Séries Bíblicas da Record

A Rede Record de Televisão investe pesado na criação de séries bíblicas e tem sido alvos de algumas piadinhas e também foco de algumas discussões. A grande rival Rede Globo apresenta um portfólio de séries mais variado com todos os tipos de temáticas enquanto a Record insiste em conquistar uma melhor audiência com o mesmo tipo de série.

O que você acha sobre as séries bíblicas da emissora? Será que elas seguem mesmo a Bíblia? Saiba mais sobre essa nova forma de fazer séries de alta qualidade para TV que se inspira em passagens da Bíblia.

O Começo das Séries Bíblicas

A Record é a primeira emissora a produzir séries de alta qualidade inspirada em passagens e livros da Bíblia. Para quem pensa que o investimento do canal é recente nessa temática está enganado. A primeira tentativa da emissora foi com a série “O desafio de Elias” que foi ao ar no de 1997.

Nessa época a emissora ainda não tinha tanto dinheiro para investir nas suas produções e por isso essa série acabou recebendo algumas críticas pela baixa qualidade e também pelo seu roteiro. Apesar disso a série foi reprisada muitas vezes nas madrugadas evangélicas da Record.

No ano de 1999 a série voltou a um horário nobre compondo a grade das 20h na emissora dos bispos. Nesse espaço de mais de 10 anos a emissora cresceu a olhos vistos e com mais dinheiro para investir em séries as histórias da Bíblia continuaram ganhando as telinhas. Já foram produzidas A História de Ester, Sansão e Dalila, Rei Davi e José do Egito.

Acredita-se que as séries bíblicas tem garantido um bom lucro para a Record isso porque o ritmo de produção está de uma série a cada ano.

Será Que Segue a Bíblia?

O Caso de Sansão e Dalila

Na Bíblia a história de Sansão e Dalila pode ser encontrada no livro de Juízes 16.1-31. Quem conhece a Bíblia sabe que se trata de uma história pequena embora já tenha se transformado até mesmo em filme Hollywoodiano.

Nessa história não se sabe quase nada sobre o Dalila e muito menos a respeito de sua família. Na série da Record existe uma grande ênfase na beleza de Dalila e na sua sensualidade, o que não está explicito no texto das escrituras. A atriz escolhida para o papel foi Mel Lisboa e na pele de Dalila ela sabe que possui uma beleza fora do comum que mexe com os homens.

Filha única, Dalila, é uma mulher filisteia da região do vale do Soreque, vive com sua mãe Agar e o padrasto Rudiju que a persegue. Sua mãe não acredita quando ela diz que o padrasto a assedia e assim ela precisa sair de casa. Para ter a vida que sempre sonhou a jovem e bela se torna cortesã do príncipe Inárus.

A personagem tem uma dualidade bem interessante para a série, pois as vezes age como mocinha e outras vezes é uma vilã. O que se pode observar é que a Bíblia não fala sobre a Dalila ter um padrasto e muito menos que ele a perseguia.

Além disso, na série de TV foi ela quem cortou as tranças de Sansão enquanto esse dormia, mas na Bíblia consta no livro de Juízes 16:9 “Então ela o fez dormir sobre os seus joelhos, e chamou a um homem, e RAPOU-LHE as sete tranças do cabelo de sua cabeça. e começou a afligi-lo, e retirou-se dele a sua força.”

Apesar de não seguir a risca a Bíblia a série escrita por Vivian Oliveira foi um grande sucesso tendo sido filmada em cinco cidades cenográficas diferentes, inclusive num set no Canadá.

A Série Rei Davi

A série sobre Davi foi bem completa, pois mostrou todas as principais etapas da vida do pastor de ovelhas que derrotou um gigante e se tornou o Rei de Israel. A produção dessa série levou nada menos do que R$25 milhões da emissora.

Um dos principais incômodos que os cristãos num geral sentiram em relação a essa série foi a erotização que foi dada a alguns personagens como a bela Bate-Seba (Renata Dominguez) que chegou a fazer uma cena em que tomava banho nua e Davi (Leonardo Brício) a observava.

O que muitas pessoas não gostaram foi da criação de cenas e situações que não estão na Bíblia para criar a história romanceada de amor entre Bate-Seba e Davi. Uma das cenas que mais foi alvo de críticas é aquela em que os dois se conhecem, Davi salva Bate-Seba dos beduínos. Isso simplesmente não existe na Bíblia.

Outro “erro” apontado diz respeito ao gigante Golias que é apresentado como um homem “mudo” já que não troca uma só palavra com Davi. Porém, na Bíblia o gigante conversa com Davi “I Samuel 17: 43-44. Disse, pois, o filisteu a Davi: Sou eu algum cão, para tu vires a mim com paus?” dentre outras frases.

A série Rei Davi trouxe mais uma grande dor de cabeça para a Record isso porque o patrocínio maior da produção foi da cervejaria Itaipava. Muitos cristãos reclamaram, pois acharam que não condizia com a temática da série.

Sobre isso a Record chegou a se manifestar declarando que “Você precisa saber que a concessão dada à Record é comercial, ou seja, ela não é uma emissora religiosa, assim como a minissérie não é cristã. Por isso, para toda a programação é necessário ter patrocinadores. Você deve ter ouvido falar que cada episódio custou cerca de 1 milhão de reais e alguém tem que pagar essa conta”.

A História de Ester

A história de Ester foi a série bíblica da Record em 2010 e gira em torno de uma bela jovem que é judia chamada Hadassa e que um dia é levada assim como todas as demais virgens da região para ser candidata a nova rainha da Pérsia.

Mesmo encantada pelo rei ela se mostra indignada por ser obrigada a se deitar com ele contra a sua vontade o que faz com que ele se apaixone por ela. O grande problema é contar para o rei o seu verdadeiro nome e que é uma judia uma vez que o rei Assuero é contra o povo judeu.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *