Quem é Aracy Balabanian?
Atriz brasileira nascida na cidade de Campo no ano de 1940, Aracy Balabanian conquistou antes mesmo dos palcos e da TV sua família para que a mesma aceitasse a opção dela em ser atriz e poder de fato atuar e estudar para o teatro. Aos quinze anos mudou-se para São Paulo juntamente com os irmãos e decidiu deixar de lado a faculdade de Sociologia para unir-se então a Escola de Arte Dramática, com a simples finalidade de se dedicar ao teatro e possíveis representações futuras.
As portas se abrirão para a TV quando Aracy obteve seu primeiro papel nos anos 60 na rede Tupi, a quas serviu-lhe muitos outros trabalhos ao longo de sua carreira, como na novela de grande sucesso Antônio Maria em 1968.
Apesar de nunca se casar, e também a opção por não ter filhos, contribuiu pelo fato da total dedicação ao profissional, ou seja, como atriz mostrou-se altamente capaz de encarar personagens com características e tipos diferentes, sejam eles vilões ou mesmo pessoas do bem. Atualmente em 2010, Aracy vive a personagem Gema, de Passione, a qual se torna a guardiã do irmão adotado Totó, vivido pelo também grandioso Tony Ramos.
Relação paterna
Mesmo com as sérias dificuldades em convívio ainda jovem com o pai, que foi um armênio refugiado no Brasil pelas guerras de seu país, Aracy nunca desistiu de seus ideais na vida artística e muito menos deixou que a relação paterna fosse rompida.
Pensando em como seria difícil na época torna-se uma atriz de nome e sucesso como de fato é hoje o pai de Aracy sempre temeu que a filha sofresse com as rejeições ainda no teatro. Contudo essa posição é normal de todo pai, diz Aracy, que após atuar em sua primeira novela encantou toda a família e tirou as proibições do pai, que se julgou arrependido nas palavras e gestos com a filha.
Segundo Aracy uma frase que nunca lhe sai da cabeça, e que a levou a crer em perdoar seu pai por toda a desconfiança, foi: “Filha vá devagar, nós acabamos, mas o mundo não”. Palavras essas que realmente contribuíram para o caráter e reconhecimento da atriz.
Aracy e o cinema Brasileiro
No cinema brasileiro Aracy participou de três filmes, que ficaram reconhecidos em cenário mundial pela enorme qualificação e sucesso. O primeiro foi em 1975, a Primeira Viagem, a qual coube a atriz interpretar a personagem Irene. Depois no ano de 1988 fez Caramujo Flor, ficando conhecida com a misteriosa mulher de preto. E por fim seu último em 1998, na estréia de Policarpo Quaresma, Herói do Brasil, filme esse inspirado na grandiosa literatura de Lima Barreto, deixando Aracy como Maricota.
Também houve participações em outros longas e documentários pelo Brasil, o que se orgulha a atriz, plenamente satisfeita com todos os seus trabalhos, que são apenas para a alegria e entretenimento do público, sentimento esse que ninguém consegue tirar, a alegria de se apreciar a arte, seja ela no teatro, televisão ou cinema.
Por: Patrícia Contiero