Paul Allen

Adolescentes e estudantes da Lakeside School, Paul Allen com 14 anos e seu amigo Bill Gates, de 12 anos, tornaram-se entusiastas da computação desde muito cedo. Allen passou a freqüentar a Washington State University, que ele abandonara depois de dois anos para exercer seu sonho, juntamente com Gates e produzir software comercial para os novos “computadores pessoais”. Allen e Gates e um pequeno grupo de outros estudantes de Lakeside começar a programar em BASIC, com um terminal de teletipo.

O começo

Paul Allen

Paul Allen

Allen e Gates compraram um chip Intel 8008 por 360 dólares e construíram um computador para fazer os testes para suas futuras aplicações. Daí surgiu a primeira empresa dos dois, a Traf-O-Data. Allen e Gates escreveram o primeiro programa de microcomputador em BASIC para o Altair, um kit de computador baseado novamente no chip Intel 8080.

Eles se mudaram para Albuquerque, onde o produtor da MITS, fabricante do computador Altair torna Paul Allen seu diretor-adjunto de software. Allen divide seu tempo entre a MITS e uma nova empresa que ele e Gates passaram a desenvolver e comercializar programas para os microcomputadores: ela se chamava Micro Soft.

O estrondo

Produto

Produto

Dado um certo tempo, a popularidade do produto da Microsoft aumenta, e esta concorda em desenvolver e licenciar o DOS e o BASIC para a IBM equipar o seu novo computador pessoal. Neste momento, Gates e Allen discutem interfaces gráficas, plantando assim as sementes que se tornarão uma revolução na indústria do computador: nascia assim o Windows.

Allen dirige uma negociação para que a Microsoft compre um sistema operacional chamado QDOS, negociaão que envolveu algo em torno de cinquenta mil dólares. A Microsoft ganha com isso um contrato de fornecimento para a comercialização do sistema operacional do novo PC da IBM. Isso se torna a base do crescimento notável da Microsoft.

Um duro golpe

Microsoft

Microsoft

Allen foi obrigado a demitir-se da Microsoft em 1983 após ser diagnosticado com a doença de Hodgkin, que foi tratado com sucesso durante vários meses em uma dura terapia de radiação. Em 1984 fundou a Asymetrix, uma empresa de desenvolvimento de software que era situada em Belleuve, Washington, para fazer ferramentas de desenvolvimento de aplicativos que pessoas mais leigas em programação possam usar.

A Asymetrix mais tarde passou a se chamar Click2learn.com e ainda mais tarde se fundiu com a empresa que viria se tornar a Sun Total System. Em 1990 a empresa começou a se especializar em softwares para desenvolvimento e nos programas de aprendizagem baseados em computador.

Multimídia

Em 1992, Allen fundou a Starwave, uma produtora de sites de conteúdo online. A Starwave fez um trabalho tão notável para a ESPN Sports Zone e para a ABC News, que fez com que a Disney a comprasse pela bagatela de US$ 350 milhões.

A volta

Em 28 de setembro de 2000 – A Microsoft anuncia que Paul Allen está assumindo um novo papel como conselheiro sênior de estratégias para os principais executivos da Microsoft. Em setembro de 2003, Allen fundou o Instituto Allen de Ciência Cerebral doando US$ 100 milhões em dinheiro para a organização, com sede em Seattle. Seu projeto inaugural é o Atlas Cerebral Allen.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Históricos

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *