Pintores Famosos e suas Obras

A arte faz parte da história do mundo e nos ajuda a conhecer melhor uma época, acontecimentos importantes, estilos e artistas. Existem inúmeros quadros antigos famosos, entretanto alguns se destacam, seja por sua raridade, importância histórica, técnica utilizada, e, claro, o artista.

Pintores Famosos e suas Obras

Pintores Famosos e suas Obras

Confira, a seguir, quais são as 10 pinturas mais famosas de todos os tempos e saiba um pouco mais sobre cada uma delas.

Nenúfares de Claude Monet

1 – Mona Lisa de Leonardo da Vinci

A pintura mais famosa do mundo é a principal atração do museu do Louvre, em Paris, onde ela é vista por seis milhões de pessoas todos os anos. Leonardo da Vinci pintou a tela entre os anos de 1503 a 1504 até pouco antes de morrer, em 1519.

Existe muita especulação sobre a mulher retratada no quadro, uns dizem que Leonardo seria homossexual e ela seria sua versão feminina, como ele gostaria de ser. Outros afirmam que seria sua amante. Além destas, existem diversas outras versões, mas nenhuma delas foi comprovada.

2 – A Última Ceia de Leonardo da Vinci

A segunda pintura mais famosa do mundo também é de Leonardo da Vinci. Entretanto, diferente da Mona Lisa, não está exposta em um museu, mas sim na sala de jantar do mosteiro de Santa Maria delle Grazie, em Milão, na Itália.

Foi pintada pelo artista no século 15. A pintura descreve a cena da Última Ceia de Jesus com os seus discípulos. Visitar esta obra-prima no pequeno mosteiro é realmente uma das melhores atrações que Milão tem para oferecer.

Assim como a obra anterior, esta está rodeada por lendas e mistérios. Dizem que nela existem informações secretas, como o fato de Jesus ter um relacionamento com Maria Madalena, a imagem de cavaleiros templários escondida, etc.

3 – A criação de Adão de Michelangelo

Localizada no teto da Capela Sistina no Vaticano, em Roma. A Criação de Adão foi pintada por Michelangelo entre 1508 e 1512 e é apenas uma dos nove cenas do livro de Gênesis que estão pintados no centro do teto da capela.

Este trabalho foi feito duas vezes porque após a primeira vez em que o teto foi pintado, o gesso foi contaminado por um fungo e precisou que tudo fosse refeito. Michelangelo trabalhou sozinho na pintura do dedo e este é um de seus trabalhos mais marcantes e notáveis.

4 – A Noite Estrelada de Vincent van Gogh

Pintado pelo artista holandês Vincent van Gogh em 1889, A Noite Estrelada é uma das pinturas mais conhecidas na cultura moderna. A pintura faz parte da coleção permanente do Museu de Arte Moderna de Nova York.

A pintura foi a inspiração para a canção “Vincent” (também conhecida como “Starry Starry Night”), de Don McLean. A canção de McLean faz referência à pintura, bem como a outras pinturas feitas pelo artista.

5 – O Grito de Edvard Munch

A peça mais famosa de Edvard Munch foi pintada por volta do ano de 1893. Foi pintada usando óleo e pastel no cartão. Esta pintura assustadora está em exibição no The National Gallery, em Oslo, na Noruega.

6 – A Persistência da Memória de Salvador Dali

O quadro A Persistência da Memória é assinada pelo artista espanhol Salvador Dali e foi pintada no ano de 1931. É uma das peças mais icônicas de toda a história da arte, qualquer pessoa que avistar um quadro com relógios derretendo, logo associa ao artista.

Esta pintura, além de ser muito bonita, faz com que as pessoas reflitam sobre a forma como vivem e como fazem uso do tempo que têm. Há rumores de que Dali se inspirou na Teoria da Relatividade de Albert Einstein para criá-la.

7 – Moça com Brinco de Pérola de Johannes Vermeer

Considerada por muitos como A Mona Lisa Holandesa ou a Mona Lisa do Norte, esta pintura foi criada pelo artista holandês Johannes Vermeer e representa uma moça usando um brinco da pérola. A obra foi concluída por volta do ano de 1665 e está em exposição na Galeria Mauritshuis, em Haia, nos Países Baixos.

8 – A Vigília Noturna de Rembrandt van Rijn

Finalizada em 1642, esta obra famosa está em exibição no Rijksmuseum, em Amsterdã. A pintura retrata um grupo de guardas indo para fora da cidade, sendo liderados pelo Capitão Frans Banning Cocq.

Durante grande parte de sua existência, esta pintura ficou revestida por um verniz de cor escura que dava a falsa impressão de que o artista pintou uma cena noturna, e foi este detalhe que fez com que o quadro se tornasse conhecido pelo nome de Vigília Noturna. Este verniz foi retirado na década de 40.

9 – Auto Retrato Sem Barba de Vincent van Gogh

Mesmo que Van Gogh tenha pintado muitos auto retratos ao longo de sua carreira, este é, sem dúvidas, o mais famoso de todos. Como é seu último auto retrato, é um dos poucos em que ele se representou sem barba.

Após concluir a peça, ele presenteou sua mãe no dia de seu aniversário. Além de ser uma das pinturas mais famosas do mundo, é também uma das mais caras de todos os tempos. Foi vendida em 1998 por 71 milhões de dólares em 1998 e é agora faz parte de uma coleção particular. Certamente um grande amante da arte e que não pouca esforços, e nem recursos, para ter uma peça deste nível em seu acervo.

10 – Guernica de Pablo Picasso

Guernica é a pintura mais famosa feita por Picasso e foi finalizada no ano de 1937. A obra foi pintada em Paris e é inspirada no bombardeio que aconteceu em Guernica, na Espanha, durante a Guerra Civil Espanhola. A pintura está em exposição permanente no Museu Reina Sofía, em Madrid, na Espanha, já que conta uma parte importante de sua história.

O artista pintou o quadro a fim de chamar a atenção do mundo para o que estava acontecendo no país e, claro, para o bombardeio feito pelos alemães, que apoiavam as forças nacionalistas do general Franco durante a guerra.

As Obras

Durante nossa história, várias pessoas surgiram e deixaram sua marca para toda a eternidade com suas obras e pinturas que são verdadeiras relíquias da humanidade, muitos nunca imaginariam que seriam lembrados mesmo depois de séculos. Leonardo Da Vinci era italiano e era o melhor retratista de seu tempo, nasceu no ano de 1452. Genial, além de pintor, era matemático, músico, engenheiro, entre outras coisas. A sua obra mais famosa é Monalisa, o quadro mais famoso do mundo.

Cândido Portinari é um dos pintores brasileiros mais famosos, nasceu em 1903, no interior de São Paulo, um de seus trabalhos mais famosos é a obra “Tiradentes”. Van Gogh nasceu na Holanda em 1853, o trabalho mais famoso do artista é seu auto-retrato com a orelha cortada. Pablo Picasso é um dos artistas mais famosos do século XX, seus trabalhos eram feitos nas mais variadas áreas da arte plástica, pintura, escultura, cerâmica e artes gráficas. Existem várias obras do artista espalhadas pelo mundo, um está na faixada do Daley Plaza nos EUA.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Históricos

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • estou adorando muito tudo oque estou vendo de Cândido Portinari…. ele é realmente de mais

    luiz carlos 19 de maio de 2011 14:00
  • Gente qual o nome dessa obra aki?Quem souber por favor me fala to muito interresado em estudar ela ‘-‘

    alisson 7 de outubro de 2011 8:44
  • que que isso

    clauber 21 de junho de 2012 11:57

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *