organizações não-governamentais passaram a usar a imagem dos caubóis para alertar sobre os riscos do tabagismo.

Marlboro é uma marca de cigarro das mais conhecidas do mundo, e pertence ao grupo Altria, que antigamente era conhecida como Philip Morris Companies.

Philip ficava em Londres. No ano de 1902, criaram uma subsidiária em Nova York, para aumentar a venda dos cigarros e vender outras marcas como o Marlboro.

Em 1924 foi feito uma propaganda na qual dizia que o cigarro Marlboro foi feito especialmente para o público feminino, com o seguinte slogan “Mild As May”.

Esse cigarro da marca foi vendido bastante até a segunda guerra mundial, pois foi quando a marca foi removida temporariamente do mercado, por motivos não declarados.

Ao final da guerra, três marcas surgem com a finalidade de estabelecer um suporte firme no mercado dos cigarros, o Camel, Lucky Strike e Chesterfield. Esses eram fornecidos durante a guerra para os soldados americanos.

Conheça as variedades de Marlboro:

  • Black Menthol;
  • Flavor Plus (Branco com linhas vermelhas);
  • Lights (Gold);
  • Marlboro Blue Ice;
  • Marlboro Rock (Black);
  • Marlboro Snus: Mild, Rich, Spice, Mint;
  • Marlboro MST: Original, Fine Cut e Long Cut, Wintergreen.
  • Medium (Dark Red);
  • Menthol Lights (Light Green);
  • Menthol (dark Freen);
  • Menthol Smooth (Teal-Grey);
  • Milds (Dark Blue);
  • MX4 Flavor (Medium);
  • No. 27 Blend (Bronze);
  • No. 29 Blend (Bronze);
  • Reds (Red);
  • Smooth;
  • Ultra Lights (Silver);
  • Virginia Blend (Metallic-silver);
  • 72s Menthol: Bluee, Green;
  • 72s: Red, Ultra Light e Light.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Históricos

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *