Uma das mais carismáticas figuras do mundo da comédia e um dos mais famosos em Holywood durante a década de 80, o canadense John Candy nos fez dar boas risadas em sua curta passagem pelo filme da vida. O tempo passa, voa e já vão hoje dezesseis anos em que o simpático canadense partiu de viagem, para brilhar na calçada da fama dos céus.
Nascido no Canadá, na cidade de Toronto no dia 31 de Outubro de 1950, fez fama na década de 80, com filmes como Antes só do que mal acompanhado e um de seus últimos filmes, a história de uma equipe de corrida de trenó na neve da Jamaica, o filme Jamaica abaixo de zero fez sucesso em diversas faixas etárias e é conhecido no mundo todo.
O primeiro contato
Seu primeiro contato com o público e com a mídia aconteceu na televisão de seu país, o Canadá, em programas infantis. Sua primeira aparição que realmente surtou em grande repercussão na mídia foi o talk show “Noventa minutos ao vivo”, programa comandado pelo apresentador Peter Gzowski, onde ao lado de seu amigo Rick Moranis fizeram o público canadense se divertir.
Em 1976, Candy sairia desta atração para integrar o Second City Television, onde realmente sua carreira daria um salto, pois a emissora seria comprada pela NBC em 1981, tornando seu programa nacional e o fazendo ser notório em todo o país.
O duro início no cinema
Nas telonas, John Candy também não teve vida fácil, começando pela sua estréia, que ocorreu em 1973, num papel em que não foi creditado pela atuação no filme “O verão que passou”. Após esta frustrante participação, Candy teve uma série de pequenas participações em filmes de baixo orçamento.
Quase há seis anos na carreira e quase sem nenhum reconhecimento, os fins dos anos setenta pareciam ser mais do que necessários, e o único trabalho ainda que aparecia para Candy naquela década era uma figuração no filme de Steven Spielberg, 1941, que, se não serviu como vitrine para que alcançasse grandes papéis, pelo menos serviu como acesso à pessoas mais bem realcionadas e que o colocariam em maior evidência.
Os anos 80: sucesso
Em 1980 apareceria um pequeno papel, só que, diferentemente dos outros, atuaria numa produção de algum nome, o filme “Os irmãos cara-de-pau”. Neste início de década, podia-se dizer que Candy ainda não emplacava, mas estava a um passo de encontrar um bom papel, conforme as pontas em Recrutas da Pesada e Férias Frustradas, filmes que suas boas atuações lhe valeram pela primeira vez um papel principal em Ficando louco, de 1983
Depois disso a carreira de John Candy deslanchou, atuando com Tom Hanks em Splash, e no ano seguinte em Chuva de Milhões. Um de seus maiores sucessos foi com Steve Martin em “Antes só do que mal acompanhado”, de 1987 e Jamaica abaixo de zero, filmes que renderam mais de 150 milhões de dólares cada.
Morreu em 1994 devido a um ataque cardíaco fatal, provocado pela arterosclerose nas filmagens de Wagons East, no México.