Heath Ledger

Heath Ledger nasceu no dia 4 de abril de 1979, em Perth, na Austrália. Seu papel de estreia foi no filme “10 Coisas Que Eu Odeio em Você”, em que contracenou ao lado de Julia Stiles.

O ator recebeu um Oscar e um Globo de Ouro por seu papel em “O Segredo de Brokeback Mountain”, em que interpretou um cowboy homossexual. Em 2008, depois de terminar as filmagens de “Batman: O Cavaleiro das Trevas”, Ledger morreu após uma overdose acidental de remédios. Ele recebeu um Oscar póstumo de Melhor Ator por sua performance como o Coringa. Ledger tinha uma filha com a atriz Michelle Williams.

Infância de Heath Ledger

O ator era filho de Sally Ledger Bell, uma professora de francês, e de Kim Ledger, um especialista em mineração e piloto de corrida. Ele e sua irmã, Katherine, receberam estes nomes por causa dos dois personagens principais de “O Morro dos Ventos Uivantes”.

Ele também tinha duas meias-irmãs: Ashleigh Bell e Olivia Ledger, ambos nasceram do segundo casamento de seus pais. Mas era com Katharine que ele tinha uma relação mais próxima. Aliás, foi ela quem o incentivou a seguir a carreira de ator.

Quando ainda era criança, Ledger encontrou uma grande paixão, que era jogar xadrez. Quando tinha apenas 10 anos de diade, ele ganhou o “Júnior Chess Championship” da Austrália Ocidental. Foi nessa época que o seu interesse em se tornar um artista de teatro começou. Seu primeiro personagem foi Peter Pan em uma produção da escola em que estudava.

Entretanto, no momento em que Ledger estava feliz com tantas coisas boas acontecendo em sua vida, seus pais começaram a se desentender. Quando ele tinha 11 anos de idade seus pais acabaram se divorciando 1.

Ele viu nas artes uma válvula de escape para esta fase tão complicada e começou a buscar mais papéis em produções da escola. Tanto empenho fez com que ele conseguisse uma participação em um filme, chamado “Clowning Around”, e, mais tarde, apareceu na série de TV “Ship To Shore”.

O Início em Hollywood

Aos 16 anos, Ledger viajou para Sydney para ir em busca de novos trabalhos na carreira de ator com seu amigo Trevor DiCarlo. Ele teve vários papéis pequenos na televisão, e sua estreia no cinema aconteceu em 1997, no drama “Terror na Ilha”. Isso o levou a conseguir o papel de protagonista na série “Roar”, com uma história de fantasia medival. A série foi indicada a vários prêmios e expôs Ledger para o público americano e executivos da Fox. Por insistência da então namorada Liza Zane (que também participou da série,) Heath procurou um agente americano e foi morar com ela em Los Angeles, aos 19 anos de idade.

Em 1999, ele finalmente conseguiu um trabalho de alcance internacional no filme “10 Coisas Que Eu Odeio em Você”. O filme foi um sucesso entre o público mais jovem. Apesar de sua pouca idade e relativa inexperiência, ele foi logo conquistando seu espaço entre a elite de Hollywood e começou a ser chamado para os principais papéis em filmes de sucesso.

Mel Gibson o escalou para atuar ao lado de seu filho Gabriel Martin em “O Patriota” (2000). Ele também participou da produção de baixo orçamento Monster (2000), atuando ao lado de Billy Bob Thorton. O papel em “Coração de Cavaleiro” (2001) mostrou as um novo lado de Ledger. Sua exposição nesses filmes, juntamente com a sua crescente reputação como um playboy de Hollywood, o levou a aparecer na lista da revista People das “50 Pessoas Mais Bonitas” de 2001.

O Sucesso em Brokeback Mountain

Ele trabalhou em muitos filmes independentes até o ano de 2005, quando ele foi parar, mais uma vez, no centro das atenções com a sua participação em um dos filmes mais controversos até o momento. Ledger recebeu prêmios de “Melhor Ator de 2005” do New York Film Critics Circle e do San Francisco Film Critics Circle por sua atuação em “O Segredo de Brokeback Mountain”.

No filme, Ledger interpreta o cowboy Ennis Del Mar, que tem um longo caso de amor com o aspirante a peão de rodeio Jack Twist, interpretado por Jake Gyllenhaal. Ele também recebeu uma indicação ao Globo de Ouro de Melhor Ator Dramático, e uma indicação ao Oscar de Melhor Ator, tornando-lo, aos 26 anos, o nono candidato mais jovem a um Oscar de Melhor Ator.

Foi no set de Brokeback Mountain que Ledger conheceu a atriz Michelle Williams. Os dois começaram um relacionamento e sua filha (Matilda Rose) nasceu em 28 de outubro de 2005, em Nova York. O ator Jake Gyllenhaal é padrinho da menina.

Problemas com paparazzi na Austrália fizeram com que o ator vendesse sua residência em Bronte, em Nova Gales do Sul. Ele, então, se mudou para os Estados Unidos, onde dividiu um apartamento com Michelle no bairro do Brooklyn, de 2005 a 2007. Em setembro de 2007, o pai de Williams, Larry William , confirmou ao Daily Telegraph de Sydney que o casal tinha terminado seu relacionamento.

A Morte Trágica de Heath Ledger

Em 22 de janeiro de 2008, Ledger foi encontrado inconsciente em sua cama por sua governanta, Teresa Solomon, e sua massagista, Diana Wolozin, em seu apartamento no bairro do SoHo, em Manhattan. De acordo com relatórios da polícia, Diana usou o celular de Ledger para chamar a amiga do ator Mary-Kate Olsen para pedir ajuda.

Técnicos de emergência médica chegaram ao apartamento em apenas 3 minutos, mas não conseguiram reanimá-lo. Pouco tempo depois da chegada da equipe médica, Ledger foi declarado morto e seu corpo foi removido do apartamento.

O ator havia declarado ao The New York Times em novembro de 2007 que ele estava tomando Ambien, um medicamento de prescrição usado para o tratamento a curto prazo da insônia. Ele falou sobre a dificuldade que estava tendo para interpretar o Coringa em “Batman: O Cavaleiro das Trevas” (2008), um personagem que ele descreveu como um assassino e palhaço psicopata esquizofrênico. Na época das filmagens estava dormindo cerca de duas horas por noite, o que o levou a buscar a medicação.

Heath Andrew Ledger, nascido em 4 de abril de 1979 e morto em 22 de janeiro de 2008, foi ator australiano de cinema e televisão. Após realizar papéis na televisão e cinema australiano na década de 1990, Ledger mudou-se para os Estados Unidos em 1998 para desenvolver a sua carreira cinematográfica.

Seu trabalho abrangeu dezenove filmes, incluindo “10 Coisas que eu odeio em você” (1999), “O Patriota” (2000), “A Última Ceia” (2001), “Um Conto do Cavaleiro” (2001), “O Segredo de Brokeback Mountain” (2005) e “Batman – O Cavaleiro das Trevas” (2008). Além de sua atuação, produziu e dirigiu videoclipes e aspirava ser um diretor de cinema.

Ledger foi indicado e ganhou prêmios por sua interpretação de Coringa em “O Cavaleiro das Trevas”, incluindo o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante, Melhor Ator Prêmio Internacional, em 2008, pela Australian Film Institute Awards, para os quais ele se tornou o primeiro ator a ganhar um prêmio póstumo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Atores

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *