Nikita Kruschev

Nikita Khrushchev Sergeyevich nasceu em Kalinovka no sul da Rússia em 17 de abril de 1894. Quando criança, Khrushchev freqüentou uma escola religiosa onde aprendeu a ler e escrever. Ele também trabalhou cuidando de gado e continuou fazendo isso até sua adolescência.

Com quinze anos, ele tornou-se um aprendiz de mecânico na Ucrânia, onde seu pai estava trabalhando como mineiro. Quando terminou o seu aprendizado, ele foi contratado como mecânico de máquina em minas de carvão da região, onde trabalhou por quase uma década.

O Político

Em 1918, com 24 anos, Khrushchev se juntou ao Partido Comunista, um partido político que acredita que os bens e serviços devem ser propriedade do governo.

Como comunista, matriculou-se no Exército Vermelho para lutar na guerra civil então em andamento. Os bolcheviques, liderados por Vladimir Lênin (1870-1924), derrubaram o governo czarista da Rússia. O comunismo tomou o controle da Rússia em 1917.

Nikita Kruschev

Mas nem toda a Rússia concordou com o novo governo e logo eclodiu a guerra civil entre os Guardas Vermelhos, que apoiavam os bolcheviques e os brancos, que se opuseram à nova regra.

Depois de quase três anos de serviço na guerra civil, Khrushchev voltou a Yuzovka e foi nomeado gerente assistente de uma mina. Logo depois, ele entrou no Instituto Industrial de Donets.

Lá, ele recebeu instrução adicional do Partido Comunista. Ele se tornou um líder político na escola e foi nomeado secretário do Comitê do Partido Comunista.

Partido

Ele se formou em 1925 e logo se tornou um oficial do partido a tempo integral, como secretário do distrito Petrovsko-Mariinsk de Yuzovka. Lá, ele veio a conhecer Lazar M. Kaganovich, o secretário-geral do Comitê Central do Partido na Ucrânia e um colaborador próximo do futuro líder soviético Joseph Stalin (1879-1953).

A Política

Quando Stálin começou a eliminar aqueles que ele desconfiava da liderança do Partido Comunista, Khrushchev teve a sorte de ser um dos que ele confiava.

Em 1938, quando a maioria dos líderes do principal partido da Ucrânia foram embora, foi eleito o primeiro secretário do Partido Comunista da Ucrânia e ao mesmo tempo foi nomeado para o Politburo, o órgão dirigente do Partido Comunista Soviético. Como primeiro-secretário, ele foi, de facto, embora não no nome, o executivo-chefe da Ucrânia. Exceto por um curto intervalo de tempo em 1947, ele manteve a sua autoridade nessa área até 1949.

Durante a Segunda Guerra Mundial, onde os aliados da Rússia, Estados Unidos e Grã-Bretanha lutou contra o Eixo da Alemanha, Japão e Itália, Khrushchev serviu no Exército Vermelho, tanto na Ucrânia e em outras partes do sul da antiga União Soviética, avançando para o posto de tenente-general.

Politica

Em 1949, Kruschev foi convocado por Moscou para servir na Secretaria do Partido, dirigido por Stalin. Em seguida, após a morte de Stalin em 1953, Khrushchev estava entre os oito homens em cujas mãos se concentrava o poder.

Na distribuição das diversas esferas de poder, o partido reconheceu sua autoridade. Em poucos meses ele se tornou primeiro-secretário do Comitê Central do Partido Comunista Soviético, isto é, seu funcionário-chefe.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Políticos

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *