Stephen Hawking

Físico teórico inglês Stephen William Hawking nasceu em Oxford na Inglaterra no dia 8 do mês de janeiro do ano de 1942, justamente no dia em que fazia 300 anos que Galileu havia morrido.

Stephen Hawking

Stephen Hawking

Stephen Hawking era filho de Frank Hawking que era biólogo pesquisador e de Isabel Hawking. Desde garoto sempre demonstrou seu interesse pela ciência. Em criança foi sempre um bom aluno, mas nunca se destacou como um estudante excepcional. Pretendendo estudar matemática, em 1959 entrou para a University College em Oxford, em conflito com seu pai que desejava que ele estudasse para ser médico.

Como o curso desejado não era disponível nesta universidade ele resolveu então se dedicar ao estudo de física e três anos depois se formou. Interessava-se especialmente por termodinâmica, mecânica quântica e relatividade. Em 1966 se graduou em doutorado em Cambridge na Trinity Hall. Onde hoje é membro honorário.

Outras atividades

Professor

Professor

Depois do doutorado resolveu ser investigador e depois professor atuando nos colégios Maiores de Gonville e Caius. Abandonou o Instituto de Astronomia em 1973 e então entrou para o Departamento de Matemática Aplicada e Física Teórica e ocupa o posto de professor lucasiano de matemática desde 1979 sendo que esta cátedra foi de Newton.

Casamento

O primeiro casamento aconteceu em 1965 com Jane Wilde da qual se separou em 1991 casando-s pela segunda vez em 1995 com a enfermeira Elaine Mason. Tem três filhos e um neto.

Doença

Portador de esclerose lateral amiotrófica Hawking continua com um programa intenso de conferencias e viagens. A doença é degenerativa e embora paralise os músculos do corpo não atinge o cérebro de modo que esse valoroso físico continua dando a sua contribuição para a humanidade.

A doença foi diagnosticada em 1963 quando tinha apenas 21 anos e em 1985 se obrigou a fazer uma traqueostomia e hoje se comunica através de um sintetizador de voz e sua mobilidade é quase nenhuma, pois perdeu o movimento dos braços pernas e até mesmo da cabeça.

Destaques na carreira

Vida

Vida

Foi nomeado em 1986, Membro da Pontifícia Academia das Ciências pelo papa João Paulo II. Em 1993 teve uma participação no episódio A Nova Geração da serie Star Trek. Já no ano seguinte teve participação na gravação de um disco onde fazia voa digital. Teve ainda participação em:
Os Simpsons, Futurama, Os Padrinhos Mágicos, O Laboratório de Dexter. Uma participação mais recente foi propaganda do Discovery Chanel que se chamava, Eu Amo o Mundo.

Pesquisas

São muitas as pesquisas relacionadas ao Big Bang e aos mini-buracos negros que possivelmente haviam se formado. Propôs com mais dois físicos as quatro leis da mecânica de buraco negro. Ajudou a desenvolver a teoria da inflação cósmica cuja proposta era solucionar os problemas do Big Bang (modelo padrão). O asteróide 7672 Hawking tem essa denominação em homenagem a esse grande homem.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Históricos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *