Danny DeVito

Ator, diretor e produtor, Danny DeVito nasceu e recebeu o nome de Daniel DeVito Michael Jr., em 17 de novembro de 1944, em Neptune, no estado americano de Nova Jersey. Ele foi criado por sua mãe, Julia, e seu pai, Danny, um pequeno empresário que tinha uma empresa de serviço de limpeza a seco, uma lanchonete, distribuidora de laticínios e um salão de bilhar.

Danny, desde cedo, demonstrava querer seguir a carreira artística. Na escola, ele sempre fazia de tudo para participar de apresentações artísticas e se destacava por seu talento nato.

O fato de ser bastante baixo foi um obstáculo para ele, principalmente na juventude, DeVito sonhava em ser mais alto. As maiores dificuldades em relação à altura era não conseguir danças com as meninas e também porque os valentões da escola se aproveitavam para agredi-lo.

Embora ele tenha começado a atuar no colégio, quando se formou, em 1962, ele não considerou seguir na carreira de ator. Ele afirma que não tinha certeza do que eu queria fazer quando saiu da escola. Foi, então, que sua irmã o chamou para trabalhar com ela em seu salão de beleza. Danny aceitou porque viu ali a oportunidade de estar rodeado de mulheres.

Início da Carreira de Ator

Depois de 1 ano e meio trabalhando no salão de beleza da irmã, e sem conseguir conquistar nem ao menos uma mulher, ele decidiu mudar de profissão. Começou a ter aulas de maquiagem na Academia Americana de Artes Dramáticas, em Nova York.

Os candidatos precisavam apresentar um monólogo para entrar em qualquer um dos cursos da escola e, depois de o seu monólogo ter recebido um feedback positivo, DeVito decidiu ter aulas de teatro também. Ele rapidamente percebeu que atuar era sua verdadeira vocação.

Ele se formou na Academia Americana em 1966, e trabalhou brevemente em um teatro de Waterford, em Connecticut, onde ele conheceu e fez amizade com o ator Michael Douglas. Nesta época, ele leu A Sangue Frio, de Truman Capote. Depois de ver um anúncio para testes em Hollywood para a produção de uma versão cinematográfica do livro, ele se mudou para Los Angeles.

DeVito não conseguiu um papel no filme, e nem em qualquer outra coisa no início de sua carreira. Ele começou a buscar outros tipos de trabalho, que fazia para conseguir se manter na cidade. Ele logo se mudou de volta para Nova York, onde conseguiu participações em peças off-Broadway, nome dado às produções menores realizadas na cidade.

Trilhando o Caminho do Sucesso

Em 1971, Danny DeVito conseguiu um papel de destaque em uma produção off-Broadway, chamada “Um Estranho no Ninho”. Esse papel rendeu frutos 4 anos depois, quando Michael Douglas produziu uma versão cinematográfica da peça e convidou DeVito para reviver seu papel no cinema. Muito elogiado pelos críticos, “Um Estranho no Ninho” ganhou os cinco principais Oscars (melhor filme, melhor ator, melhor atriz, melhor diretor e melhor roteiro) em 1976. Obviamente, o destaque do filme levou DeVito a um novo patamar em sua carreira e foi o início do seu sucesso.

Em 1978, ele fez um teste para uma nova série da NBC chamada Taxi. Antes de iniciar o teste, DeVito jogou o roteiro em cima da mesa e perguntou: “Uma coisa que eu quero saber antes de começar: Quem escreveu essa merda”. Esta demonstração de humor rendeu a ele o papel do personagem Louie DePalma. A série ficou no ar por 5 anos, de 1978 a 1983, e rendeu a ele um prêmio Emmy de melhor ator coadjuvante em 1981.

Consolidação da Carreira

Danny DeVito passou a estrelar dezenas de filmes ao longo dos anos 80, dos anos 90 e 2000. Ele apareceu, ao lado de Jack Nicholson, no filme de 1983 “Laços de Ternura” e co-estrelou com Arnold Schwarzenegger, a comédia de 1988, “Irmãos Gêmeos”.

Em 1992, o ator ganhou elogios por sua atuação como a Pinguim, o vilão vingativo de “Batman: O Retorno”. Outros trabalhos no cinema incluem “Tudo Por Uma Esmeralda” (1984), “Por Favor, Matem Minha Mulher” (1986), “Jogue a Mamãe do Trem” (1987), “A Guerra dos Roses” (1989), “Los Angeles – Cidade Proibida” (1997) e “Peixe Grande e Suas Histórias Maravilhosas” (2003). DeVito voltou à televisão em 2005, estrelando a série de sucesso do FX “Nunca Chove em Filadélfia”.

Além de seu trabalho em “Nunca Chove em Filadélfia”, Danny DeVito fez vários outros filmes. Ele apareceu com Michael Douglas e Susan Sarandon no drama “Eterno Solteirão” (2009), e na comédia romântica “Quando em Roma” (2010) com Kristen Bell e Josh Duhamel. Em 2012, DeVito dublou o personagem título no filme de animação “O Lorax: Em Busca da Trúfula Perdida”, baseado no popular livro de Dr. Seuss.

Trabalhos Como Diretor e Produtor

Além de atuar, Danny DeVito também tem um sucesso considerável como diretor e produtor. Ele dirigiu vários episódios da série “Taxi” e fez sua estreia como diretor com a comédia de humor negro “Jogue a Mamãe do Trem”, na qual ele também co-estrelou ao lado de Billy Crystal. Ele já dirigiu alguns outros longas-metragens e tem a sua própria produtora, a Jersey Films, que já trabalhou com produções de destaque, como: “ Pulp Fiction” (1994), “Erin Brockovich” (2000) e “Be Cool – O Outro Nome do Jogo” (2005).

Ao longo de mais de três décadas em Hollywood como ator, diretor e produtor, Danny DeVito conheceu o lado bom e o lado mau de Hollywood. Para ele, Hollywood é uma selva que está cheia de areia movediça, parasitas e animais comedores de carne. Ele afirma que fazer um filme não é um passeio no parque. Cada filme é como navegar em um terreno traiçoeiro.

No entanto, apesar de todas as dificuldades, ele DeVito conseguiu aprender a lidar com a crueldade presente no negócio do cinema. Para ele, lutar e ganhar é extremamente prazeroso e o cinema é o melhor tipo de negócio para se trabalhar no mundo.

Vida Pessoal

Em 1970 ele começou a namorar a atriz Rhea Perlman. Os dois foram morar juntos duas semanas após o início do namoro e se casaram em 1982. Eles tiveram três filhos, Lucy, Gracie e Jake. Em outubro de 2012, anunciaram que estavam se separando, depois de mais de três décadas juntos. Em 2013, meses após a separação, o casal resolveu reatar o casamento e estão juntos novamente.

Muito conhecido por seu trabalho no cinema, Danny DeVito tem uma carreira muito interessante, já que ele é ator, comediante e até mesmo diretor/produtor. O nome completo dele é Michael Daniel DeVito Jr. e a data de nascimento é dia 17 de novembro de 1944.

Como produtor ele participou dos seguintes filmes: Pulp Fiction, Get Shorty, Gattaca, Garden State e Erin Brockovich, sendo que neste último ele foi indicado ao Oscar de Melhor Filme.

Seu primeiro papel no cinema como ator foi “Fred Mancuso” no filme “Lady Liberty” em 1971, um ano após sua carreira começar oficialmente. Girl Walks Into a Bar foi o seu último trabalho até o momento, filme no qual ele faz o papel de Aldo. Confira logo a seguir uma galeria de fotos de Danny DeVito:

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Atores

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *