Personagens de Vera Holtz em Novelas e Minisséries

A atriz Vera Lúcia Fraletti Holtz nasceu em Tatuí no dia 7 de agosto de 1953 e é mais conhecida como Vera Holtz. Há anos que a atriz tem papéis de destaque em novelas da Rede Globo. Na sua coleção de personagens encontramos figuras marcantes como a professora Santana de “Mulheres Apaixonadas” que sofria com o alcoolismo e a mãe Lucinda de “Avenida Brasil”.

Para saber mais sobre os personagens de uma das atrizes mais assíduas da televisão brasileira confira a lista que elaboramos abaixo. Os personagens que listamos são os mais marcantes da carreira de Vera.

Personagens Marcantes de Vera Holtz

1989 – Top Model – Irma Lamer

Irma Lamer era uma estilista que foi contratada para criar uma coleção para a marca Covery dos protagonistas. Ao lado de Alex Kundera (Cecil Thiré), um dos donos da marca, Irma arma alguns planos maquiavélicos e inferniza a vida de Duda (Malu Mader) e Gaspar Kundera (Nuno Leal Maia), irmão de Alex.

1989 – Que Rei Sou Eu? – Fanny

Fanny era a empregada de Ravengar (Antônio Abujamra) e o chamava de “terrível mestre”. Os dois tem uma boa intimidade e devido a confiança que tem na empregada divide inúmeras confidências com ela. Apesar de ser uma subalterna Fanny está dentro do sistema da corte.

1990 – Barriga de Aluguel – Dona Dos Anjos

Dona dos Anjos é uma moça que se mudou de Águas de Lindóia para o Rio de Janeiro há muitos anos. No começo da trama Dos Anjos estava se licença prêmio, trabalhava como secretária no centro do Rio de Janeiro.

Apesar de não ficar muito claro como era a vida de Dos Anjos todas as vezes que alguém comentava um fato ela dizia já ter vivido algo parecido. No meio da novela Dos Anjos foi seduzida pelo malandro Chiquinho (Francisco Milani). 

1991 – Vamp – Ms. Alice Penn Taylor

Na trama Vamp Vera interpretou a intrépida e experiente caçadora de vampiros Ms. Alice Penn Taylor. A princípio Vera acreditava que apenas apareceria caçando os dentuços, porém, ao longo da trama a sua personagem viveu um romance intenso com o Capitão Jonas (Reginaldo Faria). Quem não gostou desse romance foi Carmen Maura (Joana Fomm).

1992 – De Corpo e Alma – Simone Guedes

Na trama que falava sobre troca de crianças e transplantes Vera Holtz interpretou Simone Guedes uma das personagens principais.

1993 – Fera Ferida – Querubina Praxedes de Menezes

Uma das novelas de maior sucesso da Rede Globo teve Vera Holtz no papel de Querubina Praxedes de Menezes. A trama girava em torno da vingança de Raimundo Flamel que na verdade se chamava Feliciane Junior e era interpretado por Edson Celulari.

1995 – A Próxima Vítima – Quitéria Quarta-Feira (Quitéria Bezerra)

Num dos papéis de maior destaque da sua carreira Vera interpretou Quitéria Quarta-Feira ou Quitéria Bezerra que dizia ser professora no bairro em que morava, mas que na verdade trabalhava se prostituindo numa boate. A grande polêmica da personagem era que ela se prostituía por que acreditava ter vocação para isso. 

1997 – Por Amor – Sirléia Pereira

Na história de Manuel Carlos a grande questão era “o que você faria por amor?”. O papel de Vera Holtz nessa trama foi o de Sirléia Pereira.

1999 – Chiquinha Gonzaga – Dona Ló

Vera Holtz participou da minissérie Chiquinha Gonzaga na qual interpretou Dona Ló. A trama contava a trajetória de Chiquinha Gonzaga interpretada por Gabriela Duarte e posteriormente por sua mãe Regina Duarte.

2000 – A Muralha – Mãe Cândida Olinto

Outra minissérie que faz parte do currículo de Vera Holtz é “A Muralha” de 2000. Na história Vera era Mãe Cândida Olinto que aguardava a chegada da pretendente de seu filho e além de ambientar a jovem recém-chegada de Portugal interpretada por Leandra Leal precisa entrar numa batalha contra os índios e resolver uma intensa crise familiar com Isabel (Alessandra Negrini) grávida do filho compromissado.

2000 – Uga Uga – Santa Karabastos

A novela girava em torno do personagem de Lima Duarte, Nikos Karabastos, irmão da terrível Santa Karabastos. Nikos está em busca do neto criado como índio nas selvas, mas nem se dá conta que corre um grande perigo podendo ser assassinado pelo malvada irmã Santa a qualquer momento por causa da sua herança. 

2002 – Desejos de Mulher – Bárbara Toledo

A personagem de Vera é Bárbara Toledo a editora da revista de moda Estilo Mulher, o filho dela DJ Nicolau (Daniel Del Sarto) se apaixona pela aspirante a modelo Gabriela (Mel Lisboa), porém, a história é um triângulo amoroso uma vez que o rapaz também tem uma história com Letícia (Regiane Alves).

2003 – Mulheres Apaixonadas – Santana Gergelim Gurgel

Uma das personagens mais importantes da carreira de Vera Holtz, Santana Gergelim Gurgel, era uma professora que sofria com o alcoolismo. Na trama a professora tentou muitas vezes largar o vício, mas acabava tendo recaídas se tornando motivo de chacota e preocupação dos colegas e alunos.

2005 – Belíssima – Ornela Sabattini

A personagem Ornela Sabattini foi um dos papéis mais diferentes que Vera já fez. A socialite e melhor amiga da vilã Bia Falcão (Fernanda Montenegro), Ornela, é obcecada com a aparência e deseja aparentar ser mais jovem do que é. Outro ponto marcante é que ela gosta de se relacionar com homens bem mais jovens chegando a ter um caso com Mateus Güney (Cauã Reymond).

2007 – Paraíso Tropical – Marion Novaes

Uma prometer decadente e que não mede esforços para se dar bem junto com o filho mais velho Olavo (Wagner Moura), Marion faz diversas maldades ao longo da trama. O outro filho de Marion é totalmente ignorado e tripudiado pela mãe por que ela diz que ele é filho do motorista, porém, no último capítulo o descobre-se que o personagem de Bruno Gagliasso era filho do homem mais rico da novela.

2008 – Três Irmãs – Violeta Áquila

Violeta é a grande vilã da história sempre aprontando contra a família das três irmãs protagonistas. A personagem ensaia uma virada de caráter quando resolve assumir que é a mãe biológica de Suzana (Carolina Dieckmann) uma das três irmãs. 

2010 – Passione – Maria Candelária Lobato (Candê)

A feirante e mãe de Frederico Lobato, o malvado Fred interpretado por Reynaldo Gianecchini guarda muitos segredos que são revelados ao longo da trama. A personagem emocionou ao adotar um menino de rua.

2012 – Mãe Lucinda – Avenida Brasil

Conhecida como Mãe Lucinda a personagem cuida das crianças que vivem no lixão inclusive de Nina (Débora Falabella) que resolve se vingar de Carminha (Adriana Esteves) que é mãe do neto de Lucinda, Jorginho (Cauã Reymond) que também viveu no lixão quando criança.

2013 – Saramandaia – Dona Redonda

Uma mulher que não para de comer e que com 250 kg pode explodir a qualquer instante. 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Atrizes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *