Gilles Villeneuve e Joann Villeneuve

Gilles Villeneuve e Joann Villeneuve

Joseph Gilles Henri Villeneuve, ou Gilles Villeneuve, como é mais conhecido, nasceu em Quebec, Canadá, no dia 18 de janeiro de 1950. Era um piloto canadense de automobilismo. Seu pai era afinador de piano. A estreia de Gilles Villeneuve no automobilismo aconteceu no ano de 1975, após participar de campeonatos de snowmobile, no Canadá. Chegou a ser campeão na Fórmula Atlantic nos anos de 1976 e 1977. Ainda em 1977, ele venceu a corrida no circuito de Trois-Rivièes, onde estavam presentes piçotos da F1. A sua vitória foi sobre James Hunt, inglês e então campeão mundial. Devido a essa vitória, Gilles Villeneuve foi convidado para disputar, em Silverstone, o GP da Grã-Bretanha, no terceito carro da McLaren. Ele largou na nona posição. No entanto, devido a problemas mecânicos, ele acabou se atrasando e terminando a prova em 11º lugar. Depois dessa corrida, ele não foi mais convidado pela McLaren para nenhuma corrida. No entanto, a sua fama já estava se espalhando e ele, então, recebeu um convite de Ferrari para ser um piloto da equipe, ainda no ano de 1977. Ele seria companheiro de Carlos Reutemann, argentino.

Gilles Villeneuve e René Arnoux, da Renault, protagonizaram um duelo no GP da França, no ano de 1979. Os dois chegaram a ficar, em certo momento, lado a lado, a 150 km/h, na mesma curva. Os dois tiverem uma sequência de ultrapassagens e Gilles Villeneuve acabou vencendo, ficando em segundo lugar, e o francês René Arnoux, ficou em terceiro.

Na temporada ano de 1982, Villeneuve era o favorito. Porém, Didier Pironi, francês, também da Ferrari, não estava tão ciente assim da predileção por Gilles Villeneuve, e acabou descumprindo o acordo de não ultrapassar Villeneuve. Didier Pironi vendeu a prova e isso deixou tanto a equipe quanto Villeneuve descontentes.  Esse foi, inclusive, o último grande prêmio que ele disputou pela Ferrari. Após o acontecido, surgiram certos boatos dizendo que ele estaria magoado com a Ferrari e que, por isso, passaria a pilotar pela Williams, para a temporada de 83.


Morte de Gilles Villeneuve 

Ao participar do GP da Bélgica, no autódromo de Zolder, enquanto tentava superar o melhor tempo que Pironi fez durante o treino de classificação, Villeneuve já corria a sua última volta rápida quando, numa curva em alta velocidade, ele encontrou o March de Jochen Mass que voltava para os boxes, porém, em menor velocidade. As rodas dos carros se tocaram devido a uma falha nos cálculos, e o carro de Villeneuve acabou sendo lançado para o alto, e fez várias capotagens em seguida. O cockpit foi partido ao meio e o corpo de Villeneuve foi arremessado para o alto. Ele só parou ao chegar ao lado extremo da pista, depois de se chocar com o alambrado de proteção. Quando a equipe de socorro chegou ao local, ele já não respirava mais. 

 Gilles Villeneuve era casado com Joann Villeneuve. Juntos, eles tiveram um casal de filhos, um filho chamado Jacques Villeneuve. Ele se tornou o único campeão de F1 do Canadá. E uma filha chamada de Melanie.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Pilotos

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *