Jackson 5

O grupo se inspirou em superstars do soul, incluindo Marvin Gaye, James Brown e Etta James. Sob a direção de seu pai, Joe Jackson, The Jackson 5 deslumbrou o público com sucessos como “ABC”, “The Love You Save” e “I Want You Back”, tornando-se conhecido pela sua coreografia impecável e cativante.

Composição

Jackson 5

Jackson 5

Os cinco filhos mais velhos de Katherine Jackson, uma dona de casa e devota das Testemunhas de Jeová, e Joe Jackson, um operador de guindastes, eram o conteúdo dos Jackson 5. Os Jacksons tinham nove filhos no total, e Joe, um músico a tempo parcial, incutiu o amor pela música em todos eles. Embora muitos dos seus filhos demonstraram talento, Joe logo descobriu que seus cinco meninos mais velhos tiveram uma grande promessa. Em 1964, ele começou a ensinar as coreografias, a fim de que fizessem uma apresentação na Motown.

Naquele ano, The Jackson 5 fez a sua estreia auspiciosa no Mr. Lucky’s, uma discoteca local. Em 1965, os irmãos ganharam um show de talentos, e o grupo foi logo perseguido pela Steeltown Records, um selo regional que registrou o primeiro esforço comercial da banda. O sucesso do primeiro single da banda ajudou a entrada dos irmãos em locais proeminentes de Chicago, e sua maior exposição ganhou-lhes o trabalho como um ato de abertura para o grupo ficar mais estabelecido.

Teatro Apollo

Grupo

Grupo

Mas The Jackson 5 aterrou uma chance de fama verdade no lendário Apollo Theater. A multidão estava encantada com a sofisticação do grupo de Michael, chamaram a atenção de celebridades, incluindo Gladys Night, Bobby Taylor e Diana Ross. Cada uma destas estrelas relataram sua descoberta para os executivos da Motown Records.

Em 1968, The Jackson 5 fizeram um teste para o presidente da Motown Records, Berry Gordy. Este estava relutante em assinar um contrato com o grupo, convidando a banda para tocar no estúdio de Detroit. Um executivo da Motown gravou o show para que o executivo assistisse depois, e ao ver o teste gravado, Gordy rapidamente assinou um contrato de duração indeterminada e mudou a banda para a área de Los Angeles.

Carreira

Carreira

Carreira

Gordy teve uma participação ativa na condução da carreira do grupo, e trabalhou estreitamente com eles para popularizar sua imagem e presença no palco. Ele juntou a banda com uma equipe de produção conhecido como “The Corporation”, composta por Gordy, Freddie Perren, Deke Richards e Mizell Alphonzo, que foi carregado com a tarefa de escrever as canções de sucesso da estréia The Jackson Five’s na gravadora Motown.

Em dezembro de 1969, a Motown lançou o disco Diana Ross Presents The Jackson 5, e dentro de um mês o single “I Want You Back”, atingiu o primeiro lugar nas paradas de sucesso. Ao longo dos próximos dois anos, o grupo marcou mais diversas top hits como “ABC”, “The Love You Save” e “I’ll Be There”, bem como várias aparições na televisão.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Músicos

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *