William Bonner

William Bonner é bem conhecido no Brasil inteiro, graças a bancada do Jornal Nacional, principal telejornal da Rede Globo. Nascido em Ribeirão Preto, interior de São Paulo, em 16 de novembro de 1963, William Bonemer Júnior preferiu adotar um “nome artístico” para carreira de apresentador. Ele também é publicitário, jornalista e escritor.

Há muitos anos, quem acompanha o telejornal da Rede Globo, no horário nobre, conhece o trabalho do jornalista e de editor-chefe, posto este, que deu a ele uma grande credibilidade no meio e para quem o assiste.

Início de Carreira

Apesar de ser um jornalista, pela grande visibilidade que tem por conta do jornal, se tornou uma celebridade. Não só o seu trabalho é acompanhado pelo público, mas também a sua vida privada. Bem discreto, casado com a também jornalista, Fátima Bernardes, com quem já dividiu a bancada do JN, Bonner tem três filhos, trigêmeos e ao máximo, é visto fazendo algum programa em família. Passos esses que não são ignorados pelos fotógrafos de fofoca de plantão.

Voltando a carreira de William Bonner, ele fez faculdade de Comunicação Social com ênfase em Propaganda e Publicidade, na Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, USP.

O seu primeiro trabalho foi para a “Agência da casa: o espelho Vênus”, no ano de 1983. Nesta época, com sua formação de publicitário era redator na agência.

Um ano depois, graças a sua voz marcante, William Bonner começou a trabalhar como locuto na Rádio USP FM. No ano seguinte, ele estava começando na televisão, na TV Bandeirantes de São Paulo, não só como locutor, mas também como apresentador.

A Ida de William Bonner Para a Rede Globo

Não demorou muito para que a Rede Globo percebesse o potencial como apresentador que tinha William Bonner e em junho de 1986, atendendo a um convite da direção da emissora carioca, ele passou a fazer parte da equipe do telejornal de São Paulo.

Bonner assumiu o telejornal local, SPTV, como apresentador e editor. Pouco tempo depois, ele assumiu também o Fantástico, sempre como apresentador, era o ano de 1988.

No ano de 1989, Bonner se transferiu para o Rio de janeiro e foi convidado para apresentar o Jornal da Globo, onde ficou entre os anos de 1989 e 1983. Nesta época, foi quando ele começou a trabalhar com Fátima Bernardes.

A próxima experiência do apresentador foi no Jornal Hoje, onde ele também era editor-chefe, que ele ficou entre os anos 1994 e 1996. Saindo direto para a bancada do Jornal Nacional, no ano de 1996, lugar que ele ocupa até os dias atuais.

Bonner apresentou o jornal sozinho de 1996 a 1998, quando passou a dividir a bancada com Fátima Bernardes. A partir de 1999, Bonner passou a ser apresentador e editor-chefe do Jornal Nacional.

William Bonner: Lançamento de Livro

No ano de 2009, William Bonner começou um “novo trabalho”, lançou um livro “Jornal Nacional: Modo de Fazer, uma sua homenagem aos 40 anos do JN. No livro ele conta um pouco dos bastidores e dos preparativos para entrar no ar todas as noites com telejornal.

O livro também tem a jornalista Fátima Bernardes na capa ao lado de William Bonner. O jornalista doou todos os direitos da publicação à Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, na qual havia estudado na adolescência.

O lançamento do livro foi um sucesso e aumentou ainda a sua popularidade, foi quando William Bonner aderiu as redes sociais, entrando para o microblog Twitter. Em pouco tempo, ele viu seu número de seguidores subir e chegar a 4.000.000 de pessoas, mas não só do Brasil, de muitos outros países.

Prêmios Recebidos ao Longo da Carreira

Além do sucesso com o livro e nas redes sociais, o trabalho de William Bonner na bancada do Jornal Nacional também foi reconhecido, em várias ocasiões. A primeira delas foi em 2010, no dia 3 de março, quando ele recebeu o Shorty Awards, considerado o oscar do Twitter. É um prêmio oferecido a quem é considerado um dos “melhores” perfis de usuários, para organizações, ativistas, celebridades e atores.

No mesmo ano, em 30 de abril, porém, William Bonner deixou o microblog de lado, o Twitter, alegando que precisava de mais tempo para cuidar das obrigações profissionais e também da saúde.

No mesmo ano, em 2010, Bonner foi homenageada e premiado no programa de Fausto Silva, o Domingão do Faustão, na festa de “Melhores do Ano”, na categoria jornalismo.

Cronologia do Trabalho de William Bonner na Rede Globo

  • entre os anos de 1986-1989 – SPTV – apresentador
  • entre os anos de 1988 – 1990 – Fantástico – apresentador, editor-chefe e repórter
  • entre os anos de 1989 – 1993 – Jornal da Globo – apresentador, editor-chefe e repórter
  • 1996 até os dias atuais – Jornal Nacional – apresentador, editor-chefe e repórter

Premiações Que Recebeu

  • Em 2003 recebeu o prêmio Unesco na categoria jornalismo.
  • Em 2009 recebeu o prêmio Melhores do Ano como melhor jornalista.
  • Em 2010 recebeu o prêmio Shorty Awards daquele ano como categoria jornalismo.
  • Em 2011 recebeu o Emmy Internacional representando o Jornal Nacional na categoria “Notícia”.
  • Em 2013 recebeu o prêmio Melhores do Ano daquele ano como melhor jornalista.
  • Em 2014 recebeu o prêmio Troféu Mario Lago como “troféu Mario Lago pelo conjunto da obra”.

William Bonner é casado com a também jornalista Fátiam Bernardes desde 1990, com quem teve três filhos, trigêmeos, Laura, Beatriz e Vinícius, a partir de uma inseminação artificial. Recentemente, o apresentador do JN disse que considera um “milagre” estar casando há tanto tempo, uma vez que ele e a esposa são diferentes em tudo. Mas, que segundo ele, o que une o casal é o amor que supera qualquer diferença.

Fátima Bernardes depois de muitos anos dividindo a bancada do JN com o marido ganhou um programa de entretenimento na Rede Globo e passou o lugar para Patrícia Poeta, que já deixou o jornal para a colega Renata Vasconcelos.

O Jornal Nacional está passando por problemas com a audiência, depois de muitos anos sendo líder no horário, se vê perdendo pontos. Espera-se que o telejornal ganhe um ar mais descontraído e com isso melhore novamente.

Um dos maiores jornalistas do Brasil é William Bonner, atualmente sendo o ancora, diretor e redator do Jornal Nacional, um dos mais assistidos em todo país. Além de jornalista, William Bonner também é escritor e lançou um livro que conta a história do Jornal Nacional, tudo que eles precisam passar para que o programa aconteça perfeitamente.

William é casado com Fátima Bernardes que divide com ele a apresentação do telejornal todos os dias na rede globo. William Bonner nasceu no dia 16 de novembro de 1963, na cidade de São Paulo. Veja a seguir fotos do jornalista:

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Jornalistas

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Preciso mandar uma reacdo para a FÁTIMA BERNARDES

    HYNEIA ACONCEIÇÃO AGUIAR 25 de abril de 2011 15:58
  • Eu resido na comarca de São Caetano do Sul, São Paulo, quero mandar uma recado para ajornalista Fátima Bernardes, adianto que não nenhum pedido de dinheiro e similares.

    HYNEIA ACONCEIÇÃO AGUIAR 25 de abril de 2011 16:00
  • Admiro a jornalista Fátima Bernardes pela simplicidade, sinceridade e profissional que admiro muito.

    HYNEIA ACONCEIÇÃO AGUIAR 25 de abril de 2011 16:02
  • quero deixar um recado a Fatima Bernardes , ela e linda , mas tem q mudar o corte do cabelo, por exemplo fazer um corte igual a personagem marusca da novela das 19 hr de AQUELE BEIJO,ela iria ficar mais linda ainda.

    josy 5 de novembro de 2011 23:46

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *