Yves Saint Laurent

Yves Saint Laurent nasceu na Argélia, país do norte da África, mas aos 17 anos já morava na França, Paris, sua história já começa com sucesso, quando ainda estudava em Paris participou de um concurso promovido pelo International Wool Secretariat onde apresentou um “pretinho” e acabou ganhando o concurso. Com seu talento inevitavelmente se tornou o assistente principal da Dior. Em 1957 quando Dior morreu e Yves Saint Laurent assumiu a direção da maior e mais importante maisons do mundo, com apenas 21 anos de idade. Nesta mesma época foi que conheceu seu maior amigo, Yves Pierre Bergé, um companheiro do qual jamais se separou. A primeira polêmica das muitas que Yves Saint Laurent criou em sua carreira foi em 1959, quando decidiu colocar na passarela da Dior uma linha toda dirigida para jovens. Essa linha, foi batizada de Trapézio, consistia em peças de ombros estreitos, corpete e saia evasê. Neste mesmo ano promoveu a recriação da saia entravada de Paul Poiret, com diferenciação apenas no comprimento da saia, mais curta que a criação original. Continuou criando polêmicas nas coleções seguintes, colocando nas passarelas as jaquetas de couro preto, saias com pele na barra e blusas de gola rolê.

Fragrances

A Guerra

Yves foi chamado em 1960 para lutar na Guerra da Argélia, onde participou defendendo seus país no campo de batalha, sendo dispensado pelo exército argelino no ano seguinte, por motivos de saúde. Quando voltou à Dior para retomar seu posto, viu no seu lugar o estilista Marc Bohan.

Perfume

A Lenda Começa a Se Formar

Yves Saint Laurent era um estilista à frente de seu tempo, prova disso era que em 1968, ele já colocava em seus desfiles modelos com blusas transparentes camufladas com estampas ou bolsos. Também revolucionou o mundo das mulheres que começavam a sair de suas casas e a assumir o mundo dos negócios, ele lançou o terno para mulheres que hoje são largamente utilizados e carinhosamente conhecidos como “terninhos”, foi o responsável pelo lançamento do blazer feminino, sendo uma das peças que nunca deixaram de ocupar o lugar nos guarda-roupas das mulheres. Nunca se deixando esquecer a essência da feminilidade, colocando na passarela em 1976 uma coleção cheia de saias longas e rodadas, que eram usados com botas. Foi também o criador de lenços e xales que vieram para ser peças que nunca mais saíram de moda.

Yves Saint Laurent

A Fama

Nos anos 80 e 90 possuir qualquer item que fosse da marca YSL era objeto de desejo de muitas mulheres, até porque as peças eram caríssimas, suas criações eram agora prêt-a-porter, perfumes, roupas masculinas, tratamento de pele, maquiagem e cosméticos. Assinou peças que ficaram famosas no cinema, como o vestido que a atriz Catherine Deneuve usou no filme “A bela da tarde”, onde interpretava uma prostituta. Quando a internet estava começando a se tornar febre, o visionário Yves Saint Laurent transmitiu toda o desfile de sua coleção ao vivo em tempo real, e como grande causador de polêmicas, não poderia deixar de posar nú para o lançamento do perfume Rive Gauche, além de enfrentar batalhas judiciais por conta do nome de seus perfumes.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *