Criadores da Galinha Pintadinha

A Galinha Pintadinha é o sucesso infantil do momento. O personagem lúdico voltado para crianças menores de cinco anos anda fazendo tanto sucesso que arrastou outros seguimentos que não o de musica como o de decoração de festas, já que a personagem é sucesso em sacolinhas para criança, painéis e não tem uma festinha que não toque o DVD já na sua terceira versão. O sucesso por trás de tal personagem está em dois nomes: Marcos Luporini e Juliano Prado.


Com nome simples, mais os criadores pensaram que uma galinha azul e que não canta na verdade faria sucesso. O nome foi criado apenas por brincadeira para se ter um vídeo na rede social Youtube. A animação é simples e nada rebuscada e com cores fortes, um pouco exageradas. Mas a galinha faz sucesso e anda vendendo mais que a tradicional Xuxa e seu projeto Só Para Baixinhos.

A Galinha Pintadinha era só uma Brincadeira para o Youtube

A Galinha Pintadinha é paulista, mais precisamente da cidade de Campinas, em São Paulo. Os produtores musicais e autores da obra são Juliano Prado e Marcos Luporini, que criaram o vídeo apenas para uma brincadeira e uma espécie de teste. Postaram no Youtube e por mais de um ano ficou esquecido. Eventualmente alguém curtiu, gostou, saiu compartilhando e o vídeo virou uma febre com mais de 500 mil visualizações. De lá em diante o sucesso foi tamanho que os autores resolveram criar mais vídeos e acabaram por forma o primeiro DVD da Galinha Pintadinha, uma febre tanto de vendas oficial como de pirataria.

O que começou com um projeto independente virou um sucesso e ganhou fundos de incentivo. A obra contou em seu primeiro DVD com o Fundo de Investimentos Culturais de Campinas e da Europa Filmes, um patrocinador também da quarta edição e quem sabe mais obras. Parece que mais DVDs podem vir por ai, pois o reinado da galinha ainda tende a ficar por muito tempo tamanho é sucesso da pequena cantora.

Galinha Pintadinha Resgata Contos Antigos

O sucesso da Galinha Pintadinha é um pouco maior porque ultrapassa modismos e tendências. Ela começou a ser vista por adultos e estes curtiram bastante o projeto. O motivo? Um resgate aos contos antigos de duas décadas atrás, os quais os adultos de hoje ouviam quando crianças. A galinha pintadinha canta sucessos clássicos da infância nacional chamados cantigas de rosa. Os mais conhecidos hits são Atirei o Pau no Gato, A Loja do Pai Francisco, A Formiguinha, dentre outros do primeiro álbum. As produções com canções da própria galinha surgiram em maior quantidade no segundo álbum, com apenas uma musica no primeiro.

O mais importante para os pais em relação a personagem são suas musicas. Em uma década em que o funk e musicas nada agradáveis para os pequenos impera nas rádios, o resgate ao clássico veio em muito boa hora. São canções do agrado dos pais, avos e demais parentes em festas que não ferem outras pessoas. Com letras puras, sem teor sexual ou conotação imprópria quando interpretadas. É apenas uma boa canção de roda, distante da realidade de muitas crianças da era do smarthphone.

A Galinha Pintadinha é um personagem lúdico de sucesso em vendas também por sua força histórica. As canções cantadas pelos personagens em anexo do vídeo como outras galinhas e uma jovem menina de cachinhos são antigas, bem antigas. Estão na tradição popular por mais de cinquenta anos, mas havia sido esquecidas pelos mais jovens porque aparentemente não havia espaço para a personagem na modernidade. O vídeo e seu sucesso mostram que não.

Vídeos Atraem Pelas Cores Também!

Não dá para negar o quanto a imagem da galinha pintadinha é envolvente para as crianças. Os vídeos foram elaborados de forma simples, com musica e muitas cores. A galinha de um azul forte e suas pintas brancas tomam a cena nos vídeos em desenhos simplistas, com traços grosseiros e bem semelhantes com a realidade lúdica infantil. Com canção e tantas cores na tela, as crianças se sentem hipnotizadas olhando os vídeos e acabam por se soltar e passar horas quietinhas na frente da TV.

A música com letra simples e voz suave também atrai bastante. A maior parte é bem repetitiva e decorativa, instigando crianças menores de 2 anos a dançar e tentar cantar junto. As letras são fáceis e sem teor de violência, ficando fácil para entrar na memoria infantil e se fixar. Os animas mexendo também são bem envolventes e cativam a criançada que passam quase uma hora ouvindo as mais de vinte musicas curtas do DVD.

Galinha Pintadinha sai em Turnê Oficial

Em diversas cidades atores lançaram espetáculos infantis baseados na Galinha Pintadinha. Mas para quem quer ver o DVD oficial mesmo, a Galinha está com um lançamento especial começando em 2013 no Rio de Janeiro: galinha pintadinha oficial, com apresentação em todo o Brasil muito em breve. O musical terá a marca oficial da galinha e canções antigas e novas.

Galinha Pintadinha em Aplicativos para Tablets e Smartphones

Crianças mais conectadas podem fazer uma ligação entre o passados pais e presente da tecnologia com os aplicativos com a galinha para smarthphones e tablets que usam o sistema operacional Android. O jogo permite ouvir algumas canções e brincar de forma educacional com números, formação de palavras e letras do alfabeto, para crianças entre dois e sete anos de idade.

Galinha Pintadinha é um Produto Licenciado

A galinha não é apenas qualquer galinha, mas uma marca de luxo no universo dos brinquedos. Existe uma marca oficial para produzir itens como mochila, canetas, cadernos e outros itens para crianças escolares e lúdicos. A galinha em pelúcia existe nas lojas no formato com musica e que dança e pula. Apesar da concorrência quase desleal com a pirataria, a marca anda vendendo bastante se tornando rapidamente um dos produtos mais vendidos dos últimos meses e sua versão em pelúcia chegou a ser o boneco mais presenteado do fim de ano. Houve também ovo de páscoa oficial e mais novidades são esperadas para breve no mercado.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *