Bear Grylls: Aventureiro Profissional

Edward Michael Grylls mais conhecido como Bear Grylls é um escritor, aventureiro, botânico, biólogo, montanhista e apresentador de TV britânico. Bear Grylls nasceu no dia 7 de junho de 1974 na Irlanda do Norte. O sucesso dele chegou depois de apresentar programas como o “À Prova de Tudo” e “No Pior dos Casos” pelo canal Discovery.

A Biografia de Bear Grylls – Um Aventureiro de Primeira

Nascido na ilha de Wight, Bear Grylls, começou a escalar junto com o seu pai quando era bem pequeno. Durante o começo da juventude serviu no Serviço Aéreo Especial (SAS) e também no 21st SAS Regiment (Artists Rifles), um tipo de força especial do exército territorial das Forças Armadas do Reino Unido.

Durante o exercício das suas funções num treinamento Bear Grylls sofreu um grave acidente quando saltava de paraquedas. O problema é que o paraquedas abriu apenas parcialmente sobre o sul da África, na Zâmbia. O acidente apesar de sério não parou Bear Grylls que se tornou o mais jovem alpinista do Reino Unido a chegar ao cume do Monte Everest a retornar vivo.

Essa experiência de aventura foi registrada por Bear Grylls no livro “Facing Up”. Junto com a mesma equipe do Everest ele deu a volta ao Reino Unido de jetski. Grylls ainda liderou a primeira travessia realizada sem auxílio num barco inflável pelas águas frias do Atlântico Norte.

Esse feito foi a inspiração para o livro “Facing the Frozen Ocean” e ele ainda foi premiado pela Marinha Real Britânica.

Recorde Mundial

No mês de junho de 2005 Grylls e mais dois companheiros estabeleceram um recorde mundial quando celebraram uma ceia numa mesa suspensa num globo de ar quente a 24.000 pés de altura. O mais curioso é que durante essa ação inusitada Bear foi o garçom e serviu um menu de três pratos.

Além da aventura no ar Bear ainda fez questão de saudar a rainha. Essa missão foi feita para celebrar 50º aniversário do Prêmio Duque de Edimburgo.

A Vida de Bear Grylls e o Seu Programa de TV

A vida desse aventureiro é bem interessante, pois ele, a esposa Shara e os três filhos Jesse, Marmaduke, e Huckleberry vivem a bordo de um barco no rio Tâmisa. No ano de 2006 ele começou a trabalhar no canal Discovery e na Record News com o programa “À prova de tudo” (“Man vs. Wild”, nos EUA, e “Born Survivor: Bear Grylls”, na Grã-Bretanha).

O programa tinha como base o aventureiro adentrar em lugares selvagens do planeta onde os turistas costumavam se perder ou mesmo correr perigo. Quando chegava num lugar selvagem a tarefa de Bear era conseguir achar o caminho de volta a civilização e mostrar ao longo da sua aventura como uma pessoa pode sobreviver numa situação extrema.

As viagens de Bear eram feitas com uma equipe de dois cinegrafistas e a produção do programa sempre deixou claro que os dois não podiam ajudar o aventureiro em nenhuma situação, a menos que fosse caso de vida ou de morte. De acordo com o Discovery o objetivo do programa não era ver o apresentador correr risco de vida, mas sim mostrar ao público como é possível sobreviver numa situação de perigo real.

Bear é um aventureiro profissional e dessa forma sabe exatamente como agir em situações em que os demais ficariam perdidos. O programa foi alvo de muitas críticas ao longo da sua existência.

Trapaças

O programa de Bear foi alvo de duras críticas principalmente em relação a veracidade do conteúdo do mesmo. Por exemplo, no episódio exibido no dia 24 de julho de 2007 Bear “fez” uma embarcação improvisada para fugir da floresta na Costa Rica. De acordo com críticos essa embarcação foi criada por consultores de sobrevivência locais.

Houve ainda o episódio com cavalos que foram apresentados como “selvagens”, mas que teriam sido levados pela produção. Depois de diversas disputas contratuais o contrato de Grylls foi cancelado com a Discovery.

Escotismo

No dia 17 de maio de 2009 Bear Grylls foi anunciado como o novo Chefe Escoteiro da Associação dos Escoteiros (Inglaterra). Ele foi eleito para um mandato de cinco anos, a sua posse foi feita em julho de 2009. Estiveram presentes nessa solenidade mais de 3000 escoteiros.

Bear é a décima pessoa a ocupar esse cargo e também o mais novo chefe escoteiro a ocupar esse cargo. A criação desse cargo foi de Robert Baden-Powell em 1920.

A Polêmica do Fim do Programa de Bear Grylls

O anúncio de que o Discovery Channel havia demitido o apresentador britânico Bear Grylls caiu como uma bomba, mesmo que isso fosse um fato esperado. O programa sofreu muitas críticas e durante o tempo que ficou no ar foi possível ver Bear Grylls comendo animais selvagens, bebendo a própria urina e até mesmo construindo uma embarcação improvisada.

A justificativa do canal americano para a demissão de Grylls é que o apresentador teria falhado em relação ao seu contrato. Um dos principais problemas foi a disputa contratual que durou um bom tempo entre o apresentador e o canal.

http://www.youtube.com/watch?v=wA4m_vfps-8

Alguns veículos de comunicação chegaram a dizer que um dos principais motivos do fim do contrato foi que Grylls acabou irritando diretores do canal quando se negou a participar de dois projetos misteriosos do canal.

O apresentador e o canal não conseguiram chegar a um acordo que fosse bom para ambos sobre o que deveria ser feito na próxima temporada do programa. Alimentando ainda mais a polêmica Bear se manifestou dizendo que adorava o programa e que desejava sim continuar no projeto.

A verdade é que com polêmica ou sem polêmica o programa de Bear sempre foi bem na audiência e tinha aquela emoção que não se encontra em muitos programas de TV da atualidade. Foram sete anos de muito sucesso no canal Discovery e muitos fãs lamentaram o fim da aventura apresentada por Bear.

Nos últimos tempos os programas que enfocam a vida selvagem tem se destacada bastante na programação da TV. O programa de Bear foi um bom precursor disso, mas acabou se perdendo devido as discordâncias entre o apresentador e o canal que produzia o seu programa.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Televisão

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *