Para Entender um Gênio Chamado Vicent Van Gogh

O homem que ficou conhecido mundialmente por suas telas geniais e fez parte do movimento artístico conhecido como pós impressionista, nasceu na Holanda, no dia 30 de Março de 1853. Van Gogh tinha três irmãs e dois irmão, sendo que seu irmão Theo,era o mais novo e foi o mais próximo do talentoso pintor. Theo foi seu amigo e o ajudou emocionalmente, apoiando-o nas piores fases de sua vida. O artista era um homem difícil e com sérias complicações psíquicas, inclusive os pesquisadores acreditam que ele, era portador de uma doença que, atualmente conhecemos como, Transtorno Bipolar do humor. Mesmo com seus altos e baixos, ele começou a trabalhar ainda muito jovem, com apenas 15 anos. Trabalhava na época para um comerciante de arte na cidade de Haia. Na fase adulta, Van Gogh foi morar em Londres, onde sentiu uma atração muito grande por assuntos ligados a igreja. Ele na verdade viajou muito pela Europa e devido ao interesse por assuntos religiosos, acabou estudando teologia em Amsterdã e mais tarde passou a atuar como pastor na Bélgica. Aos 27 anos, foi que ele começou realmente a se descobrir como pintor de telas e passou a se dedicar mais a isso. Nessa época o impressionista recebeu uma significativa influência da escola de Haia, na cidade com o mesmo nome, que retornou depois de muito tempo. Desenvolveu suas habilidades artísticas em grande escala nesse período, elaborando uma série de técnicas utilizando-se do jogo de luzes. O foco de suas reproduções nesse período era retratar a vida cotidiana dos trabalhadores que viviam na zona rural da Holanda. Com uma vida perturbada e com intensos e conturbados amores, o homem que produziu quadros valiosíssimos e foi admirado por milhares de pessoas, de todas as gerações depois da sua, nunca conseguiu uma vida tranqüila e feliz. Vicent era um homem que reproduzia também suas angustias e vivencias na tela, e foi muito ligado a família e amplamente controlado por seu pai

Pintor

As Doenças, os Amores e os Principais Trabalhos

Depois de passar por um longo tempo na escola de Haia, ele foi morar com o irmão em Paris, a cidade que mudou sua vida. Em Paris, Vicent Van Gogh conheceu o grande amigo Paul Gauguin,e outros pintores , como Emile Bernard, Edgar Degas e John Peter Russel. Em 1881, ele se envolveu com uma prostituta que estava grávida e já tinha outro filho. Seu pai ficou sabendo e exigiu que Van Gogh se afastasse dela e ele o fez. E não foi a única vez que seus relacionamentos amorosos fracassaram por incompreensão da família. No caso do seu segundo amor, foi a família dela que não aceitou o pretendente, e eles de certa forma tinham razão. O pintor não conseguia se sustentar, era acometido por depressões, era péssimo com as relações sociais, digamos que, não tinha como ser considerado um “bom partido” para a época. E foi assim que Margot Begman saiu da sua vida. Ela queria casar com o jovem artista e quando a família se posicionou contra, ela tentou o suicídio. Em 1885, sua primeira grande obra é pintada, foi logo depois que o pai do artista morreu devido a um infarto. A obra levou o nome de “Os comedores de batata”. Nessa época o pintor ele tinha voltado a morar na Holanda, onde se dedicava a pintura com muita intensidade. Com a morte do pai, ele resolve voltar para Paris e para a casa do irmão Theo. E começa a beber absinto, a droga que o acompanhou até seus últimos dias de vida. O absinto deixava Van Gogh cada vez mais depressivo e provocava nele surtos psicóticos. Ele então, inspirado no liquido, que era conhecido como Fada verde, produz outro quadro de grande sucesso, “Natureza morta com absinto”. Depois de sua estada em Paris, ele aprende muito de novos conceitos de pintura e passa a aplicar pontilhismo em suas telas, inspirado em Georges Seurat. Muda também as cores aplicadas em suas pinturas, aderindo a tons mais claros. A partir dessa nova concepção, Vicent retrata quadros como “Mulher sentada no café de Tambourin”, “A ponte Grande Jatte sobre o Sena”, “Quatro Girassois”, entre outros.
Van Gogh se muda para o sul da França e o amigo e pintor Gauguin resolve acompanhá-lo e foi nesse período que ele pintou obras inspirado nas paisagens do lugar. Surgem as telas consagradas, como “A casa Amarela”, “Girassóis” e “O vinhedo Vermelho”, que lhe rendeu o primeiro retorno financeiro e único em vida. Acredite ou não o grande gênio só lucrou 400 francos com a pintura. Ainda pintou outras obras conhecidas nessa mesma etapa, como “A cadeira de Van Gogh” e “A cadeira de Gauguin”.

Obras

Os Escândalos e a Morte

Já perturbado por seu temperamento instável e suas depressões abaladoras, o grande artista entra em conflito com o amigo Gauguin e chega a cortá-lo com uma navalha em uma de suas brigas. Depois do ocorrido, ele fica muito abalado e resolve cortar com a mesma navalha o lóbulo de sua orelha e a embrulha em um lenço, levando-a até uma amiga prostituta chamada Rachel. Van Gogh é então encaminhado a um hospital e depois de ser liberado pinta o quadro que ficou conhecido como, “Auto- retrato com a orelha cortada”. Já tomado por alucinações e paranóias, resultado de sua doença psiquiátrica ele é internado num hospital psiquiátrico. Em 1890, ele morre, dois dias depois de atirar em seu próprio peito. Vicent Van Gogh morre nos braços de seu irmão Theo. E segundo pesquisadores suas últimas palavras foram “La tristesse durera toujours” (A tristeza durará para sempre)

Auto Retrato

Autoria: Clarissa Pippi

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Fatos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *