Nicolau Tesla

Nicolau Tesla (Nikola Tesla), nascido em 1856, foi um engenheiro elétrico em profissão e uma famoso inventor. Nasceu em 10 de julho em Smilian, atualmente Sérvia. Seus pais foram o padre ortodoxo sérvio Milutin Tesla e Duka Mandic, filha de outro sacerdote ortodoxo.

Origens

Nicolau Tesla

Nicolau Tesla

Tesla era um de cinco filhos e freqüentou a escola em Karlovac, aonde conseguiu adiantar os quatro anos de estudos escolares em apenas três. A partir daí estudou engenharia elétrica na Politécnica Austríaca, porém nunca completou o programa nem recebeu um diploma. Em 1878, Tesla deixou sua família para trabalhar como engenheiro assistente em Maribor, Eslovênia. Em 1880, seguindo sugestão de seu pai, freqüentou a Universidade Chrales-Ferdinand em Praga, porém completou apenas um semestre nesta.

Em 1881, Tesla tornou-se engenheiro chefe na companhia telefônica de Budapeste. Um ano depois mudou-se para Paris e trabalhou na Companhia Continental Edison como engenheiro. Foi durante este tempo que ele criou seu motor de indução e começou a usar aparatos magnéticos rotacionados em seus trabalhos. Recebeu várias patentes por este trabalho.

Rivalidade com Thomas Edison e carreira

Biografia

Biografia

Tesla chegou em Nova Iorque em seis de Junho de 1884. Com apenas uma carta de recomendação de seu emrpegador em Paris, começou a tarbalhar para Thomas Edison. Edison e Tesla tinham visões totalmente discordantes sobre o futuro da eletricidade. Edison acreditava que a corrente direta continuaria a ser a melhor opção enquanto Tesla era a favor do desenvolvimento da corrente alternante. Foram antagonistas pelo resto de suas vidas.

Após deixar Edison, Tesla trabalhou cavando trincheiras por um curto período antes de iniciar a Tesla Electric Light and Manufacturing Company. Ele discordava dos investidores quanto a corrente alternada e foi removido da companhia por isso. Em 1888, Tesla começou a Trabalhar para a George Westinghouse e logo tinha direito a trabalhar em vários laboratórios próprios. Porém teve problemas fiscais e teve de fechar a maioria deles.

Invenções e teorias

Invenções

Invenções

De suas várias invenções talvez a maior tenha sido o rádio. Ele recebeu uma patente pelo mesmo aos 41 anos, mas o prêmio Nobel foi dado inicialmente à outra pessoa. Vários anos após sua morte, ele foi enfim reconhecido como o criador do rádio. Ficou famoso também pela “Descarga de Tesla” um circuito transformador ressonante.

Depois em sua vida ele desenvolveu vários trabalhos teóricos. Teorias sobre raios, levitação e comunicação sem fio. Tentou criar uma torre de comunicação sem fio, mas nunca a completou. Por algumas de suas idéias revolucionárias e por também sofrer de transtorno obsessivo compulsivo, Tesla perdeu o respeito de seus contemporâneos. Tesla nunca se casou, sendo solitário e morreu sozinho em um quarto de hotel em Nova Iorque em 8 de janeiro de 1943 aos 86 anos, vítima de um ataque cardíaco.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Históricos

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *