Bárbara Gancia – Jornalista do Saia Justa

A jornalista Bárbara Gancia nasceu em São Paulo no dia 10 de outubro de 1957 e ganhou destaque por ser colunista do jornal Folha de S. Paulo. Além disso, atualmente Bárbara é uma das apresentadoras do programa do canal GNT, “Saia Justa”.

Bárbara ainda trabalha como colunista da BandNews FM e apresenta um programa chamado “Invasões Bárbaras” no canal Bandsports. Mesmo com todo esse trabalho a jornalista ainda tem tempo de escrever colunas mensais sobre animais domésticos, comportamento e golfe. O pai de Bárbara é o piloto e empresário Piero Gancia que já faleceu.

Programa Saia Justa

O Programa Saia Justa é um dos programas mais assistidos da TV a cabo, passa no canal GNT. Trata-se de um programa apresentado por várias mulheres e que tem como objetivo promover debates a respeito de temas relevantes. A atração já contou com várias apresentadoras diferentes ao longo dos anos como Mônica Waldvogel, Márcia Tiburi, Soninha Francine, Fernanda Young, Marina Lima, Betty Lago, Luana Piovani entre outras.

Ao lado de Bárbara Gancia no programa Saia Justa estão Maria Ribeiro, Monica Martelli e Astrid. No programa as apresentadoras precisam extrair dos convidados as suas opiniões a respeito de temas muitas vezes controversos. Trata-se de um debate a respeito do que se encontra em voga no momento.

Coluna de Bárbara Gancia

A jornalista tem uma coluna no jornal Folha de S. Paulo e quem se interessar em saber um pouco sobre o que ela escreve pode acessar os seus textos através do site do mesmo. Para isso basta acessar http://www1.folha.uol.com.br/colunas/barbaragancia/.

Bárbara Gancia X Paula Lavigne

No ano de 2013 o programa “Saia Justa” fez mais do que jus ao nome e Bárbara Gancia teve um embate com a convidada Paula Lavigne. O programa de que Paula participou como convidada foi especial a respeito de um tema polêmico que estava em alta naquele momento, a proibição de biografias não autorizadas. Paula é favor da proibição.

Para entender um pouco da confusão é necessário dizer que uma semana antes de Paula ir ao programa, Bárbara que também é colunista do jornal “Folha de S. Paulo” havia escrito um texto sobre o tema em que definia a contrariedade de Paula ao tema com o fato dela ser “gananciosa” e “oportunista”. Paula não deixou por menos e tentou atingir Bárbara no ponto que ela considerou fraco, a homossexualidade da jornalista.

Invasão de Privacidade

A discussão entre a empresária e a jornalista começou quando o tema que veio a baila foi a violação a privacidade das pessoas nas biografias não autorizadas. Sobre isso Paula perguntou para Bárbara: “Barbara, você é gay assumida, né?”, a jornalista respondeu que sim.

Paula então perguntou “Qual o nome da sua namorada?” e assim que ouviu a resposta (Marcela) perguntou: “Ela não vai se sentir bem vendo eu perguntar isso, é disso que estou falando, você não está entendendo na teoria e agora viu na prática como é ruim ter a privacidade invadida!”.

Ataques

No dia seguinte Bárbara foi procurada por alguns veículos de comunicação que desejam saber se ela ficou irritada com a provocação de Paula. Sobre isso Bárbara disse que parecia que a empresário foi ao “Saia Justa” somente para atacá-la em represália ao que a colunista escreveu. Para Gancia não havia interesse da empresária em debater o tema da proibição das biografias e sim de apenas fazer uma retaliação.

Gancia foi ainda mais além e disse que achou que Paula foi preconceituosa, pois enfatizou a sua opção sexual como se fosse ruim ser gay e como se ela devesse sentir vergonha de ter uma namorada e não um namorado. A briga continuou fora do palco enquanto Bárbara disse que não deve nada a ninguém e que não precisa do dinheiro da Lei Rouanet, Paula, disse que a jornalista teria pedido que o GNT editasse o programa para que algumas partes não fossem ao ar.

Paula garante que não teve a intenção de ser preconceituosa e que foi ao programa para fazer o debate sobre a proibição das biografias não autorizadas e não para fazer nenhum tipo de ataque pessoal.

A Questão da Privacidade

Bárbara Gancia assim como Mônica Bergamo, também colunista, defendem que não deve existir a necessidade de que alguém que deseja escrever uma biografia de uma pessoa famosa precise pedir autorização. Para a jornalista essa ideia de privacidade já não existe e as pessoas que estão presentes na mídia não podem fugir do fato de que suas vidas de alguma forma interessam para os demais.

As duas colunistas tiverem problemas com Paula Lavigne que é empresária e porta-voz da associação Procure Saber que é um grupo criado para defender a necessidade de os biógrafos peçam autorização para escrever biografias a respeito de pessoas famosas. Uma das discussões mais centrais que o tema gerou é que a lei da brecha para que os biografados possam proibir a venda de livros a seu respeito no caso de não concordarem com o que está escrito.

Sem Medo de Polêmicas

Uma das características que fizeram do trabalho de Bárbara tão reconhecido é o fato de que ela não tem medo de polêmicas e vai a fundo mesmo nos temas mais espinhosos. Trabalhar como colunista é difícil, pois é necessário emitir opinião a respeito de muitos temas e nem sempre dá para agradar todo mundo.

A discussão e os desdobramentos da história com Paula Lavigne foi somente um capítulo dos problemas que Bárbara vez por outra encontra. No entanto é interessante encontrar pessoas que se posicionam sobre os temas, hoje em dia as pessoas estão cada vez mais com medo de dizer o que pensam e dar uma opinião concreta.

Versatilidade

Outra característica bem interessante a respeito do trabalho de Bárbara é que ela é uma jornalista bastante versátil atuando em setores como esporte e opinião. O trabalho dela é bastante respeitado em todos os segmentos em que atua e por esse motivo é contratada de veículos de comunicação tão importantes como o canal GNT e a revista Vogue.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Jornalistas

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *