Alex Escobar

Em entrevista coletiva que foi concedida logo após o jogo do dia 20 de junho, o técnico da seleção brasileira de futebol, Dunga, foi protagonista de um desentendimento com o respeitado jornalista Alex Escobar, da rede Globo de televisão. Tal qual uma moeda, esta história também tem dois lados. De um lado esta a imprensa, sempre disposta a conseguir as melhores matérias para conquistar o seu principal objetivo, a audiência. Por outro lado Dunga, o técnico gaúcho considerado muitas vezes indelicado, mas muito preocupado em alcançar a vitória levando adiante as suas convicções.

Sportv

Situação Delicada

Ser técnico da seleção brasileira não é tarefa fácil, não somente pelo fato de que cada brasileiro tem uma escalação particular para levar ao mundial, mas porque além disso temos a cultura de criticar, ainda que os resultados sejam positivos. É verdade que hoje a nossa seleção já esta fora do mundial, mas naquele momento estavamos dentro e com vitórias. Mas isto nunca é suficiente para a imprensa, para quem apenas a vitória é importante, desconsiderando todo o resto do trabalho e das campanhas que são realizadas para se chegar a um mundial, onde estão as melhores seleções do mundo. Agem como se fosse um campeonato onde outras seleções disputassem com o Brasil, o melhor do mundo, e não tratam os demais com o devido respeito quando assumem esta postura, pois todos que estão lá tem muitas qualidades, ou não teriam chegado tão longe.

Jogo de Interesses

O que vemos na mídia é apenas a ponta do iceberg. Existe um grande jogo de interesses envolvendo questões econômicas, grandes patrocinadores pressionando para mostrar suas marcas, tudo pelo dinheiro, pois para eles o que importa é a imagem de jogadores famosos com suas marcas, representando retorno financeiro garantido.

Alex Escobar

A Mídia

A rede Globo de televisão sempre esteve a frente na cobertura de eventos como a Copa do Mundo, com entrevistas exclusivas conquistadas através de acordos com os patrocinadores. Mas Dunga sempre foi contra isto, e não se dobrou ao poder de pressão da Rede Globo, o que gerou grande descontentamento na emissora. Não aconteceram entrevistas exclusivas, os direitos foram iguais para todas as emissoras.

Globo

O Repórter

Não se sabe ao certo se já haviam desentendimentos anteriores entre Alex Escobar e Dunga, mas é difícil acreditar que o técnico da seleção brasileira se descontrolou de graça como este repórter. Por que isto não ocorreu com representantes de outras emissoras? O mal estar estava instalado há muito tempo, e o episódio com Alex foi a gota d’água que fez transbordar o copo. A seleção hoje esta fora do mundial e Dunga, com certeza, não estará mais a frente da seleção, mas é admirável que ele não tenha se rendido às pressões da Globo, embora não estejamos aqui aplaudindo sua conduta deselegante com este repórter em particular.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Jornalistas

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *