Anthony Garotinho

O político Anthony William Matheus de Oliveira, mais conhecido pela população como Anthony Garotinho, nasceu em Campos dos Goytacazes no dia 18 de abril de 1960. Além de político, sua verdadeira profissão é a de radialista.
Casado com Rosângela Garotinho Barros Assed Matheus de Oliveira, Rosinha Matheus, Que também atua na área política. Têm nove filhos, cinco adotivos.

Carreira

Anthony Garotinho tem 50 anos de idade, começou sua carreira no rádio aos 15 anos, ondem surgiu o seu pseudônimo “Garotinho” por narrar preliminares de jogo de futebol, trabalhou em sua terra natal na rádio Cultura, rádio Tupi e na rádio Nacional. Foi na profissão onde adquiriu o sua popularidade para depois poder ingressar na política, construindo uma forte base eleitoral na população de baixa renda.

Política

Garotinho começou sua carreira na política no PT, onde ficou de 1980 até 1989, depois foi para o PDT, de 1989 até 2000, depois PSB, de 2000 até 2003, ficou no PMDB de 2003 até 2009. Atualmente está no PR o qual também é presidente estadual.

Por duas vezes, foi prefeito de Campos. Em seu segundo mandato abandonou o cargo para candidatar a governador. Com o apoio de Leonel Brizola que Garotinho impulsionou sua carreira política. Já havia concorrido ao governo do Rio em 1994, mas perdeu para Marcello Alencar, foi o segundo mais votado.

Prefeito

Como governador do Rio de Janeiro fez grande investimento nas áreas de segurança e assistência social. Inaugurou a Estação Siqueira Campos e no seu governo que foi incluído ao transporte público “as lotações” vans e Kombis.

Os programas de um real foram muito utilizados em seu mandato, vários serviços voltados para a população de baixa renda, como os restaurantes populares onde as refeições custam apenas um real, hotéis de pernoites para trabalhadores que moram distantes e também custa apenas um real, e nas estações rodoviárias dejejuns de trinta e cinco centavos para passageiros.

Em 2002 Garotinho se candidatou para a presidência pelo PSB e sua esposa se candidatou para governadora do estado do Rio de Janeiro, e usou o nome Rosinha Garotinho para que os eleitores relacionarem sua imagem a do marido, o que deu certo, pois veio a ser eleita. Já Anthony perdeu a eleição sendo o terceiro mais votado. Rosinha manteve a mesma forma de governo de seu marido.

Politico

Depois da tentativa de ser presidente, foi Secretário Estadual de Segurança, 2003 a 2004, no PMDB. Em 2006 foi Secretário Estadual do Governo do Rio de Janeiro, seria o candidato do partido a presidência, mas depois o PMDB resolveu não lançar o candidato e apoiar a candidatura de Lula.

Neste ano, Anthony Garotinho é candidato a Deputado Federal e sua filha Clarissa Garotinho vereadora do Rio de Janeiro é candidata à deputada estadual.
Por Matheus Prado

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Políticos

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *