Dele Alli História de Vida

Dele Alli

Bamidele Jermaine Alli é o nome do mais conhecido como Dele Alli, nascido em 11 de abril de 1996, na cidade de Milton Keynes, cidade de tamanho médio, com uma população que era de 255.000 pessoas em 2013, segundo o site oficial da cidade. A cidade está situada no condado de Buckinghamshire, sudeste da Inglaterra e a 80 km de Londres.

Alli é um jogador de meio-campo do Tottenham Hotspur, chamado no futebol de Delstroyer, ele é uma grande aposta do time Inglês que faz parte da Premier League ou em português, Primeira Liga Inglesa que é a categoria mais alta do campeonato inglês onde jogam os melhores times do país, equivalente a classe A do campeonato brasileiro. Uma curiosidade é que Dele cresceu como um fã do Liverpool, tendo Steven Gerrard como seu herói.

Carreira no Futebol

O primeiro time de futebol que participou, aos 11 anos, foi a categoria juvenil do Milton Keynes Dons, clube de sua cidade que compete pela terceira divisão do campeonato inglês e sua estreia oficial foi durante a Copa da Inglaterra. Aos 18 anos, em fevereiro de 2015, foi contratado pelo seu atual time o Tottenham por 5 milhões de libras, aproximadamente 24 milhões de reais.

Sua primeira convocação para jogar na seleção inglesa oficial foi em outubro de 2015, antes já havia jogado pela seleção sub-17 e sub-18, mas em 2015 inaugurou a camisa na seleção principal, competindo durante os jogos de classificação dos times à Eurocopa do ano seguinte, 2016. Sua estreia na seleção foi no dia 9 de outubro de 2016, aos 19 anos, em uma partida contra a Estônia, tendo a Inglaterra vencido por 2 a 0. Seu bom desempenho lhe rendeu a convocação oficial para a Eurocopa 2016, jogou três das quatro partidas que o time inglês enfrentou, tendo o time chegado até as oitavas de final daquele ano.

Nos anos que se seguiram foi um importante jogador e destaque no futebol inglês, esse ritmo lhe trouxe benefícios como ser convocado para sua primeira copa do mundo FIFA, copa de 2018 sediada na Rússia, onde foi o segundo jogador mais jovem a marcar gols pela selação em copas do mundo.

Ao longo de sua ainda jovem carreira recebeu algumas premiações, a mais importante delas foi a de futebolista inglês do ano pela Professional Footballers Association (PFA) ou Associação de Futebolistas Profissionais, nas temporadas de 2015-2016 e 2016-2017. Além disso, já marcou mais de 70 gols desde de sua estreia no futebol profissional em 2012, aos 16 anos. Quanto ao seu estilo de jogo é considerado um dos melhores meio campistas de sua geração, tem bons resultados também quando joga na posição de segundo atacante, é um jogador considerado rápido e habilidoso em se livrar da marcação dentro da área.

Vida Pessoal

A vida pessoal de Dele Alli é digna de um filme, com várias reviravoltas desde a sua infância. Nasceu em uma cidade de tamanho média na Inglaterra, no entanto possui descendência Nigeriana. Sua mãe Denise AlLi é britânica e seu pai Kehinde Kenny Alli é um empresário multimilionário, filho de um rei da segunda maior etnia da Nigéria, o que faz de Dele Alli neto de um rei e príncipe em seu país, na tribo Yoruba.

A população Yoruba habita a África Ocidental, tem um número de membros estimado em 44 milhões de pessoas, a maior parte desses indivíduos está dentro da Nigéria, mas a etnia estende-se por outros países como Benin, Gana, Costa do Marfim, Costa Leoa e Gambia.

A Nigéria foi uma colônia britânica nos séculos 19 e 20 e é livre desde a década de 60. Após sua independência sofreu com períodos de guerras civis, por este motivo, houve por muito tempo uma alternância no poder entre democracias e ditaduras militares. É o país mais populoso da África e até hoje sofre com certa instabilidade no governo, ameaçada por rebeliões de grupos extremistas, como o radical islâmico Boko Haram, o que influencia para o seu baixo IDH (índice de desenvolvimento humano).

Quanto ao governo da Nigéria, este não seria comandado por Alli pois apesar das tribos, dos reis e príncipes o sistema político nigeriano funciona em forma de república federativa, com o poder executivo sendo exercido pelo presidente, com a colaboração de um senado e uma câmara de deputados. Neste modelo o papel da realeza das diferentes etnias seria uma espécie de aconselhamento, elas de fato têm participação informal nas decisões nacionais e seus membros possuem privilégios políticos.

Seus pais se separam quando ainda era um bebe na Inglaterra, mas segundo as leis do país inglês, sua guarda foi concedida inteiramente à sua mãe, com seu pai fazendo visitas regulares em dias agendados. No entanto, teve uma infância difícil pois sua mãe sofria de problemas com o alcoolismo, enquanto seu pai estava sempre a viajar a negócios.

Infância e Juventude

Aos 8 anos Delle foi a Nigéria pela primeira vez, onde aprendeu a cultura Yoruba e a importância das roupas tradicionais e dos costumes. Morou na Nigéria por alguns meses com seu pai, na cidade de Lagos, onde frequentava uma escola internacional, que custava cerca de vinte mil libras esterlinas por ano, ou cerca de noventa e seis mil reais anuais. Após esse período, devido a decisão de Kenny, o pai, em expandir seus negócios para os Estados Unidos, os dois mudaram-se para o novo país, mais especificamente para a cidade de Houston, no Texas.

Algum tempo depois da mudança, seu pai tomou a decisão de se casar com uma mulher, a qual Dele não se sentia confortável, no entanto Dele compareceu à cerimônia que aconteceu em Lagos, Nigéria. Mas depois destes eventos a tensão entre pai, filho e madrasta foi crescendo cada vez mais, então Dele ainda criança, disse que gostaria de voltar ao Reino Unido e poder dedicar-se novamente ao esporte, mais especificamente ao futebol, que sempre gostou e fez parte de sua vida. Quando retornou à casa de sua mãe, esta já estava em profunda dependência ao álcool.

Isso foi determinante para Dele ter uma tendência de envolvimento nas ruas, segundo ele, as ruas ofereciam um suporte que não recebia de sua família. Mas devido a sua vontade de jogar futebol, abandonou as más influencias para dedicar-se exclusivamente ao esporte. Sua mãe Denise, esta que por diversas vezes teve que ser internada em clinicas de reabilitação, enfrentou diversos problemas para criar os filhos. A convivência com a família biológica não deu certo e aos 13 anos foi morar com os pais de um amigo que jogava com ele no time Milton Keynes Dons, time que entrou aos 11 anos, seu primeiro clube de futebol. A família com quem morou era família de sobrenome Hickford, pais de Harry seu colega.

Desdobramentos Familiares

Após sua ascensão e consequente fama sua mãe falou à imprensa inglesa que não possuia condições psicológicas e financeiras de criar o filho no período de sua adolescência pois tinha mais três outros filhos para cuidar, filhos de outros pais, e disse ainda que acreditava que o Alli teria mais chances de chegar ao sucesso morando com outra família, em outra casa, experienciando outra rotina.

Denise Alli ainda disse que seu problema com álcool foi outro fator determinante para entregar seu filho a outra família, após visitas do conselho tutelar ela diz que tinha medo de perder o filho para a justiça ou para o crime, como outros garotos do bairro que se envolveram em atividades ilícitas. As palavras de Denise em entrevista ao jornal The Sun foram: “Quando ele partiu, não houve lágrimas, apenas um sentimento de alívio, porque eu sabia que ele estaria fora das ruas e em segurança. O Dele me disse: ‘Estou bem, mãe. Não se preocupa comigo’. Me abraçou. Foi difícil, mas ele estava feliz, e eu estava feliz”. Ela demonstra um sentimento de angustia quando relembra que o filho foi criado por outra família, mas esse sentimento se mistura a sensação de dever cumprido, visto que foi o melhor que poderia ter feito por Dele.

Segundo amigos próximos a Dele Alli, ele ainda mantém o distanciamento do pai que vem de muitos anos, o ápice da tensão entre os dois foi no período de sua adolescência, além disso, fontes próximas dizem que Alli o culpa em partes pelo problemas de sua mãe. O meio campista considera em grande parte como sua família, os Hickford que o acolheram quando mais novo, no entanto ajuda a mãe e os irmãos financeiramente, mas chama os pais do seu amigo Harry de pais adotivos, embora legalmente a adoção nunca ocorreu de fato.

Seus problemas com seu pai foram tão sérios que deixou de usar nas suas camisas, nos times em que joga, Tottenham e seleção inglesa, o sobrenome Alli, usa apenas Dele. Em entrevista a um jornal britânico, Dele disse que foi uma decisão muito discutida em sua família e gostaria que o nome em sua camisa representasse quem ele é, o sobrenome Alli foi removido pois não sente conexão com esta linha familiar.

Na Nigéria é visto como um príncipe, no entanto parte da população se ressente com Alli, pois acreditam que ele abandonou suas origens. Houve um episódio durante um amistoso entre Inglaterra e Nigéria, em 2018, onde foi muito criticado no estádio e nas redes sociais pelos nigerianos, que gostariam que ele voltasse ao país para tomar seu posto na linha sucessória. Apesar de Alli renunciar às suas origens e privilégios de sua posição real, ainda assim a Federação Nigeriana de Futebol tentou convencê-lo de jogar pela sua seleção, Dele Alli recusou.

Dele Alli Jogando

Dele Alli Jogando

Alguns podem dizer que certos contratempos que enfrenta nos jogos, como discussões ou brigas podem ser consequências de sua infância conturbada e traumas que são causados nesse tipo de criação, no entanto Dele conseguiu transcender seus problemas, transformando as complicações a qual foi exposto em sucesso, focando em seu talento e treinando para ser o melhor.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Esportistas

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *