Steven Spielberg

Além de ser um grande e conhecido cineasta norte americano, Steven Spielberg é também um grande empresário e fez diversos filmes de muito sucesso no cinema mundial, consagrando seu nome nesta área. Ele recebeu muitos prêmios em sua carreira, como melhor diretor, melhor filme, conjunto de obra, entre outros, além de muitas indicações.

Dentre seus grandes filmes produzidos para o cinema internacional destacam-se: E.T. o Extraterreste, Munique, O Resgate do Soldado Ryan, Os Caçadores da Arca Perdida, Tubarão, A.I. Inteligência Artificial, Jurassic Park, entre outros filmes consagrados. Steven Spielberg nasceu em Cincinnati no dia 18 de dezembro de 1946. Fique agora com as fotos de Steven Spielberg:

Steven Allan Spielberg, ou simplesmente Steven Spielberg é um produtor cinematográfico , cineasta, roteirista norte-americano. Quando analisamos a lista que apresenta os cem melhores filmes de todos os tempos, o nome que mais aparece como diretor. Spielberg é considerado como um dos cineastas de maior influência e dos mais populares de toda a história do cinema. De acordo com a revista Forbes, a sua fortuna está estimada em US$ 3,6 bilhões de dólares. E o rendimento bruto dos seus filmes ao redor do mundo soma mais de US$ 8,5 bilhões de dólares.

A Infância de Steven Spielberg 

Os pais de Steven Spielberg eram judeus. E, por muitas vezes, ele foi alvo de preconceito até mesmo dos vizinhos da família. O seu pai era Arnold Spielberg, engenheiro eletricista, que trabalhava no desenvolvendo computadores. A sua mãe era Leah Posner Spielberg Adler, que trabalhava como restauradora e como pianista de concerto. Ele tinha mais 3 irmãs. Durante muito tempo da sua vida, Steven Spielberg morou em Phonix. Quando os seus pais se divorciaram, ele foi, ainda criança, morar na Califórnia, sob os cuidados de Pearl Segal e Zalman. Já as suas irmãs foram com mãe para o Arizona.

Spielberg sempre usava as suas irmãs como cobaias nos filmes caseiros que produzia. Ele começou, enquanto ainda era criança, a filmar com uma câmera super-8.

Na escola, ele não era um aluno muito aplicado. Quando chegou o momento de entrar para a faculdade, ele queria ingressar no curso de cinema da Universidade da Califórnia. Porém, como não conseguiu uma vaga, acabou cursando literatura inglesa em outra universidade.

Primeiros Passos na Carreira

Steven Spielberg Em Uma Premiação de Óscar

Steven Spielberg Em Uma Premiação de Óscar

Quando venceu o primeiro concurso de curta-metragem, Steven Spielberg tinha apenas 13 anos de idade. O nome do filme era “Fuga do Inferno”. No filme, ele mostrava fatos a respeito da guerra, e o tempo de duração era de 40 minutos.

Quando tinha 16 anos, ele conseguiu fazer o primeiro filme em Super-8, sendo exibido numa sala do teatro local que o seu pai alugou. O nome do filme era Firelight.

A sua estreia profissional aconteceu em 1963, com o seu curta-metragem Amblin. O filme contava a história de um jovem casal que se encontrou no deserto de Mojave. A duração desse curta era de 24 minutos. Tendo sido exibido no Festival de Filmes de Atlanta, além de receber premiação em importantes festivais, como o de Veneza.

Spielberg nos Bastidores de Amblin

Spielberg nos Bastidores de Amblin

Foi nessa época que Steven Spielberg decidiu seguir a carreira de cineasta. Na época, ele tentou ingressar no departamento de filmes da University of Southern California. Porém, não foi aceito. Com isso, ele foi para a Universidade Estadual da Califórnia. E lá, ele chegou a produzir 5 filmes.

Carreira Profissional 

Depois de lançar o curta AmblinSteven Spielberg conseguiu um contrato com a Universal. A partir daí, ele teria a chance de dirigir “Encurralado (1972), o primeiro longa-metragem da sua carreira, em 1971. O filme foi produzido para a TV. Porém, devido ao seu grande sucesso, ele foi lançado também nos cinemas.

Filme Suspense - Encurralado 1971

Filme Suspense – Encurralado 1971

Depois de pouco tempo, Spielberg estava dirigindo episódios de séries de TV, como Columbo e Marcus Welby M. D. O sucesso que o filme “Encurralado fez foi tão grande, que a sua carreira de diretor ganhou um enorme empurrão, e ele logo voltou para os cinemas.

O próximo trabalho do cineasta foi “Louca Escapada (1974)”. Também foi um filme que recebeu muitos elogios da crítica. No entanto, de sucesso não tão estrondoso assim. Essa foi a época que marcava o começo da sua parceria com o compositor John Williams.

No ano de 1975, Steven Spielberg dirigiu “Tubarão”. O sucesso foi tão grande, que o filme conquistou as plateias de todo o mundo, a maior parte de jovens. A história do filme era de uma cidade litorânea que vivia aterrorizada pela presença de um tubarão gigante. Foram mais de 100 milhões de dólares faturados. A partir de então, os estúdios começaram a investir muito em efeitos especiais e em marketing, pois perceberam que isso atraía multidões de pessoas para o cinema.

Quem compôs a trilha sonora do filme “Tubarão” foi Williams. Spielberg a classificou como “piada”. O filme ainda teve mais continuações. Porém, em nenhuma delas teve a participação de Steven Spielberg.

Quase todos os trabalhos de Steven Spielberg após “Tubarão” foram sucesso. A sua primeira indicação ao Oscar de melhor diretor veio em 1977, após lançar o filme “Contatos Imediatos de Terceiro Grau”.

Já em 1979, ele dirigiu o filme “1941 – Uma Guerra Muito Louca”. Porém, esse trabalho teve pouca popularidade. Além de ser alvo de críticas mistas. Era uma comédia que contava a história de uma invasão do estado da Califórnia pelos japoneses depois do ataque ao Pearl Harbor.

Porém, o resultado ruim desse filme foi superado em 1981, após o lançamento de “Os Caçadores da Arca Perdida”. Com esse filme, ele foi novamente indicado ao Oscar. No entanto, não venceu. 

A consagração definitiva da carreira de Steven Spielberg veio em 1682, após lançar o filme “E.T. o Extraterrestre”. Esse filme foi o campeão de bilheteria de todos os tempos do cinema até então. Com isso, ele foi novamente indicado ao Oscar. Mas não ganhou mais uma vez.

No ano de 1985, ele lançou o filme “A Cor Púrpura”, do gênero dramático. Com isso, ele recebeu mais 11 indicações ao Oscar. Em 1987, ele lançou o filme “O Império do Sol”, que já era algo mais controverso e maduro.

No ano de 1989, foi a vez de Steven Spielberg lançar o filme “Além da Eternidade”. Filme que lhe rendeu uma bilheteria moderada e críticas mistas. Em 1991, ele voltou a ser sucesso comercial ao lançar “Hook – A Volta do Capitão Gancho”. Esse filme havia sido recebido com uma certa frieza pela crítica.

No ano de 1993, ele chegou a iniciar uma negociação para produzir “The Cure”, com a Universal. No entanto, como eles não aceitaram algumas alterações que ele quis fazer no roteiro, Spielberg acabou desistindo do projeto.

Carreira Consagrada 

O filme “Jurassic Park”, lançado em 1993, fez um sucesso estrondoso. Ele lotou as salas de cinema e quebrou recordes de vendas. Esse filme foi, até aquela data, o maior fenômeno de bilheteria. Ainda em 1993, ele também lançou “A Lista de Schindler”. Um filme que mostrava o sofrimento dos judeus durante a Segunda Guerra Mundial. Devido a esse filme, Steven Spielberg finalmente ganhou o Oscar de Melhor Diretor.

A nova empreitada de Steven Spielberg foi inaugurar um grande estúdio, a DreamWorks SKG. E o filme que marcou a inauguração das produções no estúdio foi “Amistad”, em 1997. No entanto, na mesma ocasião, um outro grande sucesso estava arrebatando as bilheterias, era o grande sucesso “Titanic”. Por isso, o filme de Steven Spielberg obteve um sucesso bem aquém do esperado.

No ano seguinte, porém, o cineasta se recuperou ao lançar o filme “O Resgate do Soldado Ryan”. Esse filme lhe rendeu o segundo Oscar de melhor diretor da sua carreira.

O próximo filme do cineasta, embora não tenha agradado muito a crítica, conseguiu agradar bastante aos seus fãs. No ano de 2002, lançou o filme “Minority Report” e o filme “Prenda-me Se For Capaz”. Ambos foram sucesso e agradaram tanto o público quanto à crítica.

Depois, ele lançou “O Terminal”, em 2004, e “Guerra dos Mundos”, em 2005. Ambos dividiram opiniões da crítica e do público. Para ambos, o segundo filme estava bem abaixo do esperado para um diretor como Steven Spielberg.

Em 2006, ele vendeu a DreamWorks para Paramount, outro estúdio. Porém, ele continuou como sendo o seu executivo principal. 

Vida Pessoal 

Steven Spielberg é casado com Kate Capshaw, atriz, com quem tem 5 filhos. Ela foi a protagonista de um dos filmes de Steven Spielberg, “Indiana Jones e o Templo da Perdição”. Ele também tem um filho com a sua ex-esposa, a atriz Amy Irving.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Históricos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *