Quando falamos em pintor não podemos deixar de citar Alfredo Volpi que foi um grande pintor ítalo-brasileiro relacionado ao modernismo e que era muito bem aceito pelos críticos e também pelas pessoas. Nasceu no dia quatorze de abril do ano de 1896 na cidade de Lucca na Itália e foi visto como um dos pintores mais importantes da época do modernismo. Veio morar com toda a sua família no Brasil exatamente na cidade de São Paulo. Entre suas obras que marcaram muito as características são bandeirinhas e os casarios. Certamente ele não foi mais uma das Celebridades no Futebol, mas é uma pessoa muito querida, tanto por brasileiros como Mônica Carvalho quanto por internacionais como Taylor Kitsch, tudo graças a suas obras.
Iniciou na pintura no ano de 1911 e fazia muitos murais para decoração. Depois desses trabalhos com murais começou a aplicar óleo em madeira e foi um trabalho de grande sucesso do pintor que estava apenas no inicio de sua jornada. Era um pintor que adorava cores e fazia de suas idéias coisas magníficas através de muitas formas. Suas pinturas tinham um impacto visual perfeito e fascinava as pessoas que olhavam. Quando se juntou com Aldir Mendes de Souza e também com Arcangelo Ianelli formou um grande trio que acabou virando um livro escrito por Alberto Beuttenmüller que se chamou 3 Coloristas e foi lançado e publicado no ano de 1989.
Alfredo Volpi era bem trabalhador e fez também pinturas de residências fazendo grandes trabalhos em paredes de muitas casas paulistas como uma parte de decoração da cassa. Era um trabalho bem artístico e que agradou muito a muitas pessoas na época. Quando completou quarenta e oito anos ele fez sua belíssima exposição individual e que também foi a primeira de uma série. No ano de 1950 passou para o estagio do abstracionismo geométrico e com isso deu como exemplos mastros de festas juninas e também bandeiras. Recebeu um grande premio e que o deixou maravilhado que foi o de melhor pintor nacional dado pela Bienal de São Paulo e isso foi no ano de 1953 na segunda bienal. No ano de 1956 mais um grande passo em sua vida que foi a exposição de arte concreta que participou pela primeira vez.
O grande pintor Alfredo Volpi também fez parte do grande grupo chamado “Grupo Santa Helena”. Esse grupo ficava em um palacete situado na Praça da Sé na cidade de São Paulo. Neste grupo participavam pintores como: Raphael Galvez, Aldo Bonadei, Fúlvio Penacchi, Clóvis Graciano, Mário Zanini e muitos outros maravilhosos pintores da época. O maravilhoso pintor faleceu no ano de 1988 na cidade onde morava que era São Paulo e com isso o Brasil perde um profissional muito competente e com idéias maravilhosas para a pintura brasileira. Suas obras vão ficar na memória para sempre e com isso ele será lembrado por todos como um grande pintor ítalo-brasileiro. No mundo dos Famosos temos diversas pessoas que merecem destaque, como é o caso também de Mahatma Gandhi e Charles Chaplin, todos sempre contribuindo para a história e cultura do mundo.
a reportagem é muito grande com uma letra super pequena que nem dá para ler entao fica ruim podem aumentar? huaxhuaxhuax’
amei porque tudo é pequeno
Olá Bruu,
Para a letra ficar maior, basta teclar Ctrl+”+”, é configuração do navegador.
Att.
Muito bom adorei esse site =)
amei a reportagem, mais as obras deveriam ser mais detalhadas, nome, tamanho e esse tipo de coisa!
=^.^= ameiii
amo as suas obras volpi mas bote o titilo
vc e um artista de mao cheia amei a arara
adorei ter feito essa pesquisa sobre alfredo volpi, e ainda ter encontrado aqui no yahoo……
o yahooo é, sempre foi, e sempre seráo meu saite de pesquisas…
bjks…….
ameiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii
ficou lindo as pinturas !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!1
mui to legal;)
eu adorava o volpi ele era um grande artista e eu adimirei muito o seu trabalho
Amei Mutio legal =)
eu gostei não é a quela coisa mas é legal
eu odiei porque não tem nada falando das obras
A obra Arara não é de Volpi, mas de Anita Malfati.