Selton Mello

O ator brasileiro Selton Figueiredo Mello nasceu na cidade de Passos, Minas Gerais, no dia 30 de dezembro de 1972. Conhecido apenas como Selton Mello é um dos atores mais produtivos do cenário nacional atuando em novelas, séries e filmes além de estar se aventurando na carreira de diretor. A carreira de Selton é uma das mais bem sucedidas do país de maneira que o ator é um dos mais disputados para séries e filmes.

A Vida de Selton Mello

O ator nasceu pequena cidade mineira de Passos, mas ainda criança sua família se mudou para São Paulo. Devido a carreira e a demanda de trabalhos o ator mora atualmente no Rio de Janeiro. Os pais de Selton são Selva Aretuza Figueiredo de Mello e Dalton Natal Mello.

Selton tem um irmão chamado Danton Figueiredo Mello que também trabalha como ator. No que concerne a família Selton já declarou que não pretende se casar embora tenha o desejo de ter filhos, mas sem a necessidade de um compromisso com a mãe de seus filhos. Aliás, nesse ponto ele é muito discreto conseguindo deixar a sua vida pessoal bastante preservada.

Sem Medo da Solidão

Para Selton Mello é essencial continuar vivendo sem ter medo da solidão, ele diz que não se esquiva de ter relacionamentos sérios como o que manteve com a atriz Daniele Winits por três anos, mas que não se sente mal em ficar só.

Como Tudo Começou

O primeiro trabalho que Selton fez na TV foi aos seus 7 anos de idade na novela “Dona Santa” de 1979 da Rede Bandeirantes. O personagem do então jovem ator era um dos personagens principais da trama. O próximo destaque da sua carreira foi no ano de 1983 na novela “Braço de Ferro”.

No ano seguinte Selton foi para a Rede Globo para participar da novela “Corpo a Corpo”. Apenas dois anos depois, em 1986, participou da primeira fase da novela “Sinhá Moça” em que interpretava o escravo branco Rafael. Houve então um hiato na carreira de Selton na TV, ele passou seis anos trabalhando somente como dublador profissional.

Estreia no Cinema e Retorno a TV

Foi no começo da década de 1990 que Selton debutou no cinema com o filme: “Trapalhões, Uma Escola Atrapalhada”. Em 1992 finalmente o ator voltou a atuar em novelas, participou da trama “Pedra sobre Pedra” da Rede Globo. Embora Selton não tenha um contrato assinado com a emissora carioca só presta trabalhos para esse canal.

Após participar da novela “Olho por Olho” foi convidado para viver um dos personagens de maior destaque da novela “Tropicaliente” em 1994. O trabalho seguinte foi um dos maiores sucessos até hoje da Rede Globo, “A Próxima Vítima”. Após essa novela emendou vários trabalhos de grande repercussão.

Fase de Bons Personagens

No ano de 1997 Selton interpretou o papel de Tenente Luís no longa “Guerra de Canudos” e também se destacou na novela “A Indomada” em que fazia o personagem Emanuel que sofria com problemas mentais. No ano de 1999 ele foi protagonizou ao lado de Matheus Nachtergaele a minissérie “O Auto da Compadecida”.

O personagem Chicó caiu nas graças dos brasileiros e até hoje é um dos mais lembrados da carreira de Selton. Logo na sequência o ator participou da novela “Força de um Desejo” como o atormentado e soturno Abelardo Sobral. Aliás, essa foi a última novela que Selton fez, pois depois sua carreira se focou no cinema nacional e algumas séries da Rede Globo.

Série de Séries

No ano 2000, Selton, começou uma fase repleta de séries em sua carreira. No começo do novo século ele foi o protagonista da minissérie “A Invenção do Brasil” que tinha como objetivo celebrar os 500 anos da descoberta do nosso país pelos portugueses. No ano de 2001 foi a fez de ser um dos protagonistas da minissérie “Os Maias”.

Em seguida fez parte do elenco da terceira temporada da série humorística “Os Normais”. Continuando nesse caminho do humor em 2004 foi uma das estrelas da série “Os Aspones”. No ano de 2004 Selton passou a ser apresentador também estando no comando do programa “Tarja Preta” que faz parte da grade do Canal Brasil. Em 2007 estrelou a série “O Sistema” ao lado de Ney Latorraca.

Realizações na Carreira

Uma das grandes realizações da carreira de Selton Mello foi ter conseguido realizar o filme “O Cheiro do Ralo” em que interpreta o protagonista. O ator ajudou o filme financeiramente para que pudesse ser realizado. Nos anos seguintes, em 2008 e 2009, ele fez dois filmes inspirados em histórias reais.

O primeiro “Meu Nome Não é Johnny” conta a história de um rapaz de classe média que se envolve no universo das drogas se tornando um traficante. O outro longa é “Jean Charles” que conta a história do brasileiro que foi confundido com um terrorista pela polícia britânica sendo assassinado no metrô.

Selton Diretor

No ano de 2008 Selton enveredou por um caminho que sempre desejou, como diretor do curta “Quando o Tempo Cair”. Na sequência também dirigiu o longa “Feliz Natal”. Além disso, nessa fase bastante criativa da sua carreira trabalhou fazendo dublagens e com a direção de clipes como o da banda Ira!. Dirigiu alguns clipes solo do vocalista do Ira!, Nasi sendo inclusive indicado a um prêmio de melhor clipe da MTV Brasil.

Filme “O Palhaço”

O longa “O Palhaço” é o filme de Mello que alcançou mais sucesso até hoje, sendo uma obra dirigida, estrelada, roteirizada e produzida por ele mesmo. Esse filme recebeu 26 prêmios e ainda foi o filme brasileiro escolhido para representar o Brasil no Oscar na categoria Melhor Filme Estrangeiro. A história fala sobre um palhaço que não consegue mais sorrir, um longa que ajuda a fazer uma boa reflexão a respeito da vida.

Dublagens

Selton também é dublador profissional e nessa careira também emplacou sucessos como Daniel San do filme “Karate Kid”, Jones de “Locademia de Polícia” e ainda Brand Walsh de “Os Goonies”. Excelentes trabalhos que passam despercebidos devido a forma como Selton consegue criar vozes específicas para cada pesonagem.

O ator brasileiro Selton Figueiredo Melo mais conhecido por Selton Mello nasceu no dia trinta do mês de dezembro do ano de 1972 em Passos – Minas Gerais. Com atuações no teatro, cinema e televisão é dublador, produtor e diretor de sucesso. Quando ainda era bem pequeno foi com sua família morar na cidade de São Paulo onde estudou e se formou. Iniciou seu trabalho como ator na novela As Três Marias interpretando Kennedy e depois disso não amis deixou de atuar.

Entre trabalhos mais recentes na televisão podemos citar: no ano de 2001 – Os Maias interpretando João da Ega e 2001 – Os Normais, Um Sábado Normal interpretando Nilo, no ano de 2003 – Casseta & Planeta, Urgente! onde fez Ele Mesmo e 2003 – Os Normais interpretando Bernardo, no ano de 2004 – Os Aspones interpretando Tales, no ano de 2007 – O Sistema interpretando Matias, no ano de 2010 – A Cura interpretando Dimas Bevilláqua e 2010 – Comédia MTV onde interpretou Ele Mesmo e no ano de 2011 – A Mulher Invisível interpretando Pedro. Entre seus trabalhos no cinema se destacou em 2009 com A Mulher Invisível interpretando Pedro, o filme virou uma série de sucesso.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Atores

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *