José de Abreu

Nascido no dia 24 de maio do ano de 1944 em Santa Rita do Passa Quatro, José Pereira de Abreu Júnior é um ator brasileiro.

Aos 14 anos de idade, José mudou-se para São Paulo e começou a trabalhar como Office-boy em um escritório de advocacia e assistente de laboratório.

Começou no Teatro da Universidade Católica (TUCA), fazendo dramaturgia com a peça Morte e Vida Severina em 1967. Cursava ao mesmo tempo, Direito na PUC-SP.

Jose de Abreu

Jose de Abreu

Um ano depois estava atuando como profissional nas telas de cinema e nos palcos. Porém, sua carreira foi interrompida devido à sua militância política. José de Abreu foi preso devido ao congresso da UNE, pois fez parte da Ação Popular, dando apoio logístico à Vanguarda Armada Revolucionária, VAR-Palmares, um grupo que combatia a ações do regime militar. Participou também de movimentos hippies, com suas filosofias de amor e paz.

Tendo de ficar exilado na Europa, retorna para o Brasil em 1974, indo morar em Pelotas, terra natal de sua esposa, professora de teatro e atriz Nara Keiserman. Os dois davam aulas na Universidade Federal da Cidade, até se mudarem para Porto Alegre, onde produz e encena shows musicais e peças infantis.

Seu casamento com Nara Keiserman teve como fruto Theo, Ana e Cristiano. Teve o filho Rodrigo (falecido em 1991), fruto do relacionamento com Neuza Serroni. É pai também de Bernardo, filho de Andrea Pontual. José de Abreu, atualmente é casado com Camila Mosquella.

“Os Saltimbancos”, de Chico Buarque é montagem dele junto com Nara.

José de Abreu, ficou marcado na TV, devido a muitos papéis de vilão, como Eriberto de Porto dos Milagres.

Na televisão, fez Insensato Coração, Malhação ID, Caminho das Índias, Desejo Proibido, Amazônia, JK, Mad Maria, Senhora do Destino, Malhação, A Casa das sete Mulheres, Desejo de Mulher, Os Maias, Porto do Milagres, A Muralha, Vila Madalena, Força de um Desejo, Corpo Dourado, A Indomada, História de Amor, Sonho Meu, Renascer, Perigosas Peruas, Amazônia, Na rede de Intrigas, Ana Raia e Zé Trovão, O canto das Sereias, Pantanal, Tieta, Kananga do Japão, O Primo Basílio, Bebê a Bordo, O Outro, Anos Dourados, Ti Ti Ti (1985), O tempo e o Vento, Corpo a Corpo, Sítio do Picapau Amarelo, Caso Verdade, Anarquistas Graças a Deus, Transas e Caretas, Parabéns pra Você, Terras do Sem Fim e As Três Marias.

No cinema participou do Menino da Porteira, Vingança, JK – bela noite para voar, O preço da paz, Mauá: o imperador e o rei, Guerra de Canudos, O cineasta da selva, O guarani, Doces poderes, Lamarca, Oswaldianas, Manobra radical, Mistério no colégio Brasil, O casamento dos Trapalhões, Faca de dois gumes, O mentiroso, Luzia Homem, Rádio Pirata, Fulaninha, Anjos do arrabalde, Luz Del Fuego, Os Campeões, A intrusa, Anuska manequim e mulher.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Políticos

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *