O Personagem Félix da Novela Amor à Vida

As novelas exibidas pela Rede Globo têm feito muito sucesso há mais de 30 anos, isso especialmente em razão dos personagens que sobressaem e nessa classe podemos considerar com mais destaque os vilões. Estes, geralmente, fazem muito mais sucesso que os bonzinhos nas tramas.

Os vilões da TV povoam o imaginário humano, por expressarem o que sentimos no fundo da alma, mas não podemos expor em razão de convenções sociais e caráter, já que sabemos discernir com clareza o bem do mal e o ruim do bom. Porém, algumas maldades ditas têm um efeito terapêutico na vida de muitas pessoas, então, grande parte dos telespectadores torce pelo vilão da história.

Atualmente no horário das 21 horas, a Rede Globo está apresentando a novela Viver à Vida, cujo vilão Félix Khouri tem se destacado, especialmente por suas tiradas de humor negro, seus trejeitos diferenciados e ainda por ser um homossexual que não pode viver sua orientação sexual livremente, tendo vista que é casado e filho de um médico de renome. Além disso, a família possui um enorme patrimônio, o que faz crescer em Felix o desejo pelo dinheiro e poder.

Felix, o Vilão de Viver à Vida

O personagem Félix vivido pelo ator Mateus Solano na trama “Amor à Vida”, não é unanimidade, pois vilões nunca o são. Muitos comentaristas de TV apontaram diversas inconsistências na construção de sua personagem, uma delas estaria voltada para o fato de não haver sentido algum em sua atitude de desfalcar a empresa de seu próprio pai, sendo que ele é herdeiro daquele patrimônio e ainda em tomar sua sobrinha recém-nascida nos braços e depositá-la em uma lata de lixo.

Mas, o que sabemos é o que mundo da dramaturgia não é próprio para fazer sentido ou ter fundamento, visto que há pessoas “da vida real” que são capazes das mais diversas atrocidades em nome do poder e do dinheiro e Félix representa muito bem a todas elas.

Além das críticas ao personagem, a atuar de Mateus também tem sido foco de muitas delas, pois dizem que ele era tem-se mostrado exagerado demais nos trejeitos, aproximando-se demais de algo caricato. Isso talvez ocorra em razão dele tentar a todo o custo esconder sua homossexualidade, mas sem muito sucesso.

Outros críticos ainda abordam o fato de que Félix estaria prestando um serviço inverso à classe dos homossexuais, especialmente por ser tido como pessoa, cruel, fútil e extramente sem escrúpulos. Porém, o que podemos dizer é que pessoas com essas terríveis características são possuidoras das mais diversas orientações sexuais e o vilão talvez até seja assim por não ter conseguido viver sua vida da maneira que sua natureza gritava.

Há homens e mulheres bons e ruins, assim como há heterossexuais e homossexuais com maldade e bondade dentro de si. O que sabe verdadeiramente é que p personagem tem sim feito grande sucesso entre o público, chamado por muitos telespectadores de “Bicha Má” e até mesmo de “Carminha de Calças” (Carminha foi a vilã da novela Avenida Brasil, exibida anteriormente pela Rede Globo).

Há Também Elogios

O que ninguém pode negar é que Félix já é considerado o mais respeitável personagem gay da teledramaturgia do Brasil. O malvado desempenha um fundamental papel na trama escrita por Walcyr Carrasco, e possui uma complexidade interior que todos seus antecessores não tiveram.

Na pele do malvado Félix, Mateus Solano vem rejeitando todas as possíveis comparações com a vilã anterior do horário, Carminha vivida pela atriz Adriana Esteves, de “Avenida Brasil” e ainda carrega a bandeira de que o beijo gay deve acontecer na TV de maneira natural, já que ocorre livremente na sociedade. Segundo o ator, se for muito velado, acabará fazendo com que o aumento do preconceito cresça ainda mais.

Ainda de acordo com Solano, o autor da trama, Walcyr Carrasco pretendeu com o personagem Félix, mostrar ao grande público que a homossexualidade masculina ou feminina não é uma simples escolha, e sim uma condição.

Mateus Solano não criou sua personagem do nada, ao contrário, estudou bastante para isso, lendo publicações sobre o nazismo alemão e ainda o livro de Philip Zimbardom chamado de “O Efeito Lúcifer”. Dessa forma queria justificar algo que apontasse o porque do ser humano ser mau, de acordo com a educação que recebera e ainda das circunstâncias em que vivia.

Na trama observa-se que Félix se sente extremamente ressentido por não ser amado pelo pai, da mesma forma que a irmã Paloma o é, mas sua essência é má. O vilão é egocêntrico, excêntrico e tem grande predileção pelo poder.

Alguns temas de grande polêmica, como “saída do armário” e violência homofóbica foram tratados com sensibilidade pela novela, por isso, foram bem recebidos pelos telespectadores.

Agora a Televisão Brasileira tem seu primeiro vilão homossexual, que esconde sua opção sexual para conquistar a confiança e o amor do pai. E em tempos de preconceito sexual, o personagem veio para mostrar o que fato pode acontecer quando uma pessoa tenta refrear seus sentimentos e impulsos em nome de parecer uma coisa não é, aos outros.

O Sucesso de Félix na Internet

Como o Félix de “Amor à Vida” é extremamente rápido e sarcástico em suas tiradas, os fãs da novela e do personagem vivido por Mateus Solano foram mais rápidos ainda e criaram vários perfis engraçados nas redes sociais.

Os perfis reproduzem diálogos da novela, e ainda criam versões do Félix passando diversos conselhos, frases com efeito profundo, cômico e interagem ainda com outros artistas.

Os nomes são os mais variados, como Félix Maléfica, Félix Bicha Má, que inclusive é seguido por muitas pessoas e ainda têm suas tiradas reproduzidas nos mais variados perfis, dando indiretas e diretas em todas as pessoas.

Para conhecer melhor todos os perfis, acesse a internet e se quiser ver a atuação primorosa de Mateus Solano basta assistir à novela, que é exibida no horário das 21 horas, na Rede Globo, de segunda a sábado, sempre depois do Jornal Nacional. Aproveite e tire suas próprias conclusões sobre o personagem, o ator e todo o elenco da trama global, que ainda possui artistas renomados como Antonio Fagundes, Suzana Vieira, Eliane Giardini e muitos outros.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Atores

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *