Damon Hill – Livros

Damon Hill – Livros

Damon Hill nasceu em Londres, no dia 17 de setembro de 1960. Ex-automobilista, filho do bicampeão mundial da Fórmula 1, o famoso Graham Hill. Antes de chegar à Fórmula 1, Damon Hill fez carreira em corridas de motocicleta. Hill subiu de forma bem lenta pela Fórmula 3, e pela Fórmula 3000. Em 92, quando já tinha 31 anos, ele substituiu Giovanna Amati, italiana, na Brabham, equipe que estava em decadência. Mesmo com um carro que conseguiria somente fechar o grid, e apresentando grandes dificuldades financeiras, Damon ainda conseguiu alinhar em 2 grandes prêmios: Grã-Bretanha e Hungria, que terminou como sendo a última corrida da sua equipe na categoria.

Damon Hill ainda foi piloto de testes da equipe Williams-Renault. Quando Nigel Mansell ganhou o campeonato e saiu da equipe e foi para a CART. Em 93, Hill foi então promovido. Passou a ser piloto titular e teve Alain Prost como companheiro de equipe.

Damon Hill teve a sua primeira chance de ser o campeão no Grande Prêmio da Alemanha. Porém, faltando apenas duas voltas para chegar ao final da corrida, sua vitória foi impedida por um furo lento que apareceu no seu pneu traseiro. Mas, na próxima prova, que aconteceu no Grande Prêmio da Hungria, o seu companheiro de equipe, Alain Prost, teve alguns problemas e precisou largar na última fila. O motor do seu carro se apagou antes de realizar a volta para aquecimento. Além do mais, a asa traseira estava com uma forte vibração no decorrer da prova. Foi preciso fazer alguns reparos e, por isso, Alain perdeu muito tempo. Todos esses problemas ajudaram Hill conseguiu vencer a sua primeira prova.

Título

Damon Hill tornou-se campeão mundial (1996), alcançando 97 pontos. Ainda competia pela Williams. Para isso, ele venceu o seu companheiro de escuderia, Jacques Villeneuve, que estava em seu primeiro ano na Fórmula 1. Damon tornou-se o primeiro filho de um campeão de Fórmula 1 a também vencer um campeonato. Seu pai, o piloto Graham Hill, foi campeão mundial nos anos de 1962 e 1968. No dia 28 de agosto de 1996, Frank Williams informou que Damon não seria mais piloto da equipe. Dessa forma, Hill foi para a equipe Arrows disputar a temporada de 97.

Final de Carreira Como Piloto de Fórmula 1

Damon Hill ainda competiu duas temporadas pela equipe Jordan, alcançando a primeira vitória da equipe. Em 1999, depois de uma temporada ruim, ele se aposentou. Ao todo, em sua carreira foram:

  • 22 vitórias em Grandes Prêmios pelas equipes Williams e Jordan
  • Foi premiado duas vezes com o BBC Sports, em 94 e em 96
  • Encerrou sua carreira em 12º na categoria e com 7 pontos
  • É considerado o 11º piloto da Fórmula 1 em quantidade de pontos
  • Foi o vencedor de 5 corridas fazendo Pole position e também a melhor volta
  • É o 10º em número de vitórias

Depois De Sair Da Fórmula 1

Damon Hill é casado e eles têm 4 filhos. Sua esposa se chama Georgie, e seus filhos Tabitha, Oliver, Rosie e Joshua. Um dos seus filhos, Oliver, nasceu com a Síndrome de Down. Por isso, Hill e Georgie colaboram muito com as campanhas de caridade destinados à pessoas com o mesmo problema.

Além de pilotar, Damon também tem afinidade com guitarra. Ele chegou a fazer uma participação na gravação de um disco, em 1999, da banda Def Leppard.

Depois de se aposentar da Fórmula 1, Damon tem contribuído muito com artigos para as revistas de automobilismo. Embora já tenha descartado voltar para as corridas, ele chegou a testar um dos carros da GP2 Series.

Equipes Em Que Competiu

Veja abaixo um pequeno resumo das equipes pelas quais Damon Hill competiu:

  • Temporada de 1992 – Brabham Judd
  • Temporada de 1993 – Williams Renault – terminando com 3 vitórias, 69 pontos e ficando em 3º lugar na posição final
  • Temporada de 1994 – Williams Renault – terminando com 6 vitórias, 91 pontos e foi o vice-campeão
  • Temporada de 1995 – Williams Renault – terminando com 4 vitórias, 69 pontos e foi o vice-campeão
  • Temporada de 1996 – Williams Renault – terminando com 8 vitórias, 97 pontos e foi o campeão
  • Temporada de 1997 – Arrows Yamaha – 7 pontos e ficou na 12º colocação
  • Temporada de 1998 –Jordan Mugen – terminando com 1 vitória, 20 pontos e ficou na 6º colocação
  • Temporada de 1999 –Jordan Mugen – 7 pontos e ficou na 12º colocação

Vitórias e Pontuação:

  • Total de vitórias: 22
  • Total de pontos: 360

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Pilotos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *