Solange Badim: Perfil da Atriz

Solange Badim, cuja data de nascimento não foi divulgada, nasceu na cidade do Rio de Janeiro em 1964, portanto tem aproximadamente 49 anos. É uma reconhecida atriz brasileira que vem fazendo muito sucesso na TV com sua personagem da novela Salve Jorge, exibida pela Rede Globo no horário nobre, a dona de casa Delzuite, que é apaixonada pelo marido mulherengo, chamado Pescoço, um ex-presidiário que não quer saber de trabalhar com nada e, para isso, inventa mil e uma doenças, especialmente dores na coluna.

A atriz que não é novata na TV, fez sua grande estreia participando da famosa novela Porto dos Milagres, exibida ainda no ano de 2001. Mas, só agora conseguiu de fato um papel de destaque e irreverência. Antes de participar do elenco da novela Salve Jorge, ainda em 2012, Solange, no ano anterior, participou no teatro da peça Emilinha & Marlene, as Rainhas do Rádio.

A Vida de Solange Badim

A história de vida dessa atriz é bastante semelhante a de muitos outros artistas, repleta de percalços até chegar ao devido reconhecimento por seu trabalho. Solange começou seu trabalho no teatro, tendo como professores duas feras, Maria Padilha e Miguel Falabella, no Colégio Andrews, em 1979. Sua carreira como profissional começou há bastante tempo, em 1981, participando de uma peça de Paulo Reis, chamada “Banhos”.

Seu gosto pela arte foi tão grande, que depois de ter pisado no palco pela primeira vez, não parou mais. Em seu extenso currículo há participações em diversos espetáculos, e neles conseguiu uma grande bagagem, trabalhando especialmente com renomados diretores, como: Cecil Thiré, Sergio Britto, Sura Beritchevski, Hamilton Vaz pereira, Domingos de Oliveira, Antônio de Bonis, João Bethencourt, Claudio Botelho e Charles Möeller.

No ano de 1987, Solange foi indicada em dose dupla para o importante Prêmio Mambembe disputando na categoria de melhor atriz por dois trabalhos: “A Gata Borralheira” e “Sujô no Olimpo. Já no ano de 1995, ganhou o Prêmio Cultura Inglesa de Teatro por sua participação em “As Armas e o Homem de Chocolate”.

Ainda no mesmo ano, fez sua primeira apresentação TV com a minissérie “Decadência” da TV Globo e, somente depois atuou na novela “Porto dos Milagres”. Depois disso ainda fez diversas outras participações relâmpagos por vários programas como “A diarista”, “Sob Nova Direção”, “Carga Pesada”, e também no semanário “A grande família”.

Seu rol de participações em espetáculos não para e ele ainda atua em vários deles, como “A Mulher sem Pecado”, do escritor Nelson Rodrigues, “Sonhos de um Sedutor”, “Peter Pan”, “1/4 de Amor”, “Mercedes de Medelin”, “As Guerreiras do Amor”, “Bonifácio Bilhões”, e ainda “Cafona, sim, e daí?”.

De uns tempos para cá, passou a ter mais notoriedade por se apresentar em diversos musicais de grande prestígio, como “Dolores”, “A Noviça Rebelde”, “Arca de Noé”, “Cristal Bacharat”, “Suburbano Coração”, “Rádio Nacional – As ondas que conquistaram o Brasil”, “Oui, oui a França é Aqui”, “O Fantasma do Teatro”, “O Século do Progresso”, “Lamartine para Inglês ver” e “Company”. Depois ainda atua em Emilinha e Marlene, interpretando uma das divas da Rádio Brasileira, Marlene.

No ano de 2008, integrou a montagem do famoso musical “A Noviça Rebelde”, de Claudio Botelho e Charles Möeller, e por ele foi indicada para Prêmio APTR, concorrendo na categoria de melhor atriz coadjuvante. Em 2012, como já dissemos, conquistou seu papel de maior destaque numa novela do horário nobre, participando de “Salve Jorge”, como Delzuite.

Um Pouco Mais Sobre Solange Badim

A divertida atriz tem muitos motivos para comemorar, pois quase aos 50 anos conquistou o papel de Delzuite seu lugar de destaque em Salve Jorge, e percebeu que sua personagem logo caiu nas graças do povo.  Ela mesma, em entrevista declarou, que deve aproveitar sua nova fase, pois apesar de ser sua segunda novela, é mais como se fosse a primeira, pela grande repercussão.

Bem diferente de sua personagem, Solange Badim afirma que jamais brigou por causa de algum homem, no entanto, rebate que já passou por momentos na vida que a fizeram sentir muita raiva. Mas, que apesar de tudo não guarda rancor ou mágoa de ninguém.

A Delzuite de Salve Jorge vem divertindo verdadeiramente o público, especialmente quando acaba se envolvendo nas mais diversas confusões com a rival Maria Vanubia (personagem vivida por Roberta Rodrigues). As duas estão sempre envoltas em problemas por causa de um amor em comum, Pescoço, interpretado pelo ator Nando Cunha.

Segundo a própria Solange, de acordo com que a autora Glória Perez vai escrevendo, vem à tona o lado cômico de sua personagem e esse tom de comédia vai crescendo e se tornando mais palpável. A atriz bem sabe que ninguém consegue fazer uma boa cena sozinho, por isso, elogia o trabalho de sua colega Roberta Rodrigues e se sente muito feliz com a parceria.

Solange ainda diz que se diverte quando grava as cenas de briga com Roberta Rodrigues, cujo motivo é sempre Pescoço, o pivô de todas as maledicências ocorridas. Com o decorrer da trama, as situações vão acabar ligando Delzuite à história da adoção de Aisha, interpretada pela atriz Dani Moreno.

Para a atriz, a cena mais delicada que encenou como Delzuite durante a novela, foi a ida até o cemitério e a descoberta de que o corpo de sua filha havia sumido. Além de ser complicado, passou a ser um momento muito especial para a trama.

A personagem vivida por Solange é uma mulher que passou por diversas dificuldades, dentre elas, a perda de um filho e mesmo depois de tudo isso, conseguiu refazer sua vida. Passado isso, ela teve outros filhos e continuou seguindo em frente.

Todos que acompanham a trama de Glória Perez querem saber o que a personagem Delzuite tem em comum com a atriz Solange. Para responder a essa pergunta tão íntima, a artista também tem uma resposta, mas antes de dá-la reflete um pouco, para causar um pouco de suspense aos fãs, porém conclui dizendo, que a palavra que pode unir as duas, de uma ponta a outra é Superação. Somente essa palavra já é capaz de demonstrar o quão afins são a personagem  e a atriz.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Atrizes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *