Alto, atlético e musculoso, com cabelos escuros ondulados, um rosto bonito, olhos brilhantes, com inteligência e sagacidade e um sorriso generoso e fácil, Tom Selleck olha como se ele nascesse para ser uma estrela de cinema. Na verdade, ele foi um dos símbolos sexuais mais quentes de Hollywood nos anos oitenta, e ainda, apesar de seu carisma e charme, ele ainda tem de traduzir sua popularidade na carreira do cinema.
Nascido em Detroit, mas criado em Los Angeles, Selleck trabalhou como modelo e freqüentou a Universidade do Sul da Califórnia, em uma bolsa de estudos, e se formou em administração de empresas, no entanto, um professor de dramaturgia, sugeriu que ele tentasse atuar.
O Começo
Selleck fez sua estréia no cinema em 1970 após assinar um contrato de sete anos com os estúdios Fox. Durante a década de 70, Selleck teve pequenos papéis em alguns filmes, trabalhou em comerciais e apareceu como estrela convidada na televisão, tendo o papel de maior destaque até então na carreira na novela The Young and the Restless.
Mas não seria até 1980 que Tom Selleck iria receber o seu grande papel de destaque na carreira, o descontraído detetive vestindo camisa havaiana e bigodudo Thomas Magnum na homônima série Magnum. O show foi perfeitamente adaptado ao estilo Selleck e durante sua carreira de oito anos por ali fez com que o ator bonitão se tornasse uma estrela de televisão e o vencedor de um Emmy e um Globo de Ouro.
O Preço
Mas o estrelato na TV não veio sem um preço para Tom Selleck, que perdeu a oportunidade de atuar no lucrativo Indiana Jones de George Lucas em Os Caçadores da Arca Perdida, de 1981, porque os produtores do seriado Magnum não liberaram-no do show. Mais tarde, eles facilitaram e
Tom Selleck foi capaz de estrelar em filmes de televisão como Lassiter, de 1984. Em 1987, Tom Selleck apareceu no filme para o qual ele é mais conhecido no cinema, Três Solteirões e um Bebê, no qual interpretou um arquiteto playboy que vai cuidar de uma bebê menina que foi abandonada na porta do apartamento que ele dividia com seus companheiros solteiros, Ted Danson e Steve Guttenberg. As cenas de Tom Selleck com o bebê roubaram o filme e, finalmente, parecia que ele estava indo para o sucesso nos filmes.
Mas isso não acontecer, os seus próximos filmes, incluindo Quigley Down Under (1991) e Mr. Baseball (1992) foram pouco populares. Talvez a sua falta de sucesso foi devido ao fato de que ele também ficou muito associado a sua figura o tipo ganho na série Magnum – algo que ele se esforçou para ficar longe – ou talvez, é que muitas vezes parece Tom Selleck interpretando a si mesmo ou uma caricatura do mesmo. Sua tentativa de reprisar seu papel na sequência Três Homens e uma Pequena Dama (1990) não acrescentou nada para impulsionar sua carreira no cinema.
Através de meados dos anos 90, Selleck foi convidado recorrente na sitcom Friends. Em 1997, Tom Selleck revitalizou sua carreira em filme próprio, atuando como um âncora de jornal gay que ajuda um sexualmente confuso Kevin Kline na comédia.